Para curtir e ouvir

Hoje é dia de Rock, bebê! Curta clipes de estilos variados com carros

No dia do Rock, separamos uma lista de videoclipes com participação de vários veículos

acessibilidade:
Hoje se comemora o Dia Mundial do Rock. Foto: Reprodução/YouTube.

No dia 13 de julho, mais conhecido como esta segunda-feira, é comemorado o “Dia Mundial do Rock”. A data, escolhida em homenagem ao festival Live Aid realizado em 1985 simultaneamente em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, Estados Unidos, é celebrada apenas no Brasil, por incentivo de duas rádios paulistas na década de 1990. 

Mesmo com alguns estudiosos não concordando com a data escolhida, alegando que se fosse definir um “Dia do Rock”, teria que ter alguma relação com o Elvis ou os Beatles, o que importa é que o público brasileiro comprou a ideia das duas rádios e, desde então, roqueiros por todo o país celebram o 13 de julho como o “Dia Mundial do Rock”. 

Como aqui nossa assunto é sempre carro — e outros tipos de veículos que utilizam alguma forma de motor –, separamos uma lista (totalmente aleatória e arbitrária) com 15 clipes de rock com forte presença de automóveis, ou sobre eles. 

Lembrando que a lista não seguiu nenhum padrão científico, apenas o gosto por carros e música por este que vos escreve. Além disso, a ordem de apresentação não segue necessariamente um padrão de “primeiro ao último lugar”. Vamos a lista! E muito rock para todo mundo.

1 → Open Your Eyes — Snow Patrol

Snow Patrol está longe de ser considerada umas das melhores bandas de rock de todos os tempos, mas começamos com eles por terem utilizado cenas do clássico curtametragem C’était un rendez-vous, do diretor Claude Lelouch — que em 1975 colocou um piloto para rodar em alta velocidades pelas ruas de Paris — no clipe da música mais famosa da banda. 

2 → Steve McQueen — Sheryl Crow

Com uma pegada mais country, a norte-americana Sheryl Crow presta homenagem ao grande Steve McQueen, com direitos a cenas do icônico Bullit, focada na perseguição do Ford Mustang GT390 ao Dodge Charge R/T por São Francisco. E, se tem Mustang, tá lista. 

3 → Pretty Fly (For a White Guy) — The Offspring

De quase um country para um punk rock. A primeira música que estourou da banda norte-americana conta a história de um garoto que queria ser de descolado a bordo de um maravilhoso Chevrolet Impala conversível vermelho 1962. 

4 → My Favourite Game “Stone Version” — The Cardigans 

Famoso “não repitam isso em casa”. O clipe da banda sueca chegou a ser banido da MTV britânica por “incentivar direção perigosa”. A poderosa Nina Persson, vocalista da banda, dirige “como uma doida” um Cadillac Eldorado conversível 1974 todos destruído por uma estrada no meio de um deserto, causando diversos acidentes pelo percurso.  

5 → I Disappear — Metallica 

Outra banda icônica em uma missão nada impossível, criar uma música poderosa para o segundo filme da franquia Missão Impossível estrelada por Tom Cruise. Com direito a uma perseguição no melhor estilo Bullit, mas com um Chevrolet Camaro 1967. 

6 → White Limo – Foo Fighters

Mais uma do “não repitam isso em casa crianças”, uma limousine branca, o lendário Lemmy Kilmister do Motörhead e uma das maiores bandas de rock de todos os tempos em uma versão para lá de diferente, bem “acid rock”, com Dave Grohl metendo agudos impressionantes

7 → “American Woman” — Lenny Kravitz 

Uma das melhores interpretações de Lenny Kravitz, a regravação da clássica música da canadense The Guess Who conta com um clipe bem norte-americano. Diversas Harleys e a bela Heather Graham dirigindo um Chevrolet Corvette Stingray 1966 conversível pintado com a bandeira dos Estados Unidos. 

8 → First — Lindsay Lohan

Não, vocês não viram errado, tem Lindsay Lohan em uma lista de rock sim senhor. Em uma versão bem diferente, com uma pegada entre o rock e o country, First é a música oficial do último Herbie: Meu fusca turbinado. Além do famoso fusquinha, o clipe tem uma pegada “Velozes e Furiosos”, claro, com o famoso 53 “botando para quebrar”. 

9 → Stiff Upper Lip — AC/DC

Qualquer lista de rock que se preze tem que ter AC/DC. Nesse clipe, a banda australiana está a bordo de nada menos que um Hummer H1, quando se depara com um tremendo engarrafamento. Com o trânsito parado, só resta uma coisa, mandar um bom e velho Rock’n Roll.

10 → Crazy — Aerosmith

Outra gigante do rock mundial. O clipe, de uma das mais famosa músicas da banda norte-americana, mais parece um filme e fez muito sucesso na saudosa MTV Brasil na década de 1990. Nele, as atrizes Alicia Silverstone e Liv Tyler fogem do colégio e passam o dia rodando a bordo de um Ford Mustang — sempre ele — GT conversível 1988.

11 → Scar Tissue — Red Hot Chilli Peppers 

Roqueiros e conversíveis, uma paixão inexplicável. O clipe remete a uma parte da vida do vocalista Anthony Kiedis, quando ele morou em um carro. A banda, toda machucada, passa quase o vídeo todo a bordo de um Pontiac Catalina conversível 1967 enferrujado. 

12 → Show Me How to Live — Audioslave

O Audioslave é aquele tipo de banda que, se você não conhece, para o que está fazendo e vai escutar. Liderada pelo saudoso Chris Cornell e sua voz impecável, a superbanda passa boa parte do clipe dentro de um Dodge Challenger 1970 fugindo da polícia em uma perseguição alucinada.

13 → Veraneio Vascaína — Capital Inicial

Aqui uma licença ao foco da lista, os clipes. A gravação da banda de rock brasiliense foi feita em um estúdio, mas não poderia ficar de fora por se falar diretamente sobre um carro, no caso um Chevrolet Veraneio, o vascaína remete as cores pretas e brancas utilizadas nas versões de viatura do gigante, e saudoso, utilitário.

14 → O Calhambeque — Roberto Carlos

Se hoje em dia Roberto Carlos é conhecido como “um eterno romântico”, o Rei é um dos responsáveis pela introdução do rock no Brasil, com diversas músicas icônicas. Uma delas é “O Calhambeque”, que não conta com um videoclipe oficial, somente versões de shows e a original de 1964, apenas em áudio. 

15 → Pelados em Santos — Mamonas Assassinas

A meteórica, e curta, carreira da banda santista nos agraciou com um rock ousado e divertido. Dentre as mais famosas músicas está uma que nem é lembrada pelo nome, mas sim por uma parte da letra, que fala de um belo possante, a tal da “Brasília Amarela”. 

Reportar Erro