McLaren revela o primeiro hiperesportivo da marca, o Speedtail e seus 1.050 cavalos
O modelo GT é o mais rápido da montadora britânica e custa a ‘bagatela’ de 1,75 milhão de libras
A McLaren revela mais um super carro. O modelo da vez é o Speedtail, o primeiro Hyper-GT da marca, como a própria aponta. Com apenas 106 unidades previstas, o hiperesportivo é o mais rápido da história da montadora britânica e um dos mais caros também.
Na Inglaterra ele custará a bagatela de 1,75 milhão de libras, algo próximo a R$ 10 milhões de reais, na conversão direta e sem qualquer imposto inserido. Mesmo com o alto valor cobrado, todos os 106 modelos já foram encomendados.
O conjunto mecânico conta com um V8 biturbo com um elétrico que, juntos, geram 1.050 cavalos de potência. Com isso, o hiperesportivo é capaz de alcançar a mítica barreira dos 250mph, ou 403km/h. Os dados são tão impressionantes, que a marca não divulgou o zero a 100km/h, mas sim o zero a 300km/h, que é de surreais 12,8 segundos.
Como o McLaren mais potente e aerodinâmico da história, o Speedtail pôde exceder o recorde de velocidade de 243mph do lendário McLaren F1. Segundo a marca, um feito possível graças a intensa colaboração entre as equipes de design e engenharia da britânica, para oferecer uma mistura inigualável de aerodinâmica, trem de força e dinâmica.
Para reduzir o peso ao máximo, a carroceria do Speedtail é toda em fibra de carbono, a suspensão — que é ativa — é em alumínio e os freios em carbono e cerâmica. Além disso, o cockpit em forma de lágrima otimiza a eficiência aerodinâmica de arrasto do esportivo.
No modo Velocity, o conjunto mecânico é otimizado para o padrão de corridas de alta velocidade. Ele adapta o ângulo do spoiler traseiro ativos. Além disso, as câmeras digitais de visão traseira podem ser recolhidas para melhorar ainda mais o arrasto. O chassi também pode ser rebaixado em 35mm, deixando o ponto mais alto do veículo a apenas 1.120mm de altura.
Fora do comum
A McLaren promete que estar ao volante do Speedtail será uma experiência sensacional — podemos dizer que será, no mínimo, curiosa — e diferente da de qualquer outro veículo. O motivo principal é fácil de saber e, não, não são os 1.050 cavalos sob o capô.
O motorista fica posicionado centralmente no cockpit, podendo levar mais dois passageiros, posicionados um pouco para trás e lado a lado com o condutor. Há espaço para bagagem no nariz e na cauda do veículo e um conjunto de malas personalizado estará disponível para todos os proprietários, as peças seguem o padrão de acabamento interno do Speedtail.
O para-brisa se curva para cima para se tornar parte do teto, encontrando uma vigia envidraçada acima da cabeça do motorista e a parte superior envidraçada das portas diédricas. Segundo a marca, a sensação de espaço continua com luzes traseiras que se estendem para trás dos assentos até quase nivelar com o eixo.
À frente do motorista está um sistema de controle de última geração, com telas de alta definição e sensíveis ao toque que abrangem o painel e removem quase todos os botões e interruptores. Os controles para dar partida no motor, ativar o Active Dynamics Panel e o modo Velocity estão em painéis acima da cabeça do motorista, no melhor estilo de aviões.