Década de ajuda

Instituto Renault comemora 10 anos de serviços prestados à sociedade

Mais de 755 mil pessoas já foram beneficiadas pelos projetos da instituição

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Instituto Renault comemora 10 anos. Fotos: Renault.

O Instituto Renault, responsável pelas ações de responsabilidade socioambiental da Renault no Brasil, celebra de 10 anos de atuação. Criado em 14 de setembro de 2010, a instituição tem o propósito de contribuir de forma positiva na sociedade, transformando potenciais em possibilidades reais de progresso para pessoas e comunidades. 

A instituição atua por meio da educação, do desenvolvimento social e da sustentabilidade ambiental, realizando movimentos para diminuir distâncias e promover transformações na sociedade, principalmente na região da fábrica, em São José dos Pinhais, na grande Curitiba (PR). 

“Mais do que desenvolver, fabricar e comercializar veículos, a Renault está consciente do seu papel na construção de uma sociedade mais humana, mais justa e mais sustentável. Estamos muito felizes com tudo o que o Instituto construiu até aqui e seguiremos atuando para gerar renda, estimular o empreendedorismo social e a educação”, explica Ricardo Gondo, presidente do Instituto Renault e da Renault do Brasil.

Ao longo de uma década, o Instituto já beneficiou mais de 755 mil pessoas em dois eixos principais: inclusão e mobilidade sustentável. Em seu site oficial, o Instituto Renault disponibiliza conteúdos sobre todos os projetos desenvolvidos pela instituição. 

“Cada iniciativa que desenvolvemos por meio do Instituto Renault carrega o desejo de transformação. Ficamos muito felizes em completar 10 anos de atuação. Esse marco só nos motiva ainda mais para continuar transformando a vida de milhares de pessoas”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de comunicação da Renault do Brasil.

Os projetos 

Entre os diversos projetos, está a distribuição de alimentos.

Por meio de ações planejadas, centradas no progresso das pessoas e da comunidade, o Instituto Renault promove o desenvolvimento social por meio de três principais projetos: Associação Borda Viva, Geração Futuro e Renault Experience.

Um dos principais focos do Instituto é o desenvolvimento da Borda do Campo, bairro localizado no entorno do Complexo Ayrton Senna e o mais populoso de São José dos Pinhais, região que a marca escolheu para sediar sua fábrica no Brasil há mais de 20 anos. 

São 18 mil moradores, sendo 74% deles vivendo abaixo da linha da pobreza, ou seja, com menos de R$ 89 por pessoa em cada família. Estes dados são do Mapa Social da Borda do Campo, relatório que mede o nível de desenvolvimento do território. A partir dos resultados, o Instituto pautou os futuros investimentos e projetos na comunidade.

Entre os projetos, estão o CMEI Árvore dos Sapatos e CMEI Borda Viva: locais que funcionam como creches e centro de educação infantil com gestão realizada pelo município. Atendem 210 crianças por dia com idade de até seis anos. Além do Lar Mãe Maria, que abriga 55 crianças e adolescentes e da própria Associação dos Moradores do Bairro Borda do Campo.

A Borda Viva vende produtos até na França.

A Associação Borda Viva (um dos primeiros e principais parceiros sociais do Instituto) é uma organização sem fins lucrativos que atua desde 2002 no desenvolvimento social, segurança alimentar para crianças e no empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda. 

Para promover a segurança alimentar, crianças cadastradas em idade escolar e que vivem em situação de vulnerabilidade social, recebem diariamente refeições preparadas pelas mulheres da comunidade. Ao todo são 37,2 mil refeições servidas por ano.

A associação também conta com a Casa da Costura, lançada em 2010, que tem como objetivo formar mulheres na área da costura e modelagem, além de bordados e estampagem, utilizando, na sua maioria, aparas e sobras de materiais da indústria automobilística, como cintos de segurança e tecidos automotivos.

Os produtos produzidos pela Casa da Costura já são vendidos em concessionárias da França em três cidades, além do ateliê da Renault na Champs-Élysées. Neste ano, as peças também passaram a ser comercializadas nas concessionárias do Brasil e pelo site da Boutique Renault.       

“Eu sou um exemplo do poder de transformação desse projeto, iniciei sendo mãe assistida e hoje sou presidente da Associação Borda Viva. Tenho muito orgulho do que somos capazes de fazer hoje, com uma gestão transparente e qualificada. Meu sonho era gerar renda para as mulheres, mas jamais imaginei que nossos produtos chegariam até a França”, relata Rose Santos, presidente da Associação Borda Viva.

Caique Ferreira na primeira colação do Geração Futuro.

Por fim, o Geração Futuro, programa que consiste em um curso de formação que visa a qualificação e capacitação para o mercado de trabalho de jovens da comunidade da Borda do Campo, também conta com o apoio do Instituto Renault.  

