Série especial

Ford homenageia primeira vitória em Daytona com o GT Heritage Edition

O modelo é baseado no clássico GT40 MK II, que também conquistou Le Mans

acessibilidade:
Ford GT Heritage Edition. Fotos: Ford.

Em 1966, a Ford iniciou a “guerra” contra a Ferrari nas provas de 24h. A primeira vitória ocorreu em Daytona, no estado da Flórida, nos Estados Unidos (EUA). No mesmo ano, a americana desbancou a italiana na sagrada 24h de Le Mans, na França.

Para homenagear os 55 anos da primeira vitória em uma corrida endurance, a Ford apresenta, nos EUA, uma versão especial para o GT, a Heritage Edition. O modelo ainda contará com o pacote Studio Collection, com itens personalizados que tornam o veículo ainda mais exclusivo. Esta edição Heritage é a primeira a homenagear uma vitória que não ocorreu em Le Mans.

O modelo atual e a inspiração.

“Para criar esta edição Heritage o time da Ford Performance se aprofundou na história do Ford GT, homenageando o 55º aniversário da vitória nas 24 Horas de Daytona que acabaria por levar ao nosso sucesso em Le Mans”, afirma Mike Severson, gerente de programa do Ford GT.

A vitória do Ford GT nas 24 Horas de Daytona 1966 foi mostrada no filme “Ford x Ferrari”. Os pilotos Ken Miles e Lloyd Ruby lideraram a corrida que a Ford dominou com o 1º, 2º, 3º e 5º lugares, dando início a uma temporada mágica para o Ford GT40 MK II, que venceu também em Sebring e Le Mans (1º, 2º e 3º). 

É a primeira vez que um Heritage homenageia uma corrida sem ser Les Mans.

“Miles e Ruby lideraram quase todas as voltas da prova e abriram uma diferença de 48 quilômetros sobre os concorrentes. Foi a primeira vez que alguém ameaçou o domínio da Ferrari na categoria de esportivos e representou uma virada no programa do Ford GT”, lembra Severson.

Inspirado no estilo em branco, preto e vermelho do Ford GT40 MK II vencedor de 1966, o novo GT Heritage Edition 2021 tem pintura em branco Frozen com capô de fibra de carbono aparente. Os grafismos assimétricos em vermelho Race Red nas bordas da frente e do teto, na porta do motorista e embaixo da asa traseira criam um visual único. 

O visual é todo baseado no MK II vencedor de Daytona.

O número 98 nas portas e aerofólio é aplicado sobre fibra de carbono aparente. As rodas de alumínio forjado de 20 polegadas Heritage Gold vêm com pinças de freio monobloco Brembo em vermelho.

A cabine traz detalhes exclusivos, incluindo camurça alcantara preta no painel, teto e volante, “paddle shifters” vermelhos anodizados e bancos de competição em camurça alcantara vermelha, criam um contraste diferenciado ao modelo.

O interior conta com bancos em couro alcantara vermelho.

A nova série Ford GT Studio Collection permite personalizar o supercarro com sete cores padrão, ou com uma paleta de infinitas combinações para a carroceria e grafismos, destacando seus principais elementos, como os dutos de resfriamento funcionais que ajudam o superesportivo a entregar toda a potência dos seus 660 cavalos mesmo nas temperaturas mais elevadas.

Em todo o mundo, apenas 40 unidades estão programados para receber o pacote Studio Collection nos anos-modelo 2021 e 2022. As entregas do Ford GT 2021 começam no início do ano que vem e a produção da linha será encerrada em 2022.

Ford GT Heritage Edition .
Ford GT Heritage Edition .
Ford GT Heritage Edition .
Ford GT Heritage Edition .
Ford GT Heritage Edition .
Ford GT Heritage Edition. Fotos: Ford.
Ford GT Heritage Edition .
Ford GT Heritage Edition .
Ford GT Heritage Edition .
Ford GT Heritage Edition .
Ford GT Heritage Edition .
Ford GT Heritage Edition .
Ford GT Heritage Edition .
Ford GT Heritage Edition .

Reportar Erro