Há 25 anos a BMW apresentava o icônico Z3 em um filme do 007
Em 1995, James Bond foi o primeiro ‘piloto’ do BMW Z3 em ‘GoldenEye’
Em 1995, a BMW apresentava o primeiro modelo da marca a ser produzido em uma fábrica fora da Alemanha. O Z3 saia da planta de Spartanburg, nos Estados Unidos, direto para as telonas. O icônico roadster, que teve quase 300 mil unidades fabricadas, foi o “principal parceiro” do agente secreto mais famoso do mundo.
O primeiro condutor do Z3 foi ninguém menos que James Bond, durante o 17° filme da saga 007, “GoldenEye”. A estreia ocorreu em novembro de 1995 e o Z3 foi o fiel companheiro do ator Pierce Brosnan, então intérprete do personagem. Curiosamente, o veículo que aparece no filme encontra-se atualmente no museu da BMW em Munique.
No mesmo ano, para homenagear o eterno agente, uma série limitada do Z3, batizada de James Bond Edition – com apenas 20 unidades –, foi lançada no mercado estadunidense. O sucesso foi tão grande que a produção teve que ser aumentada para 100 carros. No início de 1996, toda a produção anual do Z3 (15 mil unidades) já havia sido comercializada.
A carroceria do Z3 foi projetada por Joji Nagashima, que também criou as linhas do Série 5 e do Série 3. O Z3 continuou a fórmula característica de um BMW Roadster: capô longo, traseira curta, posição de direção mais recuada, quase no eixo traseiro.
O Z3 foi um sucessor digno, em tamanho compacto, do lendário 507 dos anos 1950. O design foi capaz de combinar perfeitamente formas modernas e ousadas com detalhes clássicos como as guelras laterais. Hoje, o design do Z3 é considerado um clássico atemporal e o modelo possui fã-clubes espalhados em todo o mundo.
Quando o Z3 foi lançado, os powertrains disponíveis eram os conhecidos motores de quatro cilindros de 115 e 143 cavalos. Em abril de 1997, chegou o inesquecível motor 2.8 de seis cilindros em linha com 193 cavalos e, além disso, a linha M apresentou o Z3 Roadster M com o motor 3.2 de 321 cavalos. Com este propulsor, igual ao do M3, o Z3 tornou-se um esportivo de alto desempenho.
Em 1999, quase 170 mil unidades do Z3 já haviam sido vendidas e o modelo foi ligeiramente atualizado com uma traseira mais musculosa, novas lanternas traseiras e um farol com aro cromado que lhe conferia uma nova aparência.
Mecanicamente também surgiram novidades como o motor 1.9 de 117 cavalos, ou o seis cilindros 2.0 de 150 cavalos. Além disso, chegou um 2.2 de 170 cavalos de seis cilindros, enquanto o topo da gama foi ocupado pelo 3.0 seis cilindros de 231 cavalos, com versão M de 325 cavalos.
Na história do Z3, é necessário dedicar um capítulo especial à versão Coupé lançada no mercado durante o verão de 1998. Sua traseira, muito especial, tem precedente na BMW com o lendário 328 Sport Coupé com o qual Huschke van Hanstein e Walter Bäumer ganharam a tradicional corrida Mille Miglia em 1940.
Os Z3 Coupé eram comercializados apenas com mecânica de seis cilindros: o Z3 Coupé 2.8i com 193 cavalos, o 3.0 com 231 cavalos e as versões M com 321 e 325 cavalos. Como curiosidade, o Z3 M Coupé foi o Safety Car usado no MotoGP durante a temporada de 2000.
Com esta versão de carroceria do Roadster, há um modelo único muito especial, o Z3 M V12. Esta unidade de motor V12 de 326 cavalos foi construída para testar a capacidade do compartimento do motor do Z3.
A última unidade a ser fabricada na planta de Spartanburg saiu da linha de produção em 28 de junho de 2002 e está em exibição no museu da BMW. Sem dúvida, uma homenagem a um Roadster que ofereceu aos seus condutores todo o prazer de dirigir da BMW.