Em várias ondas

Ford Mustang Mach-E, o novo – e descolado – membro da família Mustang

Primeira variação da história do muscle car surge como um SUV elétrico

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Ford Mustang Mach-E. Fotos: Ford

Até onde uma moda pode ir? E quando ela se une a outra, tão emblemática como a anterior, o que pode surgir? Pois é, duas vertentes que estão pulsando no mundo automotivo fizeram “nascer” um modelo para lá de diferente, o Ford Mustang Mach-E, um SUV elétrico variante do clássico esportivo. 

Na primeira variação da história do Mustang — a sair do papel –, a Ford resolveu aderir a duas modas que estão bastante latentes no universo automotivo ultimamente, a dos SUVs (que já vem de alguns anos) e a de veículos elétricos, essa cada vez mais presente. 

O SUV elétrico já nasce com visual cupê.

Com um mundo cada vez mais investindo em utilitários esportivos, nada mais lógico que a Ford apostar em uma versão alta do mais bem sucedido cupê esportivo da história. Mas a americana quis ir além, aderindo também a onda da eletrificação.

De fato, o Mach-E é nada menos que o primo mais novo do Mustang que se acha melhor por ter nascido no século 21, mas que nunca irá superar a grandeza do mais velho. O SUV elétrico chega apenas no ano que vem já como modelo 2021 nos Estados Unidos, China e Europa. Para cá, a Ford não confirma ou desconfirma a vinda dele. É questão de esperar para ver. 

Ford Mustang Mach-E.

De acordo com a Ford, o Mustang conquistou o mundo por representar o melhor do espírito americano: liberdade, progresso, desempenho rápido e um quê de rebelião. Agora, o primo buscar reinventar esses dogmas, mas focando no “politicamente correto” que a eletrificação tenta impor na indústria automotiva.  

A cara de um… 

O utilitário parece um Mustang que cresceu demais.

Um alento para o Mach-E é que ele, por ser baseado no primo, é a cara do Mustang, ou seja, tem a elegância natural do esportivo, mesmo com a ausência da grade frontal — comum em veículos elétricos, já que não existe a necessidade de refrigeração do motor. 

Mesmo parecendo um Mustang que tomou muito Biotônico Fontoura, o Mach-E tem visual elegante, com traços volumoso e bem marcados. O capô elevado é a cara do primo e a linha do teto (que se inclina até a tampa do porta-malas) mostra que o SUV já nasce aderindo a uma terceira onda, a dos utilitários cupês. 

Interior altamente moderno.

Quem conhece o Mustang sabe que, apesar dele ser um esportivo 2+2, os bancos traseiros são apertados e é necessário uma boa ginástica para caber um adulto neles. Com o Mach-E, não terá esse problema. A Ford afirma que o modelo é capaz de levar até cinco adultos com conforto, afinal estamos falando de um SUV de porte médio. 

Se por fora ele é um Mustang que cresceu demais, por dentro tem personalidade própria, principalmente por causa da gigante tela de 15,5 polegadas na vertical da central multimídia. Outro display também se destaca, o que faz a vez de painel de instrumentos. A cabine é altamente futurista, condizente com um veículo elétrico. 

Esportividade Vs distância 

O modelo tem capacidade de até 480 quilômetros.

Para atingir públicos com intenções diversificadas, a Ford resolveu investir em capacidades diferentes no Mach-E. Com isso, o motorista poderá escolher uma versão que tem baterias com alcance de até 480 quilômetros ou outra que pode fazer de zero a 100km/h em míseros três segundos. 

O modelo com capacidade de longo alcance gera 332 cavalos e impressionantes 57kgfm de torque. Já a GT, mais envenenada, tem 459 cavalos e insanos 84,6kgfm de torque, não é a toa que ele tem tempos de acelerações dignos de superesportivos. 

Em carga rápida, é possível ganhar 52 quilômetros em uma hora.

Além disso, ele terá opções com tração traseira ou integral (que pode aplicar torque independentemente aos eixos dianteiro e traseiro para, segundo a Ford, proporcionar acelerações impressionantes e manuseio aprimorado). 

Ele ainda vem com freios Brembo com pinças em alumínio e o GT Performance Edition (configuração mais esportiva do SUV) conta com um sistema de amortecimento MagneRide, tecnologia de suspensão adaptável. 

Visual elegante e esportivo como do primo.

O Mustang Mach-E conta com três modos de condução: Whisper, Engage e Unbridled. Cada um oferece uma dinâmica de direção afinada, com uma experiência sensorial distinta. 

Os recursos incluem capacidade de resposta do veículo projetada de forma personalizada, como controles de direção esportivos, iluminação ambiente, sons ajustados para uma experiência elétrica e animações dinâmicas de cluster ligadas ao comportamento de direção.

Porte médio, com visual elegante.

As baterias de íons de lítio do Mach-E contam com duas capacidades distintas, de 75,7kWh e 98,8kWh (está com alcance de 480 quilômetros no padrão norte-americano de medidas, que é bem similar ao brasileiro).

Elas foram alocadas no piso do veículo entre os eixos dianteiro e traseiro e estão envoltas em um estojo à prova d’água e com proteção contra impactos 

O SUV conta com um mini porta-malas na dianteira.

Segundo a Ford, em uma estação de carregamento rápido, uma hora de carga garante 52 quilômetros de autonomia. Já em uma tomada doméstica comum, de 240v (padrão americano), com o mesmo tempo, é possível ganhar 32 quilômetros. 

Em estações super-rápidas, é possível conseguir 76 quilômetros de autonomia em apenas 10 minutos. Neste mesmo modo, o Mach-E carrega de 10% a 80% em impressionantes 38 minutos. 

Tecnologia de ponta

Teto solar panorâmico tem proteção UV.

Sem contar todo os sistema elétrico do veículo, o Mach-E também desponta como um SUV altamente tecnológico. Entre diversos itens, a grande novidade é a chave. Batizada de Phono As A Key Technolog, a peça foi substituída pelo smartphone. 

Por meio do Bluetooth, o celular é reconhecido pelo veículo, permitindo abrir e fechar as portas e dar partida no motor de maneira rápida e usual. Segundo a marca, se o smartphone estiver descarregado, é possível ligar o utilitário por meio de código de backup. 

Cabine moderna e com espaço para cinco ocupantes.

Outro item de destaque é o teto solar panorâmico fixo. A Ford afirma que ele foi revestido com um vidro especial com proteção infravermelha que ajuda a climatizar o interior, ficando mais fresco em dias quentes, e aquecido quando o tempo estiver frio. Além disso, ele conta com uma camada interna que ajuda a proteger os passageiros contra raios UV. 

O Mach-E estreia a nova geração do sistema entretenimento da Ford, o Sync. Segundo a marca, o sistema tem interface moderna e que aprende as preferências do motorista para otimizar as funções. 

Destaque para a gigantesca tela de 15,5 polegadas.

A tela é de impressionantes 15,5 polegadas com controles por toque igual em smartphones. Outra novidade do sistema é a possibilidade de atualizações remotas, capazes de melhorar o desempenho do veículo, oferecendo atualizações de manutenção e até adicionando novos recursos.

Ford Mustang Mach-E.

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