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Há exatos 125 anos, em Turim, na Itália, nascia a Fiat

Ao contrário da maioria das marcas centenárias, a ‘Fabbrica Italiana Automobili Torino’ foi criada já como uma sociedade anônima

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Fabbrica Italiana Automobili Torino - Fiat, primeiro logo.
Há exatos 125 anos, em Turim, na Itália, nascia a Fiat (fotos: Fiat).

O dia 11 de julho, como esta quinta-feira, para o mundo automotivo, é uma data muito importante desde 1899, ou seja, há 125 anos, quando, no Palazzo Bricherasio em Turim, na Itália, foi criada a “Società Anonima Fabbrica Italiana di Automobili”, depois modificada para “Fabbrica Italiana Automobili Torino”, conhecida simplesmente por Fiat. 

Ao contrário da maioria das marcas centenárias, a maior montadora de automóveis oriunda da Itália nasceu como uma sociedade anônima, sem a pessoalidade de um criador e celebra 125 anos de história e tradição com modelos como o primogênito 4 HP, os ícones S61, S76, Topolino e 500, passando por 127, 147, Panda, Uno, Tempra, Palio até chegar à linha atual.

Cada um desses modelos marcou uma era distinta e contribuiu para a consolidação da montodora no mercado global. A Fiat é uma das marcas automotivas em operação há mais tempo no mundo. Só no Brasil, produziu mais de 18 milhões de veículos, e ao longo dos anos, estabeleceu fortes vínculos no país, se tornando “mezzo brasileira e meio italiana”.

No ano de criação, a marca começou a fabricar o 4 HP, também conhecido como 3,5CV. No início do século XX, aproveitando a febre da velocidade que se espalhava pelo mundo, surgiu o S61, um carro de corrida de dois lugares, em um cenário de intensa emoção esportiva, assim como o S76, conhecido como a “Besta de Turim” e seu motor de 28,5 litros.

Fiat 500 1957.

Fiat 500 em 1957, um dos mais icônicos da italiana.

Nas décadas seguintes, modelos como o Topolino, o 500 e o 600 se tornaram ícones de design e democratizaram o acesso ao automóvel na Europa. Em 1903, a Fiat atravessou as fronteiras do continente europeu e chegou à América, escolhendo a Argentina como primeiro destino de internacionalização.

Com a visão de expandir a marca além da Europa, essa decisão estratégica abriu caminho para que a Fiat se tornasse uma referência na indústria automotiva hermana. No início, vendia modelos importados da Itália, e algumas décadas depois, a marca começou a investir na industrialização no país, inaugurando a primeira planta argentina em 1960.

Fiat 147.

Fiat 147, o primeiro produzido no Brasil.

Na década seguinte a Fiat desembarca no Brasil, que se transformaria no principal mercado da italiana no mundo. Em 1973 foi celebrado um acordo de interesse entre a marca e o governo de Minas Gerais e, em 9 de julho de 1976, foi inaugurada a fábrica da Fiat Automóveis, em Betim, para a produção do 147.

“Mezzo brasileira e meio italiana”, conceito utilizado no rebranding da marca, traduz bem a relação que a Fiat possui com o país. Afinal, o Brasil desempenha um papel fundamental na história da Fiat. Desde a chegada ao país, a marca se tornou parte da cultura e do cotidiano dos brasileiros, sendo responsável por diversos pioneirismos e inovações técnicas.  

Fiat Tempra.

Fiat Tempra, luxo, tecnologia e sofistificaçãos para os anos 1990.

A marca foi precursora na produção nacional em alguns segmentos, como o de picapes e furgões leves. Além disso, a marca foi pioneira em diversos aspectos, tendo o primeiro carro brasileiro com computador de bordo (Prêmio), com motor turbo de fábrica (Uno Turbo), equipado com airbags (Tipo) e com possibilidade de compra pela internet (Brava).

No fim da década de 1970, a Fiat apresentou o 147 álcool, o primeiro carro produzido em série do mundo movido a etanol. O modelo ganhou diversas variações, com sedãs, peruas e furgões, alguns inéditos para a época. Em 1984, um ano depois de surgir na Europa, veio outro ícone, o Uno e seu conceito “pequeno por fora e grande por dentro”. 

Fiat Uno Mille.

Fiat Uno Mille, um ícone nacional.

Seguindo o 147, o novo modelo serviu de base para outros veículos, como o Prêmio, Elba e Fiorino picape e furgão. Nos anos 1990 surgiram o Uno Mille, opção ainda mais acessível do hatch pequeno, o Tempra, sofisticado e primeiro modelo premium da marca no país, o Tipo, primeiro carro médio importado pela marca e outro ícone, o Palio. 

Como 147 e Uno, o Palio teve uma família grande, com a Palio Weekend, Siena e a Strada, que não só é única ainda em produção, como é o modelo mais vendido da marca no Brasil atualmente. Na mesma década, ainda vieram Marea, versões especiais de Siena, Palio e Strada e o Brava. Nos anos 2000 foi a vez de Doblò, Ducato, Stilo, Idea, Punto e Linea.

Fiat Strada.

Fiat Strada, atual modelo mais vendido da marca no Brasil.

Foi na década de 2000 que um outro ícone retornou, o 500. Nos anos 2010 a marca apresenta a nova geração do Uno, que já aposentou, e o primeiro SUV, o Freemont, baseado no Dodge Journey e modelo criado após a fusão com a americana Chrysler, que deu origem ao grupo FCA. No meio da década, veio a grande e atual revolução.

A Fiat lançou a já icônica picape Toro, o pequeno Mobi e os substitutos de Palio e Siena com Argo e Cronos. Na década atual, o rebranding no Brasil foi fortalecido, com a segunda geração da Strada, o elétrico e500, Pulse e Fastback, inclusive nas versões esportivas Abarth, e a caminhonete média Titano. Além disso, o grupo FCA se fundiu com o Peugeot Citroën, dando origem a Stellantis.

Fiat 147.
Fiat 147.
Fabbrica Italiana Automobili Torino - Fiat, primeiro logo.
Há exatos 125 anos, em Turim, na Itália, nascia a Fiat (fotos: Fiat).
Fiat Uno Mille.
Fiat Uno Mille.
Fiat Strada.
Fiat Strada.
Fiat 4 HP.
Fiat 4 HP.
Fiat Fastback.
Fiat Fastback.
Fabricade Lingotto em Turin 1923.
Fabricade Lingotto em Turin 1923.
Fiat Uno Turbo.
Fiat Uno Turbo.
Fiat Tempra.
Fiat Tempra.
Fiat Strada.
Fiat Strada.
Fiat 500 1957.
Fiat 500 1957.

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