Boas ações

Ford Fund apoia costureiras na produção de máscaras na Bahia e em SP

O projeto tem como foco ajudar na geração de renda das profissionais durante a pandemia

acessibilidade:
O uso de máscaras continua obrigatório em ambientes fechados, no Distrito Federal.

O Ford Motor Company Fund, braço filantrópico da montadora americana, e a ONG Aldeias Infantis SOS Brasil criaram o projeto Costura Solidária, com o objetivo de gerar renda para diversas costureiras da Bahia e de São Paulo a partir da produção de 20 mil máscaras de tecido, que serão doadas à população como forma de prevenção ao novo coronavírus.

Como muitas pessoas, as costureiras de comunidades carentes tiveram seu trabalho prejudicado pela pandemia. Maria da Gama Santos, 38 anos, moradora de Camaçari, na Bahia, é uma das beneficiadas pela iniciativa. 

Casada e mãe de dois filhos, realizou o sonho de se tornar costureira depois de participar de um programa do Ford Fund, em parceria com a ONG Projeto Axé, que capacitou mais de 500 mulheres ao longo de cinco anos. Maria montou um ateliê e chegou a dar aulas de costuras no seu bairro. Agora, está sendo apoiada novamente pela fundação.

“Estou muito feliz fazendo as máscaras e, mais para frente, quero voltar a dar aulas de costura. Não podemos abaixar a cabeça para as dificuldades”, diz Maria, que conta com a ajuda do filho Tiago Santos da Conceição, 20 anos, neste trabalho.

Para participar do projeto, foram selecionadas mulheres de baixa renda em condição de vulnerabilidade que já trabalhassem como costureiras e que pudessem produzir em casa. São dez mulheres da zona Norte de São Paulo, da comunidade de imigrantes bolivianos, e dez da Bahia, que já participaram do Projeto Axé e do Cesa (Núcleo de Arte Educação do Centro Educacional Santo Antônio).

A Aldeias Infantis SOS Brasil distribui o tecido cortado e os materiais para a produção, que é remunerada com um valor acima do mercado. A proposta é que cada costureira produza 1.000 máscaras. A instituição também irá distribuir as máscaras para as comunidades e instituições locais, que farão o repasse para a população.

“Com o projeto Costura Solidária, estamos criando uma cadeia de solidariedade para combater tanto a pandemia, com a doação de máscaras, como os seus efeitos na população de baixa renda. A ação foi inspirada na iniciativa de um grupo de empregadas da Ford em Camaçari, que produziu e doou 1.500 máscaras para comunidades e instituições da região”, aponta Roberta Mädke, gerente de responsabilidade social da Ford.

O projeto inclui também a participação de empregados voluntários da Ford, que mediante interesse e habilidade para costura, poderão ter acesso a kits com tecido, linha, elástico e instruções para a produção de 10 máscaras em casa, ampliando o total a ser doado para as participantes do projeto.

Reportar Erro