Há 45 anos, a BMW lançava um dos seus maiores ícones, o Série 3
A primeira geração do sedã foi apresentada ao mundo em julho de 1975
Há 45 anos, em julho de 1975, a BMW apresentava ao mundo a primeira geração do Série 3, um dos ícones mais bem sucedidos da montadora bávara. Inovador, o modelo foi produzido até 1983. Desde então, foram sete gerações e o status de um sedã esportivo de excelência.
O design da carroceria do primeiro modelo foi obra de Paul Bracq, chefe de design da BMW entre 1970 e 1974. Ele também criou outros carros icônicos, como o protótipo BMW Turbo que resultou no lendário BMW M1. O design do primeiro Série 3 foi inspirado no Série 5 (1972-1981) e se destacou pela carroceria de duas portas e traseira diferente do padrão adotado na época.
O primeiro Série 3 tinha 4.355mm de comprimento, 1.610mm de largura, 1.380mm de altura e distância entre-eixos de 2.563mm. Ficou claro que uma nova classe havia nascido dentro da BMW: o sedã esportivo compacto.
Em seu lançamento, o Série 3 era equipado com o eficiente motor de quatro cilindros movido a gasolina. Estes propulsores permaneceram em linha até 1987. Eles eram baseados no lendário bloco M 10, o mesmo que levou o piloto Nelson Piquet ao título do Campeonato Mundial de Fórmula 1, em 1983.
A primeira geração do Série 3 foi lançada nas seguintes versões: 316 (com 90 cavalos), 318 (98 cavalos) e 320 (109 cavalos). Todos esses modelos usavam carburadores solex. Se o cliente quisesse mais desempenho, poderia escolher o 320i, que utilizava um novo sistema de injeção responsável por elevar a potência a 125 cv.
Na nomenclatura destes modelos, os dois últimos algarismos representavam a capacidade volumétrica do motor. Por exemplo, o 316 usava um propulsor de 1.6L.
O Série 3 também foi o primeiro veículo deste segmento a incorporar um motor de seis cilindros em linha. Durante o Salão de Frankfurt de 1977, os entusiastas da marca puderam conhecer os novos modelos 320/6 e 323i. Esta data marcou uma longa tradição na BMW: a de sedãs esportivos de alto desempenho com blocos de seis cilindros, utilizada até hoje.
O 323i tinha um propulsor 2.3 movido a injeção, oferecendo uma potência de 143 cavalos. Por outro lado, o 320/6 utilizou o bloco de seis cilindros com dois litros de deslocamento e alimentação de combustível.
Em 1978, novos recursos apareceram na gama de motores. O 316 passou a usar o bloco de 1.8 litro de 90 cavalos, e o 318i lançou um sistema de injeção para que sua potência chegasse em 105 cavalos. Em 1981, o 315 foi introduzido. Era uma versão interessante de acesso à gama que usava um motor 1.6 de 75 cavalos.
Após seis anos de produção, em maio de 1981, saiu da linha de produção a milionésima unidade do Série 3, tornando a gama, até então, a mais vendida da história da montadora alemã.
A segunda geração veio em 1983. Foi nela que a BMW apresentou a versão mais esportiva do Série 3, a M3, lançada em 1987. Desde então, foram muitas variações de carroceria, configurações e motores.
O sedã já teve variação Gran Turismo, Compacta, híbrida, Long Wheelbase, Cabrio, Coupé de duas e quatro portas e Touring. As gerações foram renovadas em 1994, 2002, 2009, 2012 e, por último, em 2019.