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Horse confirma parceria para fornecer motor à brasileira Lecar

A marca de powertrain do grupo Renault fornecerá 12 mil propulsores 1.0 ‘HR10’ por ano para a montadora com sede no Espírito Santo

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Motor Horse e o Lecar 459 Hybrid.
Horse confirma parceria para fornecer motor à brasileira Lecar (foto: Lecar).

A Horse, fabricante de powertrain do grupo Renault, confirma parceria e o primeiro acordo para produzir motores com tecnologia “Range Extender” para a mais nova montadora brasileira de veículos, a Lecar, fundada pelo empresário capixaba Flávio Figueiredo Assis. O primeiro modelo, o 459 Hybrid, deve ser lançado em 2026.

Inicialmente, a Horse fornecerá 12.000 unidades anuais dos motores “HR10” 1.0 e três cilindros à Lecar. Segundo a marca, há a possibilidade de aumento de volume, conforme a demanda. Os motores HR10 são projetados para operar com gasolina e etanol.

As unidades HR10 servirão como o motor a combustão no powertrain de tecnologia “Range Extender” do 459. Este sistema híbrido é conhecido por EREV. Nele, ao contrário dos modelos tradicionais PHEVs, o motor a combustão nunca aciona diretamente as rodas do carro. Ele fornece carga para a bateria do veículo por meio de um gerador elétrico a bordo.

Segundo as marcas, isso permite que o motor a combustão opere em seu estado de maior eficiência, minimizando o consumo de combustível e as emissões. Quando a bateria está totalmente carregada, o propulsor do EREV é automaticamente desligado.

“Para a Lecar, este acordo permite à marca utilizar o motor HR10 da Horse para um EREV de passageiros, após comprovado sucesso em soluções de Range Extender para veículos comerciais leves. Para a Horse, este é um passo monumental no fornecimento de motores a combustão para Range Extenders para veículos de passageiros. Este acordo sinaliza nosso compromisso com o Brasil, um dos mercados automotivos mais potentes do mundo. Também destaca nosso compromisso com a inovação em EREVs, uma das categorias de veículos que mais cresce globalmente, e a nossa capacidade de apoiar marcas e OEMs no desenvolvimento de veículos elétricos e com motor a combustão”, afirma Matias Giannini, CEO da Horse Powertrain.

Um ponto interessante é que além do uso do motor, a bateria também pode ser carregada de forma semelhante a qualquer outro EV, usando um carregador público ou uma fonte de energia doméstica. Quando utilizado com combustíveis de baixo carbono, como os flex, populares no mercado brasileiro, a pegada de carbono do EREV é comparável a um EV.

O acordo entre as duas marcas ocorre após o desenvolvimento do primeiro protótipo do 459 Hybrid, em agosto, quando a Lecar comprou uma unidade do HR10 para testes e configuração em seu veículo de teste. Além do HR10, o 459 utilizará um gerador elétrico da WEG, parceira de componentes elétricos da Horse para solução “Range Extender”.

“Nossa equipe tem um plano extremamente ambicioso para o Hybrid 459, primeiro EV totalmente brasileiro. A Horse é o parceiro ideal, além de ser um fornecedor de classe mundial, é líder na indústria de motores a combustão e está perfeitamente alinhada com a visão da Lecar de revolucionar o mercado automotivo brasileiro com soluções produzidas localmente”, aponta Flávio Figueiredo Assis, fundador e CEO da Lecar.

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