Esportivo renascido

Jaguar ‘revive’ o clássico C-Type no programa Continuation da montadora

O esportivo, lançado em 1951, foi responsável pela primeira vitória da marca nas 24h de Le Mans

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Jaguar-C-Type Continuation. Fotos: Jaguar.

Há 70 anos, a Jaguar criava um veículo para buscar o primeiro título de uma das competições mais importantes do automobilismo mundial, as 24 Horas de Le Mans, na França. O modelo, baseado no XK-120C, foi batizado de C-Type e acabou levando a competição em 1951 e 1953 e abriu caminho para outros três títulos da marca na década de 1950. 

Para comemorar o 70º aniversário do icônico esportivo, a Jaguar Classic — divisão responsável por “reviver” modelos da marca — apresenta o C-Type Continuation, em uma edição limitada, construída à mão na fábrica de Coventry, Inglaterra, da Jaguar Classic Works.

O novo modelo é exatamente igual ao lançado em 1951.

Segundo a montadora, o programa de Continuação do C-Type permitirá que os entusiastas históricos do automobilismo comprem um novo exemplar, construído de fábrica do último modelo de 1953 com freio a disco, direto da Jaguar, pela primeira vez.

O C-Type, que foi fabricado originalmente entre 1951 e 1953, era famoso por sua forma excepcionalmente fluida criada pelo designer, aerodinamicista e artista Malcolm Sayer.

O esportivo leva até duas pessoas.

A partir de 1952, o esportivo inglês foi pioneiro na adoção de tecnologia inovadora de freio a disco no automobilismo, com um sistema revolucionário desenvolvido pela Jaguar e Dunlop conquistando a primeira vitória de um carro com freio a disco com Stirling Moss no Grande Prêmio de Reims na França e conquistando o Milhas Mille Miglia na Itália.

Na segunda vitória em Le Mans, o C-Type apresentou outra inovação em freios a disco, e também teve sucesso nas mãos de proprietários privados, o que contribuiu para a Jaguar terminar como vice-campeã no primeiro Campeonato Mundial de Carros Esportivos.

Este é o quarto modelo clássico “revivido” pela Jaguar.

Dos 53 Jaguar C-Types construídos na década de 1950, 43 foram vendidos a proprietários privados, mas a especificação do tipo C de produção foi limitada a carros com freio a tambor com dois carburadores SU e 200bhp, no estilo dos carros de 1951.

De acordo com a marca, oito novos C-type Continuation serão construídos antes de um evento de celebração inspirado em corridas para seus proprietários em 2022. Cada exemplar refletirá a especificação do carro de equipe vencedor de Le Mans em 1953, incluindo motor de seis cilindros em linha e 3.4 litros com triplo Carburadores Weber 40DCO3 para 223 cavalos e freios a disco.

Toda instrumentação é igual ao modelo clássico.

Com a experiência adquirida nos programas anteriores da Jaguar Classic Continuation para Lightweight E-Type, XKSS e D-Type, os engenheiros da montadora consultaram os arquivos da empresa e dados de varredura com referência cruzada retirados de um C-Type original para recriar o esportivo mais autêntico possível.

Acesso exclusivo aos desenhos de engenharia originais e registros da empresa criados pela equipe de desenvolvimento do C-Type original garantem que as especificações autênticas de 1953 sejam mantidas com precisão.

Jaguar-C-Type Continuation.

O esportivo poderá contar com sistema de retenção de chicote aprovado pela FIA ou proteção contra capotamento. Com isso, o C-Type Continuation não será apenas para exibição, mas terá elegibilidade para uso em corridas históricas, em pistas e em estradas fechadas.

Jaguar-C-Type Continuation.
Jaguar-C-Type Continuation.
Jaguar-C-Type Continuation.
Jaguar-C-Type Continuation.
Jaguar-C-Type Continuation.
Jaguar-C-Type Continuation. Fotos: Jaguar.
Jaguar-C-Type Continuation.
Jaguar-C-Type Continuation.

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