De saída

Ford encerra produção no Brasil e ‘mata’ Ka, EcoSport e Troller T4

A empresa continuará no país, mas apenas com produtos importados

acessibilidade:
Ford encerra produção no Brasil. Foto: Ford.

A Ford acaba de divulgar que encerrará a produção de suas três fábricas no Brasil: Camaçari (BA), Taubaté (SP) e Horizonte (CE). Com isso, a montadora não irá mais comercializar no país os modelos Ka, Ka Sedan, EcoSport e Troller T4. A partir de agora, a marca irá vender apenas modelos importados.

A montadora afirma que manterá assistência total ao consumidor com operações de vendas, serviços, peças de reposição e garantia para seus clientes no Brasil e na América do Sul. A empresa também manterá o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, o Campo de Provas, em Tatuí (SP), e sua sede regional em São Paulo.

“A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável”, aponta Jim Farley, presidente da Ford. 

De acordo com a americana, um dos motivos da drástica decisão se deve, em medida, a pandemia de Covid-19, que amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas.

A produção será encerrada imediatamente em Camaçari e Taubaté, mantendo-se apenas a fabricação de peças por alguns meses para garantir disponibilidade dos estoques de pós-venda. 

A fábrica da Troller em Horizonte continuará operando até o quarto trimestre de 2021. Como resultado, a Ford encerrará as vendas do EcoSport, Ka e T4 assim que terminarem os estoques. As operações de manufatura na Argentina e no Uruguai e as organizações de vendas em outros mercados da América do Sul não serão impactadas.

Em 2020, ano de baixa nas vendas por causa da pandemia do novo coronavírus, a marca emplacou, entre os quatro modelos que “morrerão” este ano, 118.566 unidades. O número, junto com os modelos que continuarão à venda, ajudaram a Ford a ficar no quinto lugar de participação de mercado com 7,14%, porcentagem que claramente irá diminuir em 2021.

Reportar Erro