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Horse inicia produção do motor HR13 em São José dos Pinhais (PR)

A planta paranaense recebeu um aporte de R$ 100 milhões para fabricar o propulsor 1.3 turbo de quatro cilindros e 163 cavalos

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Motor Horse HR13.
Horse inicia produção do motor HR13 em São José dos Pinhais (PR) (foto: Horse).

A Horse, joint venture de powertrain das montadoras Renault e Geely, inicia a produção do motor HR13 na planta de São José dos Pinhais, na grande Curitiba, no Paraná. Para fabricar o propulsor, que será um dos principais produtos da unidade brasileira, a marca investiu cerca de R$ 100 milhões. A fábrica terá capacidade de produzir 600 mil caixas de força por ano.

Segundo a empresa, a versão flex fuel do HR13, que é um motor 1.3 turbo de quatro cilindros, foi projetada especificamente para o mercado sul-americano, pode operar com gasolina e etanol e está em conformidade com os padrões de emissões do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (PL8).

“O início da produção do HR13 no Brasil demonstra nosso compromisso em fornecer soluções de engenharia e fabricação adaptadas aos mercados locais. Especificamente criado com capacidade flex fuel, o HR13 é adequado aos OEMs e consumidores brasileiros. A Horse está especialmente comprometida em localizar processos chave de fabricação, como a fundição dos cabeçotes de cilindro dos motores”, afirma Wesley Palma, diretor da fábrica da Horse Brasil.

A unidade de propulsão entrega uma potência máxima de 163 cavalos, o equivalente a 120kW e torque máximo de 25,7kgfm a apenas 1.600rpm. O HR13 conta com um sistema de injeção direta desenvolvido especialmente para o uso de etanol.

Cada cilindro é equipado com injetores de seis furos montados centralmente, operando a 200 bar de pressão, projetados para uma atomização excepcional do combustível, que proporciona potência e torque sem comprometer a eficiência do combustível.

O começo da produção do HR13 se soma ao aumento da capacidade de produção da Horse no Brasil, que já havia sido ampliada com o início da fabricação do motor HR10(o 1.0 turbo e três cilindros), no começo de 2024.

Em 2024, a marca investiu também no processo de fundição por gravidade para produzir cabeçotes de alumínio para os motores HR10 e HR13, além de expandir suas instalações de testes de propulsão e emissões para atender fabricantes terceirizados na região.

“Esta ação reforça nosso compromisso com o mercado brasileiro e com a América do Sul. Nossa mensagem sempre foi clara: não existe uma solução única para a mobilidade global, mas sim soluções sob medida que atendam às necessidades regionais. O HR13 reflete essa filosofia, movido por mais de um combustível de baixo carbono e otimizado para as necessidades do mercado brasileiro”, aponta Patrice Haettel, CEO da Horse.

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