Nata da engenharia

Koenigsegg Jesko Absolut, o modelo mais poderoso da marca de supercarros

O superesportivo tem o incrível coeficiente aerodinâmico de míseros 0,278Cd

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Koenigsegg Jesko Absolut. Fotos: Koenigsegg.

Em 2019, a Koenigsegg apresentou ao mundo seu mais novo supercarro, o Jesko, batizado em homenagem ao pai do criador da montadora. Em março passado, a sueca anunciou uma nova variação do modelo, a Absolut, nada menos que o veículo mais poderoso da história da marca. 

O Jesko Absolut é o Koenigsegg mais rápido já feito. Após a divulgação do novo modelo, a marca afirmou que nunca mais se empenhará em fazer um carro de produção em série com foco na velocidade final. Além disso, os abonados clientes poderão escolher entre o Jesko Absolut e a versão mais voltada para pistas.

O Jesko Absolut é o modelo mais poderoso da Koenigsegg.

Segunda a marca, cada elemento de superfície do Jesko Absolut foi construído propositadamente para reduzir o arrasto ou a turbulência ao redor do carro, aumentando a estabilidade em alta velocidade. Embora tão poderoso, o Absolut é uma interpretação mais contínua e furtiva do Jesko, seu irmão focado em pistas.

O supercarro tem um valor de coeficiente de arrasto aerodinâmico de apenas 0,278Cd. O baixo arrasto em combinação com uma área frontal de 1.880mm2 em combinação com um nível de potência mínimo de 1.600 cavalos, tornam o Jesko Absolut destinado a atingir velocidades mais altas e extraordinárias do que qualquer Koenigsegg ou outro veículo totalmente homologado antes dele.

O superesportivo tem coeficiente de arrasto aerodinâmico de apenas 0,278Cd.

Ao contrário de outros superesportivos, o Jesko Absolut não conta com um spoiler enorme, o que dá ao modelo uma aparência mais elegante. As duas aletas que substituem o spoiler traseiro se inspiram nos caças F-15, que vêm equipados com estabilizadores verticais duplos semelhantes e icônicos.

As duas aletas gêmeas em pé dão ao Koenigsegg a capacidade de limpar o fluxo de ar na traseira, o que estabiliza o Absolut em altas velocidades e, surpreendentemente, também reduz o arrasto total. Até o corpo principal do modelo lembra a fuselagem de um caça, com seu capô traseiro alongado.

Motor traseiro central gera absurdos 1.600 cavalos.

O supercarro utiliza um motor V8 biturbo de insanos 1.600 cavalos (quando funcionando com combustível E85) equipado com um virabrequim de 180 graus que permite um limite de rotação de 8.500rpm. 

O motor é conectado ao sistema Light Speed ​​Transmission (LST) de nove marchas desenvolvido e produzido pela Koenigsegg, que permite trocas de marcha praticamente em tempo zero de qualquer marcha para qualquer outra, independentemente de quantas marchas são omitidas.

Ele utiliza um sistema batizado de Ultimate Power On Demand (UPOD), uma tecnologia preditiva de mudança de marcha que garante potência instantânea e prolífica e sempre disponível na marcha correta para aceleração máxima.

O visual foi inspirado nos caças F-15.

O Jesko Absolut tem um capô traseiro estendido, rodas traseiras cobertas, altura de rodagem reduzida, persianas de roda dianteira removidas e duto de ar fechado do capô dianteiro, em comparação com o Jesko focado na pista. 

Todos esses ajustes são feitos para reduzir o arrasto e a força descendente, resultando em estabilidade em super alta velocidade, downforce modesta e amigável com os pneus e um coeficiente de arrasto muito baixo de apenas 0,278Cd.

O superesportivo não tem spoiler traseiro.

Dado que a suspensão dianteira é mais compacta do que Jesko focado na pista e que a barreira de ar do capô dianteiro é removida a fim de reduzir a força descendente e arrasto. Como a força descendente é menor, a suspensão poderia ser um pouco mais macia, o que torna, segundo a marca, o Absolut divertido e complacente em uma pista de corrida e verdadeiramente confortável e compatível com as ruas.

Além disso, ambas as versões do Jesko são capazes de atingir uma relação peso/potência de “um para um”. Não só em relação ao peso, o que o Koenigsegg One: 1 foi o primeiro carro de produção do mundo a atingir, mas também com o tanque cheio de combustível, bagagem e duas pessoas a bordo. 

Koenigsegg Jesko Absolut.
Koenigsegg Jesko Absolut.
Koenigsegg Jesko Absolut.
Koenigsegg Jesko Absolut.
Koenigsegg Jesko Absolut.
Koenigsegg Jesko Absolut. Fotos: Koenigsegg.
Koenigsegg Jesko Absolut.
Koenigsegg Jesko Absolut.
Koenigsegg Jesko Absolut.
Koenigsegg Jesko Absolut.

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