Kawasaki apresenta linha 2021 de suas motocicletas de 650cc, a Z e a Ninja
Renovada, a linha 2021 das motocicletas chega em novembro no mercado brasileiro
A Kawasaki apresenta a linha 2021 das suas motocicletas de 650 cilindradas, a naked Z e a esportiva Ninja. Completamente renovadas, as motos intermediárias da japonesa chegam ao mercado brasileiro em novembro por R$ 37.490 e R$ 39.990, respectivamente.
Ambas utilizam o mesmo motor, um dois cilindros paralelos 650cc de 68 cavalos a 8.000rpm e 6.7kgfm de torque a 6.500rpm. Segundo a marca, o duplo controle de válvulas do acelerador oferece aceleração linear e suaviza as respostas do punho direito. Os freios ABS contam com discos de 300mm na dianteira e 220mm na traseira.
O conjunto mecânico das motocicletas ainda contam com transmissão de seis velocidades com embreagem assistida e deslizante, injeção eletrônica de corpo duplo, balança estilo asa de gaivota e amortecedor ajustável com curso de 130mm na traseira e garfo telescópico com 125mm de curso na dianteira.
Ambas são equipadas com pneus Dunlop Sportmax Roadsport 2 que, de acordo com a japonesa, elevam a aderência e a leveza nas mudanças de direção, medindo 120x70x17 na dianteira e 160x60x17 na traseira. Os manetes de freio e embreagem são ajustáveis em até cinco níveis, com isso, é possível personalizar as motos a maneira do piloto.
Outro item compartilhado pelas duas é o novíssimo painel de instrumentos, totalmente digital, utilizando uma tela de TFT de 4,3 polegadas, com possibilidade de escolha de duas cores de fundo (branca e preta) e quatro níveis de luminosidade e conexão bluetooth.
Com isso, segundo a Kawasaki, informações como velocímetro e conta giros digitais, indicador de marcha, shift light, nível de combustível, hodômetros total e dois parciais, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média, relógio, temperatura do líquido de arrefecimento, voltagem da bateria, lembretes de manutenção e de troca de óleo, notificação de e-mail e chamadas do smartphone são mais fáceis de visualizar.
É possível também conectar o smartphone a motocicleta e, por meio do aplicativo Rideology The App, ter informações similares à telemetria das motos de competição, ideal para quem gosta de fazer track days. Por ele, é possível rever as condições de velocidade, RPM e marcha, de acordo com o ponto do percurso, tudo em um gráfico, além dos dados de aceleração, frenagem e força G.
A última similaridade entre as duas fica pela altura do banco em relação ao solo. São apenas 790mm de altura e um ligeiro estreitamento na junção do tanque com o assento para, de acordo com a japonesa, um perfeito encaixe das pernas.
O que diferencia a Ninja da Z é justamente o design. Enquanto a primeira foca no visual das susperbikes, bastante carenada no melhor estilo da família Ninja, a segunda vai para o lado das nakeds, com pouquíssima carenagem.
A Z650 conta com acabamento refinado e linhas minimalistas. O chassi exposto e visual musculoso revela o estilo da naked. Os assentos contam com novo estofamento, mais espesso e confortável segundo a Kawasaki, as poucas carenagens laterais acompanham toda a traseira e oferece mais suporte para o garupa, com maior área de apoio para a lombar do piloto.
A marca afirma que a posição de pilotagem da Z650 é confortável, com braços relaxados e controle ao alcance das mãos. O guidão proporciona ergonomia e uma postura equilibrada de pilotagem para muitos quilômetros sem cansar. O painel fica centralizado sobre a mesa e oferece boa visualização das informações.
Já a Ninja 650 e seu visual de superbike de ponta a ponta, reflete a inspiração nos modelos superesportivos da marca, priorizando a performance e conforto além de incorporar outras características da família, como a bolha mais baixa e ligeiramente inclinada, para melhorar a proteção contra o vento.
Além disso, a carenagem fixada por presilhas suaviza a parte externa e visível, o que garante um visual limpo, deixando os parafusos para as áreas que necessitam de mais resistência no conjunto.
Integradas à carenagem na parte dianteira, as luzes indicadoras de direção e os retrovisores retráteis tornam o visual mais enxuto e agressivo. A fim de proporcionar leveza e conforto na pilotagem, somente manetes e punhos de comando estão fixados ao guidão.
O assento do garupa da Ninja foi melhorado com adição de espuma mais volumosa e firme, que oferece mais conforto para encarar longas distâncias, assim como o banco do piloto, que conta com maior área para apoio da lombar. As bordas estendidas da carenagem traseira oferecem apoio extra para as pernas.