Meio século

Francesa Valeo comemora 50 anos de atividades no Brasil

Desde que chegou ao país, a empresa impulsiona a inovação tecnológica da indústria automobilística nacional

acessibilidade:
Logo Valeo.
Francesa Valeo comemora 50 anos de atividades no Brasil.

A Valeo, fornecedora mundial de peças e equipamentos automotivos, comemora 50 anos de operação no Brasil. A marca, de origem francesa, foi criada pelo empresário Eugène Buisson em 1923, ou seja, há 101 anos. E desembarcou por aqui em 1974, desde então, firmando uma trajetória marcada pela inovação tecnológica no mercado brasileiro.

A linha do tempo da francesas no Brasil tem vários momentos significativos. A empresa chegou por aqui em 1974 após a aquisição da Sofica, fábrica de radiadores em Itatiba (SP). No mesmo ano, a nível mundial, comprou a Cibié, do segmento de iluminação automotiva, que tinha uma unidade em São Paulo. As operações mantiveram os nomes originais até a unificação global da marca em 1980.

A partir desse ano, com o nome Valeo consolidado, sempre na vanguarda e comprometida no desenvolvimento da mobilidade sustentável, em todos os aspectos, como processos fabris mais limpos, matérias-primas que prezam pela preservação ambiental, produtos de maior eficiência energética e menos consumo de combustível, gestão de pessoas focada na diversidade, inclusão, desenvolvimento profissional e autonomia.

“Nosso crescimento no Brasil é reflexo da estratégia da Valeo de ser uma indústria global, com adaptação local, considerando as características e particularidades de cada mercado onde atua. Chegamos ao país nos anos 1970, por meio de aquisições e enxergando o potencial do Brasil e região. Cinco décadas depois, somos uma das maiores empresas de tecnologia automotiva do país, fornecemos para a maioria das montadoras e Aftermarket e seguimos acreditando e investindo no mercado nacional”, afirma Mauro Dias, presidente na Valeo América do Sul.

Atualmente, a Valeo tem três fábricas no Brasil, sendo a de Campinas (SP), construída em 1999, uma das mais avançadas do país, ela abriga a “Divisão Power Drive e Limpadores” da empresa, responsável pelas linhas de produção de sistemas de embreagens, limpadores de para-brisa, alternadores, motores de partida e, agora, o sistema iBSG.

Já a planta de Itatiba (SP), “Divisão Power Thermal”, atualmente é responsável pela fabricação dos radiadores, ar-condicionado, eletroventiladores, intercoolers, trocadores de calor, condensadores e módulos térmicos. Em Gravataí (RS), são produzidos os sistemas de ar-condicionado. 

A Valeo no Brasil também conta com a Valeo Service desde 2000, uma divisão dedicada ao mercado de reposição, com uma estrutura logística estrategicamente localizada no Brasil. Com sede em São Bernardo do Campo, na grande São Paulo, a divisão atua como uma base inteligente que possibilita um atendimento ágil a todo o mercado da América do Sul. 

A divisão é reconhecida por seus serviços inovadores que posicionam a empresa como uma das melhores no segmento em soluções digitais, treinamentos, assistência técnica e suporte completo.

Reportar Erro