Ford lança o Clean, sistema inédito de higienização e desinfecção de veículos
O foco do programa é proteger ainda mais clientes e colaboradores
A pandemia do novo coronavírus trouxe toda uma nova percepção sobre os procedimentos de saúde, principalmente os cuidados com higienização. Alguns especialistas já afirmam que, mesmo após o fim da crise, o mundo não será mais o mesmo. Pensando nisso, a Ford decidiu criar um inovador programa, o Clean.
Com várias ações focadas na prevenção de doenças, o Ford Clean equipa toda a rede de concessionários da marca para que o consumidor se sinta o mais protegido possível. Composto de dois pilares, ele inclui um certificado pioneiro com protocolos de higienização e atendimento seguro para as concessionárias e um serviço de desinfecção inédito de veículos.
Segundo a montadora, essas ações atendem a um anseio e a mudança de comportamento dos consumidores, que estão dando muito mais importância à higienização em áreas de contato pessoal. Além disso, 100% da rede atendeu os padrões de higienização e receberam o selo do Ford Clean, que atesta que a loja está seguindo os protocolos de segurança.
Ao todo, são 15 procedimentos padrões desenvolvidos pela marca com base nas orientações do Ministério da Saúde e da Anvisa. Eles foram divididos em três categorias: Geral, Vendas e Serviços.
Os destaques ficam pela higienização de todos os ambientes, principalmente dos veículos; mesmo em estados onde não está obrigatório, clientes e funcionários devem utilizar máscaras; máximo de seis carros por showroom e ampla distribuição de álcool gel.
Além de todos os procedimentos padrões de higienização, o Ford Clean oferece, por R$ 129 e a partir de 11/05, um serviço de desinfecção. A marca fechou uma parceria com a 3M e irá utilizar um desinfetante peróxido de hidrogênio para realizar uma maior limpeza dos veículos dos clientes.
De acordo com a Ford, o Peróxido de Hidrogênio tem baixa toxidade, o que garante uma maior proteção aos usuários; não tem fragrância; a fórmula é biodegradável e o ativo se decompõe em água e oxigênio após o uso; tem amplo espectro de ação e baixa corrosividade, compatível com a maioria das superfícies.
A limpeza abrange mais de 50 pontos de contato, como tampas de combustível e do porta-malas, maçanetas, capô, retrovisores e todo o interior do veículo. “O produto foi testado em todas as superfícies dos nossos veículos, em couro, plásticos e cromados, e não é agressivo as peças”, afirma Joaquim Arruda Pereira, diretor de serviço ao cliente da Ford América do Sul.
Segundo o diretor, o produto não será vendido diretamente. “A ideia é promover o serviço e não o produto, para que todos os clientes fiquem o mais protegidos possível. Além disso, a desinfecção sempre será realizada na presença do motorista, mesmo quando a aquisição for pelo ‘Compre Sem Sair de Casa’, para que ele veja o que e como foi limpo”.
Para a marca, mesmo após o fim da pandemia, muitas medidas de segurança, higienização e desinfecção continuarão sendo tomadas. “Achamos que as pessoas não irão mais se satisfazer apenas com lavagem e higienização. Cada vez mais elas atentarão para outros procedimentos de limpeza como a desinfecção”, acredita Rogélio Goldfarb, vice-presidente da Ford América do Sul.