O curso gratuito de formação profissional é direcionado para jovens estudantes entre 15 a 24 anos que estejam cursando ou que tenham concluído o Ensino Médio e inclui conceitos administrativos com aulas práticas de informática, regras de negócio, comportamento e cidadania, além de comunicação e cálculo matemático.     

No total, 120 jovens serão qualificados durante o período de um ano e meio, divididos em turmas de 40 alunos por semestre. Dos 40 da primeira turma que concluíram o curso no ano passado, 18 já foram contratados e estão trabalhando.

“Participar do programa foi uma experiência incrível. Ter a oportunidade de estudar e conhecer ferramentas de trabalho que eu nunca havia tido contato foi importante para o meu desenvolvimento. Além dos conhecimentos em administração e finanças, também aprendi muito sobre empatia pelo próximo, trabalho em equipe e resiliência”, conta Douglas de Oliveira, aluno da primeira turma do Geração Futuro e colaborador da Renault.  

Desde 2016 a montadora acelera startups.

Outro programa apoiado pelo Instituto é o Renault Experience (RX), que tem como objetivo estimular o empreendedorismo e a inovação entre universitários de todo o país na busca por soluções que facilitem o dia a dia da sociedade. Criado em 2008, antes mesmo do Instituto, o Experience visa levar a Renault para dentro das universidades.

O RX já passou por duas reformulações. A primeira em 2012 quando adotou o formato de resolução de problemas e passou a levar desafios para os estudantes nas áreas de Engenharia, Comunicação e Design. A segunda 2016, com a adoção do sistema de startups. 

Atualmente o desafio é dividido em três categorias: Soluções de Mobilidade, Negócios Sociais e Desafio Twizy. Desde o início do modelo de startups já participaram do desafio mais de 42 mil estudantes, representando cerca de 500 universidades de 25 estados brasileiros.

Com duração de um ano, cada edição contém três fases, sendo as duas primeiras realizadas em ambiente online. Durante todo o processo, os participantes recebem a mentoria de profissionais da Renault e do mercado.

“A participação no RX foi o pontapé inicial da nossa jornada empreendedora. Eu estava no finalzinho da faculdade de engenharia mecânica, com boas propostas de emprego em grandes empresas, mas o programa tirou da gaveta e tornou palpável aquele velho sonho de empreender. Passamos por uma longa trilha de aprendizagem e fomos uma das 3 startups selecionadas entre mais de 400 inscritas”, conta Victor Cavalcanti, membro da Infleet, startup acelerada pelo Renault Experience em 2016.

Mobilidade sustentável

Oito cidades contam com o “Trânsito e eu”.

No eixo de Mobilidade Sustentável, o principal projeto desenvolvido pelo Instituto é “O Trânsito e Eu”, focado na educação para a segurança no trânsito de crianças, diretamente ligado à atividade da Renault. A iniciativa tem o objetivo de contribuir para melhorar a realidade do trânsito no Brasil.

O programa está presente de forma permanente em oito municípios do país: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Paraná, Pelotas (RS), São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo. O programa também desenvolve ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Cerca de 200 mil crianças de quatro mil escolas pelo Brasil já foram impactadas pela iniciativa e mais de cinco mil professores passaram pela formação.

“O programa ‘O Trânsito e Eu’ promove o debate e a reflexão a partir de informações, estudos e pesquisas sobre diferentes situações do transitar humano e das relações sociais existentes. Este processo mostra que educar para o trânsito não é somente formar futuros motoristas, mas sim futuros cidadãos conscientes, empáticos e preocupados com a sociedade em que estão inseridos”, aponta Josiane Inácio Arruda, coordenadora de educação para o trânsito de São José dos Pinhais.          

Cada vez mais o termo ESG (Environmental, Social & Governance ou Ambiental, Social e Governança, em português) tem ganhado força nas organizações e na sociedade. A sigla é utilizada para identificar e medir os investimentos sustentáveis realizados pelas empresas nas três áreas citadas. Com o auxílio do Instituto, a Renault realiza ações em todas as categorias.

Na parte “ambiental” estão os investimentos em carros 100% elétricos, que auxiliam a reduzir a emissão de poluentes e promovem um trânsito mais limpo e silencioso. Na categoria “social” estão os projetos do Instituto Renault voltados para a geração de renda e diminuição das desigualdades sociais.

Já no âmbito “governança”, o Instituto Renault publica anualmente desde 2011, o Relatório de Sustentabilidade da Renault do Brasil, identificando todas as ações ambiental e socialmente responsáveis desenvolvidas pela organização.

Além dos projetos principais nos eixos de Inclusão e Mobilidade, o Instituto Renault apoia diversas outras iniciativas como: AACD, Casa do Zezinho, Universidade Livre para a Eficiência Humana,  e a Associação dos Deficientes Físicos do Paraná.

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