• Sobre o DP
  • Fale Conosco
  • Anuncie
domingo, 7 março 2021
No Result
View All Result
Diário do Poder
  • DP
  • COVID-19
  • Cláudio Humberto
  • Opinião
  • Vídeos
  • Política
  • Justiça
  • Dinheiro
  • Brasil
  • Diário Motor
  • DP
  • COVID-19
  • Cláudio Humberto
  • Opinião
  • Vídeos
  • Política
  • Justiça
  • Dinheiro
  • Brasil
  • Diário Motor
Follow @DiariodoPoder
Diário do Poder

Há 90 anos, a BMW apresentava o icônico roadster 3/15 Wartburg

O modelo era uma variação do primeiro veículo produzido pela marca bávara

Geison Guedes Geison Guedes
19/11/2020 às 11:05
0
Há 90 anos, a BMW apresentava o icônico roadster 3/15 Wartburg

BMW 3/15 Wartburg. Fotos: BMW

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no Whatsapp
PUBLICIDADE

Há 90 anos um roadster entrou em cena para fazer companhia ao pequeno BMW 3/15. A novidade logo ingressou no universo das corridas. Mais elegante, leve e rápido, aterrorizou os concorrentes em sua categoria. E não demorou muito para que toda uma geração de amantes de carros sonhasse com um em sua garagem. Estamos falando do BMW 3/15 Wartburg.

Após desfrutar de sucesso inicial com suas motocicletas altamente tecnológicas, a BMW estendeu o foco para as quatro rodas no final dos anos 1920. Esta versatilidade foi ampliada com a aquisição da fábrica de automóveis DIXI, em Eisenach, que possuía maquinários de última geração. 

O Wartburg fez parte de uma série de inovações do 3/15.

O pequeno carro fabricado sob licença na fábrica, um Austin Seven, era repleto de detalhes elegantes e ainda muito adequado para o uso, mas não era exatamente uma novidade. Prontamente, os técnicos e engenheiros da BMW trabalharam projetando o futuro.

NotíciasRelacionadas

Mercede-Benz apresenta novidades na linha Sprinter

Chevrolet anuncia parceria entre o sistema OnStar e a Veloe

Em julho de 1929 chegou ao mercado o BMW 3/15 PS Type DA 2, com sua frente destacando um novo radiador, carroceria mais larga e sem estribos. O resultado foi mais espaço interno. Destacaram-se também upgrades como freios muito mais eficientes e aprimoramentos no quesito conforto.

O pequeno roadster logo caiu nas graças dos amantes das corridas.

Outras novidades mais significativas, porém, só foram integradas à linha em 1930. Além dos modelos sedã e coupé, os clientes passaram a ter como opcionais os conversíveis de dois e quatro lugares, em versões mais simples de turismo ou superluxuosas. O Wartburg (Type DA 3), no entanto, era a cereja do bolo da nova geração.

Tratava-se de um imponente roadster de dois lugares com uma cauda afunilada tipo barco (moda na época), carroceria em liga, para-brisa à prova de estilhaçamento, potência de motor elevada (18 cavalos, 20% mais potente em comparação às demais versões) amortecedores especiais e um eixo dianteiro com centro rebatível proporcionando um centro de gravidade mais baixo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O motor era 20% mais forte que do primeiro modelo.

O conjunto pesava apenas 410 quilos com uma velocidade máxima de 85km/h, cerca de 10km/h mais rápido do que as outras versões. O pequeno BMW logo teve grande sucesso nas corridas da época e contribuiu muito para a reputação singular da capacidade aerodinâmica da marca.

A BMW tinha grandes planos e o prazer de dirigir fez parte deles desde o início. O 3/15 Wartburg era desenhado para um uso muito específico (performance) e foi um sonho distante e inacessível para muitos clientes em potencial. 

Até hoje, é um dos modelos da marca mais cobiçados por colecionadores.

No final das contas, apenas 150 exemplares encontraram garagens para habitar, um pequeno número quando comparado às mais de 25 mil unidades vendidas do DIXI e do 3/15. Até por isso, este é um dos mais raros e cobiçados BMW de todos os tempos.

 

1 do 9
- +

1. BMW 3/15 Wartburg

2. BMW 3/15 Wartburg

3. BMW 3/15 Wartburg. Fotos: BMW

4. BMW 3/15 Wartburg

5. BMW 3/15 Wartburg

6. BMW 3/15 Wartburg

7. BMW 3/15 Wartburg

8. 3/15 Wartburg

9. BMW 3/15 Wartburg.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhe:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
Tags: 3/153/15 WartburgBMWDiário Motoricônicoroadster
PUBLICIDADE
Diário do Poder

Poder, política e bastidores, sem perder o bom humor. Desde 1998.

Siga @DiariodoPoder

EDITORIAS

  • Cláudio Humberto
  • Política
  • Opinião
  • Justiça
  • Dinheiro
  • Brasil e Regiões
  • Exteriores

SEÇÕES

  • Diário Motor
  • Poder em Números
  • Vídeos
  • Imagens
  • Humor
  • Poder sem Pudor
  • Frase do Dia

SOBRE NÓS

  • Anuncie
  • Sobre o DP
  • Equipe
  • Fale Conosco
  • Reportar Erro
  • Política de Privacidade

© 2020 Diário do Poder

No Result
View All Result
  • DP
  • COVID-19
  • Cláudio Humberto
    • Coluna Cláudio Humberto
    • Frase do Dia
    • Poder sem Pudor
  • Opinião
  • Vídeos
  • Política
    • Política
    • Poder em Números
  • Justiça
  • Dinheiro
  • Brasil e Regiões
    • Brasil
    • Alagoas
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Rio de Janeiro
    • São Paulo
  • Exteriores
  • Diário Motor
  • Humor
  • Imagens
  • Sobre o DP
    • Sobre o DP
    • Equipe
    • Princípios Editoriais
    • Código de Ética
    • Política de Correção
    • Política de Privacidade
  • Fale Conosco
    • Fale Conosco
    • Anuncie
    • Reportar Erro

© 2020 Diário do Poder

sponsored