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Horse amplia produção de motores turbo flex na planta de Curitiba (PR)

Atualmente, a marca de propulsores do grupo Renault fabrica motores flex de três e quatro cilindros para atender o mercado local

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Fábrica de motores Horse em Curitiba.
Horse amplia produção de motores turbo flex na planta de Curitiba (foto: Renault).

Após investir cerca de R$ 100 milhões na planta brasileira, a Horse, marca de propulsores do grupo Renault, inicia a produção do motor turbo flex 1.3, na fábrica de Curitiba, Paraná, da montadora. No mesmo local, ela produz o 1.0 litro desde o início deste ano.

Desenvolvidos para atender às necessidades únicas do mercado sul-americano, os motores oferecem potência, torque, eficiência e baixas emissões e podem operar tanto com gasolina quanto com etanol e são compatíveis com o Proconve L7 (equivalente ao Euro6) e já estão no processo de certificação para os futuros padrões L8.

O motor HR13, de quatro cilindros 1.3, gera 167 cavalos e 27,4kgfm de torque. Já o HR10, o três cilindros 1.0, oferece potência máxima de 123 cavalos e torque de 22,4kgfm.

Segundo a marca, foram mais de 170 mil horas de desenvolvimento dedicadas apenas ao motor 1.0, que é voltado para atender à demanda de mercados sul-americanos. A planta de Curitiba terá capacidade para produzir 500 mil propulsores deste anualmente.

“Estamos, de fato, criando soluções de propulsão sob medida para diferentes mercados ao redor do mundo. Produzir o HR10 e o HR13 no Brasil é um exemplo perfeito de como aproveitamos a expertise local para atender à demanda desse mercado. Com características de condução excepcionais, funcionamento sem falhas com dois tipos de combustível e qualidade comprovada, o HR10 e o HR13 são motores ideais para o mercado brasileiro”, aponta Guillaume Tuffier, diretor de estratégia de propulsão & engenharia avançada da Horse.

De acordo com a montadora, tanto o HR10 quanto o HR13 possuem revestimento Diamond-Like Carbon (DLC), inspirado na Fórmula 1, para as partes móveis da cabeça do cilindro, bem como aneis e pinos dos pistões. Essa tecnologia avançada reduz o atrito, melhorando a eficiência de combustível.

As paredes dos cilindros do bloco de alumínio recebem tratamento chamado BoreSpray Coating (BSC), que permite um aquecimento mais rápido a partir do frio e resulta na redução das emissões e consumo em 1%.

Outras características de economia de combustível incluem tratamento de superfície polimérica para os componentes do virabrequim e sistema Start & Stop equipado com reflex, que pode desligar o motor antes de o veículo parar, para uma eficiência ainda maior.

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