Boas ações

Ford doa 35 mil máscaras de proteção facial produzidas em Camaçari

Produzidas na planta baiana da marca, esse é apenas o primeiro lote de máscaras

acessibilidade:
Ford doa primeiras 35 mil máscaras de proteção. Foto: Ford.

Como medida de auxílio no combate ao novo coronavírus, a Ford adaptou as instalações fabris da marca para produzir máscaras de proteção facial. As primeiras 35 mil unidades feitas na planta de Camaçari, na Bahia, já foram doadas para equipar os profissionais de saúde que atuam na linha de frente da pandemia.

Segundo a marca, o primeiro lote, de 110 mil unidades previstas, foram doadas às secretarias municipais de saúde de Camaçari, Dias D’Ávila e Salvador e à secretaria estadual de saúde da Bahia.

O plano da Ford era adaptar as suas instalações para, inicialmente, produzir 50 mil máscaras, mas a meta foi ampliada para 110 mil graças a uma parceria firmada com a EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e o SENAI Cimatec.

“Neste momento de crise, as instituições precisam somar esforços e uma das prioridades é oferecer mais segurança para aqueles que estão diretamente em contato com a doença nos hospitais, e é isso que estamos buscando ao fazer esse investimento. Essa é uma parceria muito valiosa, com um objetivo social muito importante”, aponta José Luis Gordon, diretor de planejamento e gestão da EMBRAPII.

Além das localidades já mencionadas, o estado de São Paulo e os municípios de Simões Filho (BA), Taubaté (SP) e Horizonte (CE) também irão receber as doação dos equipamentos, por intermédio de seus órgãos públicos de saúde.

“A doação de máscaras é uma forma de proteger os profissionais que estão se arriscando na linha de frente para ajudar os pacientes afetados por essa terrível doença. Com essa ação, reafirmamos o nosso compromisso de colocar a saúde e a segurança das pessoas em primeiro lugar”, afirma Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul.

As máscaras são fabricadas com lâmina de acetato, espuma e elástico, em oito linhas de montagem com aproximadamente 20 operadores e engenheiros, que se disponibilizaram a participar do processo como voluntários.

Neste trabalho, além da observação das regras de distanciamento social, são seguidos protocolos rígidos de proteção e constante higienização pessoal e desinfecção do ambiente.

“A capacidade total de produção é de oito mil unidades por dia, ou seja, a cada 15 segundos nós temos uma máscara pronta para ser entregue aos nossos guerreiros que estão na linha de frente do combate do coronavírus. Temos como pilar cuidar das pessoas e garantir a segurança de todos. Por isso, diante de uma situação como essa não poderíamos ficar de fora”, conta Marcus Topázio, supervisor da montagem final da Ford.

Reportar Erro