V8 4x4

Jeep apresenta Wrangler Rubicon 392, o mais poderoso da história do utilitário

O lendário SUV 4x4 conta com um poderoso motor V8 6.4 de 470 cavalos

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Jeep Wrangler Rubicon 392. Fotos: Jeep.

A Jeep eleva a capacidade off-road do Wrangler a níveis inimagináveis. A marca apresenta o Rubicon 392, com um poderoso motor V8 6.4 e 392 polegadas cúbicas (daí o nome da versão) de impressionantes 470 cavalos e insanos 65kgfm de torque, aliado ao consagrado sistema 4×4 do jipão americano. 

Acoplado a uma transmissão automática TorqueFlite de oito velocidades e a uma caixa de transferência permanente, o propulsor impulsiona o Wrangler Rubicon 392 de zero a 60mph (96km/h) em 4,5 segundos e permite que ele percorra um quarto de milha (400 metros) em 13 segundos. 

O poderoso motor gera 470 cavalos.

Fora do asfalto, a poderosa mecânica do 392 se complementa com eixos Dana 44 para trabalho pesado, raio da transmissão de 3,73, bloqueio do conversor de torque, kit de elevação de 50mm e pneus de série de 33 polegadas com rodas de 17 polegadas com beadlock. 

O resultado é o Jeep Wrangler mais capaz da história, graças aos seus 260mm de altura livre do solo, uma articulação da suspensão e manobrabilidade melhoradas, ângulos de aproximação, central e de saída de 44,5°, 22,6° e 37,5°, respectivamente.

O 392 é o Wrangler mais capaz de todos os tempos.

A incorporação de um motor de 6.4 litros marca a volta de um V8 à linha Wrangler como opção de fábrica após 40 anos de ausência. Essencial para o rendimento na estrada e fora dela, cerca de 75% do pico do torque está disponível a baixar rotações. 

O motor V8 utiliza um bloco de cilindros em ferro fundido e cabeçotes de alumínio, apoiado por um coletor de admissão ativo, distribuição de válvulas variável, duas velas de ignição por cilindro, válvulas de escape com enchimento de sódio, válvulas de entrada e injetores de óleo para a refrigeração do pistão. O propulsor também conta com cárter de vazão traseiro, alternador de montagem alto e coletores de escape de fluxo livre.

O jipão fica ainda mais bruto nesse nova versão.

Quando a carga de trabalho é leve, por exemplo, circulando à velocidade de cruzeiro pela rodovia, a tecnologia para a economia de combustível com desativação de cilindros permite passar de forma imperceptível a um modo econômico de funcionamento com apenas quatro cilindros ativos dos oito disponíveis.

Um sistema de escape ativo duplo de série fornece ainda um som estimulante e inconfundível. O sistema é ativado automaticamente, abrindo as válvulas de escape em cargas de trabalho existentes com o objetivo de reduzir a contrapressão dos gases de escape. O motorista também pode ativar o sistema apertando um botão. O escapamento com tubo duplo tem um acabamento de pontas quádruplas.

Sistema off-road para ajudar o motorista em qualquer situação.

O conjunto mecânico do Wrangler Rubicon transmite a força para as quatro rodas em todo momento. Seu coração é uma caixa de transferência ativa de duas velocidades Selec-Trac com uma relação redutora de 2.72:1 e quatro modos de direção selecionáveis: 4WD Auto, 4WD High, Neutral e 4WD Low. 

Trata-se de uma caixa permanente de funcionamento intuitivo que permite ao motorista inserir o modo adequado e esquecer, enquanto a força é entregue constantemente aos pneus dianteiros e traseiros. A caixa SelecTrac também permite rebocar o jipão, caso seja necessário.

Capacidade de subir pedras e de acelerar como poucos.

Na direção off-road, o Rubicon 392 proporciona a lendária capacidade que tornou a Jeep conhecida graças aos seguintes sistemas Off-Road Plus e Control Selec-Speed. O Off-Road Plus, com modos para direção sobre areia (Sand) e sobre pedras (Rock), funciona pressionando o botão, quando são maximizadas as capacidades de tração do Wrangler. 

Os modos se ajustam ao acelerador, aos pontos de câmbio da transmissão e ao controle de tração para um rendimento máximo, seja em grandes velocidades sobre terreno arenoso ou baixa velocidade sobre pedras. O modo Off-road Plus também oferece aos motoristas a possibilidade de bloquear os eixos traseiros em altas velocidades em modo “4WD High”.

Zero a 96km/h (60mph) em apenas 4,5 segundos.

Já o Control Selec-Speed gerencia a velocidade no modo “4WD Low” na direção off-road sem a necessidade de acionar o acelerador ou o freio. Este sistema é ativado através de um botão no painel de instrumentos e pode ser ajustado em velocidades entre 2 e 8km/h, simplesmente usando o seletor do câmbio eletrônico Range Select.

Segundo a marca, ele domina as descidas em baixa velocidade graças ao freio com motor, ao bloqueio revisado do conversor do torque e à uma relação de transmissão de 48:1, o que permite gerenciar a velocidade sem que seja necessário que o motorista pise no pedal do freio.

Pneus de série de 33 polegadas com rodas de 17 polegadas.

O Rubicon 392 mantém o design original do Wrangler com elementos estéticos atrevidos, mas funcionais, com uma larga estampa e com seu reconhecido painel trapezoidal. O kit de elevação de fábrica de 50mm realça a sua personalidade e a sua presença.

O jipe incorpora vários detalhes na cor bronze para destacar que se trata do Wrangler mais poderoso da história, como no emblema “Rubicon” no capô, nas capas dos ganchos de reboque dianteiros e traseiros e no contorno do emblema “Fox Schocks” dos amortecedores.

Capô herdado da Gladiator Mojave.

Proveniente do Gladiator Mojave, o capô elevado em 40mm lhe dá uma aparência agressiva e sua entrada de ar funcional lhe proporciona tanto ar para refrigerar o motor quanto maior capacidade de carga. Ele conta também com um emblema “392” nas laterais para lembrar de que se trata do motor com maior cilindrada já oferecido em um Wrangler. 

No interior, ele apresenta uma costura original em bronze que contrasta com a tapeçaria de couro preto dominante. Os assentos também leva o logo Rubicon 392 integrado. Para se ajustar às especificações do novo motor, o quadro de relógios recebe uma nova numeração e novo design. 

Interior em couro com detalhes em bronze.

O sistema Uconnect é projetado em uma tela touch de série de 8,4 polegadas e conta com páginas Off-Road da Jeep, que permitem ao condutor monitorar a oscilação, o balanceamento, a altitude, as coordenadas GPS e a distribuição da força, entre outras informações.

Além disso, o Rubicon 392 inclui diversos elementos de série premium que, normalmente, são opcionais na gama Wrangler, como interior em couro, conjunto de infoentretenimento, banco de interruptores elétrico, teto e painel de instrumentos na cor da carroceria, conjunto de defesas de aço, faróis em LED e acesso remoto por proximidade.

O Wrangler Rubicon 392 chega ao mercado norte-americano no primeiro trimestre de 2021. Não existe previsão se ele virá para o Brasil.

Jeep Wrangler Rubicon 392.
Jeep Wrangler Rubicon 392.
Jeep Wrangler Rubicon 392. Fotos: Jeep.
Jeep Wrangler Rubicon 392.
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Jeep Wrangler Rubicon 392.
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Jeep Wrangler Rubicon 392.
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