Sedã híbrido

Honda apresenta o primeiro modelo eletrificado da marca no Brasil, o Accord e:HEV

O sedã chega no início do segundo semestre, mas a japonesa não revelou o preço

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Honda Accord Híbrido e:HEV. Fotos: Honda.

No Salão do Automóvel de São Paulo de 2018 a Honda informou que iria lançar três veículos eletrificados no Brasil nos próximos cinco anos. Passado metade deste prazo, a marca acaba de apresentar o Accord e:HEV, o primeiro modelo híbrido da japonesa por aqui. 

O sedã premium deixará de ser ofertado na versão Touring para ser comercializado apenas na híbrida. A Honda não divulgou os preços da nova opção. Olhando para os valores nos Estados Unidos, de onde ele vem, e do atual no Brasil, é possível que ele fique entre algo de R$ 260 mil a R$ 280 mil. É esperar para ver. 

A cabine segue o mesmo padrão da versão anterior.

Com o sistema e:HEV, o Accord utiliza dois motores elétricos que geram 184 cavalos e 32,1kgfm de torque, combinados a um propulsor 2.0 a combustão de 145 cavalos e 17,8kgfm de torque. Como eles atuam em conjunto, não é um sistema híbrido plug-in, a potência total é combinada e não somada, mas a Honda não divulgou esses dados. 

O conjunto mecânico conta com três modos principais de operação, dependendo da situação de condução: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive e Engine Drive. O sistema alterna automaticamente entre eles, buscando a máxima eficiência. O EV é utilizado nos momentos em que o motor a combustão não é eficiente, em condições de baixa velocidade, ou de aceleração suave. 

O sistema híbrido utiliza dois motores elétricos e um a combustão.

Já o Engine faz uma conexão direta do motor a combustão com as rodas, por meio de um sistema de embreagem. Segundo a marca, esse modo é acionado em velocidades mais altas de cruzeiro, quando o propulsor a combustão trabalha em sua faixa de maior eficiência energética. O Hybrid completa o funcionamento do e:HEV e opera entre as outras duas condições. 

Outro diferencial do sistema é a sua interação com o motorista. Uma função chamada seletor de desaceleração foi aplicada ao sistema e:HEV do Accord e permite, por meio dos seletores atrás do volante, controlar o nível de desaceleração do veículo em quatro estágios. Essa função atua especificamente quando o condutor retira o pé do acelerador. 

O Accord é o modelo topo de linha da Honda no Brasil.

O sistema pode ser utilizado como incremento do freio motor quando há um carro à frente, em trechos sinuosos, em uma redução no sinal vermelho ou mesmo em descidas. Com isso, o Accord híbrido consegue alcançar alta eficiência energética com consumo de 17,6km/l na cidade e 17,1km/l na estrada, de acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). 

Como modelo topo de linha da marca no Brasil, o Accord e:HEV conta com uma boa lista de equipamentos. Ele vem com faróis full LED, rodas de 17 polegadas escurecidas, central multimídia com conectividade sem fio com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay, carregador por indução, duas portas USB extra, painel de instrumentos digital, teto solar elétrico, abertura das portas e partida com chave sensorial e ar-condicionado digital e dual zone.

O sistema Sensing passou por atualizações.

Na parte da segurança, o sistema Sensing foi aprimorado. Agora, ele conta também com tecnologia Low Speed Braking Control, que ativa o freio em manobras de baixa velocidade, caso detecte a possibilidade de colisão. Além disso, segundo a marca, o assistente de permanência em faixa e o controle de cruzeiro adaptativo trazem um funcionamento ainda mais preciso.

O Sensing traz também piloto automático adaptativo e sistemas de frenagem para mitigação de colisão, de assistência de faixa e para mitigação de evasão de pista. Ele ainda vem com controles de tração e estabilidade, monitoramento da pressão dos pneus e oito airbags. Outra novidade  é o alerta de uso do banco traseiro, que emite um aviso ao condutor, indicando que algo pode ter sido esquecido no banco de trás. 

Honda Accord Híbrido e:HEV.
Honda Accord Híbrido e:HEV.
Honda Accord Híbrido e:HEV.
Honda Accord Híbrido e:HEV.
Honda Accord Híbrido e:HEV.
Honda Accord Híbrido e:HEV.
Honda Accord Híbrido e:HEV.
Honda Accord Híbrido e:HEV.
Honda Accord Híbrido e:HEV.
Honda Accord Híbrido e:HEV.
Honda Accord Híbrido e:HEV.
Honda Accord Híbrido e:HEV.
Honda Accord Híbrido e:HEV.
Honda Accord Híbrido e:HEV.
Honda Accord Híbrido e:HEV.
Honda Accord Híbrido e:HEV.
Honda Accord Híbrido e:HEV.
Honda Accord Híbrido e:HEV.
Honda Accord Híbrido e:HEV.
Honda Accord Híbrido e:HEV.
Honda Accord Híbrido e:HEV.
Honda Accord Híbrido e:HEV.
Honda Accord Híbrido e:HEV. Fotos: Honda.
Honda Accord Híbrido e:HEV.
Honda Accord Híbrido e:HEV.
Honda Accord Híbrido e:HEV.
Honda Accord Híbrido e:HEV.
Honda Accord Híbrido e:HEV.

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