Estilo livre

Ford inaugura primeiro espaço “Smart Lab” da América do Sul, no Brasil

O novo formato de varejo da montadora estreia na região na cidade de São Paulo

acessibilidade:
Ford Smart Lab em São Paulo. Fotos: Ford.

A Ford está introduzindo um novo formato global de varejo, batizado de Smart Lab. A ideia é expor veículos em locais abertos e de grande circulação de pessoas como shopping centers. Com isso, o público fica mais à vontade para interagir com os produtos, sem qualquer tipo de pressão. 

O primeiro Ford Smart Lab da América do Sul foi inaugurado nesta semana no Brasil. Com a proposta de oferecer aos consumidores uma nova experiência com a marca, o local escolhido foi o Shopping Eldorado na Zona Oeste de São Paulo. 

É a primeira vez que o Smart Lab é montado na América do Sul.

Segundo a montadora, o Smart Lab cria um ambiente convidativo, livre de paredes ou barreiras, para o público poder conhecer os veículos com calma. Há também promotores treinados à disposição para quem quiser tirar dúvidas e saber mais detalhes dos modelos.

“Este novo espaço faz parte do processo de transformação da Ford para tornar-se cada vez mais uma empresa centrada no consumidor e transparente, criando soluções inovadoras para atender mais de perto as suas necessidades”, disse Natan Vieira, vice-presidente de Marketing, Vendas e Serviços da Ford América do Sul. 

O cliente tem maior liberdade para conhecer os veículos da marca.

Instalado em uma área de mais de 200m² na praça de eventos do shopping (Piso 1), o Ford Smart Lab terá a exibição de carros em sistema rotativo. As pessoas também podem fazer test-drive dos veículos, saindo do estacionamento do shopping, e conhecer as condições de venda e financiamento oferecidas pela marca.

O Smart Lab faz parte dos novos formatos globais de varejo que a Ford está testando junto com suas concessionárias, adequando-se às mudanças dos hábitos de compra dos clientes. O conceito foi introduzido na Ford por um revendedor em Turim, na Itália, que teve sucesso com uma iniciativa semelhante em 2017. 

O formato surgiu na Itália em 2017.

Desde então, o formato foi personalizado para atender às necessidades dos clientes em várias regiões do mundo. De acordo com a marca, a resposta tem sido positiva e o plano é continuar a expandir o programa.

Em 2019, a Ford lançou o Smart Lab em cidades da Bélgica, Canadá, Alemanha, Noruega, China e Austrália. Um dos principais resultados dessa experiência é que 75% das compras de veículos iniciadas em um Smart Lab foram de clientes novos na Ford. O ponto inaugurado no Brasil é o 14º a entrar em operação no mundo.

“O objetivo do Smart Lab é ir onde o cliente está. Ele é projetado para todos, dando aos potenciais clientes a oportunidade de conhecer nossos veículos — geralmente pela primeira vez — em um ambiente aberto, descontraído e atraente, da forma como desejarem”, diz Pedro Resende, gerente de Desenvolvimento da Rede de Distribuição da Ford.

Reportar Erro