Parceria

GM e Honda firmam aliança estratégica na América do Norte

As duas marcas compartilharão plataformas de veículos e tecnologias diversas

acessibilidade:
GM e Honda firmam aliança estratégica na América do Norte. Foto: GM.

A General Motors (GM) e a Honda anunciam a assinatura de um memorando de entendimento não vinculativo para o estabelecimento de uma aliança automotiva na América do Norte. A proposta inclui uma gama de veículos a serem vendidos sob as marcas distintas de cada empresa, cooperação em compras, pesquisa e desenvolvimento e serviços conectados.

Sob a aliança proposta, Honda e GM irão colaborar em uma variedade de segmentos na América do Norte, com a intenção de compartilhar plataformas de veículos em comum, incluindo sistemas de propulsão eletrificados e de combustão interna, alinhados com as plataformas de veículos. 

Segundo as duas marcas, as discussões sobre o planejamento de desenvolvimento conjunto começarão imediatamente e o trabalho de engenharia começará no início de 2021.

O anúncio é um avanço a partir do acordo assinado entre as empresas em abril para desenvolver em conjunto dois veículos elétricos totalmente novos para a Honda utilizando a plataforma EV global altamente flexível da GM movida por baterias Ultium. 

A relação GM-Honda começou há mais de duas décadas e inclui a recente colaboração entre as empresas em células de combustível, baterias e o veículo autônomo compartilhado Cruise Origin.

“Esta aliança ajudará as duas empresas a acelerar o investimento em futuras inovações em mobilidade, disponibilizando recursos adicionais. Dado nosso forte histórico de colaboração, as empresas perceberam sinergias significativas no desenvolvimento do portfólio atual de veículos”, disse Mark Reuss, presidente da General Motors.

Ainda de acordo com as montadoras, a aliança alavancará as melhores tecnologias e gerará eficiências de custo substanciais a partir de plataformas de veículos e sistemas de propulsão compartilhados, compras conjuntas, eficiências de fabricação em potencial e outros esforços de colaboração. Isso permitirá que a GM e a Honda façam maiores investimentos em tecnologias avançadas e de próxima geração.

GM e Honda também planejam compartilhar P&D e custos de engenharia para selecionar futuros veículos desenvolvidos conjuntamente e plataformas de propulsão. Isso criará eficiências substanciais e liberará capital, permitindo que ambas empresas atendam às necessidades crescentes de investimento em várias tendências de mobilidade futuras e oportunidades de crescimento adicionais para as marcas distintas de cada empresa.

“Por meio dessa nova aliança com a GM, podemos alcançar eficiências de custo substanciais na América do Norte, o que nos permitirá investir em tecnologia de mobilidade futura, enquanto mantemos nossas próprias ofertas de produtos distintos e competitivos”, aponta Seiji Kuraishi, vice-presidente executivo da Honda Motor. 

A Honda e a GM planejam colaborar em atividades de compras conjuntas para criar mais eficiências de custo, aproveitando a escala, visão e melhores práticas de ambas as empresas. A colaboração em compras será focada na aquisição conjunta de materiais, logística e estratégias de localização.

“Com os pontos fortes de cada empresa e determinando cuidadosamente o que faremos por conta própria e em colaboração, nos esforçaremos para construir uma relação ganha-ganha para criar novo valor para nossos clientes. Desta forma, a Honda continuará fazendo progresso constante na solidificação dos nossos negócios existentes, concretizando produtos fortes, com forte capacidade de fabricação e uma forte estrutura de negócios”, completa Kuraishi.

Para enfrentar este desafio de forma eficiente, a aliança explorara a combinação dos esforços entre as duas empresas relacionadas às áreas de tecnologia avançada, incluindo arquitetura elétrica, sistemas avançados de assistência ao motorista, infoentretenimento, conectividade e comunicação de veículo para tudo.

Em abril, as empresas anunciaram que a Honda irá incorporar os serviços de segurança, emergência e serviços conectados do OnStar da GM aos dois veículos elétricos totalmente novos da Honda com base na plataforma EV global da GM, integrando-os com o HondaLink. 

Com base nessa colaboração, a GM e a Honda irão explorar novas oportunidades de desenvolvimento conjunto de futuros serviços de conectividade, incluindo o OnStar da GM e infoentretenimento. Todos os pormenores da aliança serão deliberados por um comitê conjunto, composto por executivos seniores de ambas as empresas.

Reportar Erro