Arquivo centenário

Ford abre ao público acervo de imagens históricas da marca

Ao comemorar 119 anos, a americana disponibiliza, pela primeira vez, seu arquivo de imagens online, o “Ford Heritage Vault”

acessibilidade:
Banco de imagens Ford Heritage Vault.
Ford abre ao público acervo de imagens históricas da marca. Fotos: Ford.

A Ford acaba de comemorar, em 16 de junho, o 119º aniversário da marca e preparou o clássico clichê, “quem ganha o presente é o público” com a divulgação, pela primeira vez, do seu acervo de imagens históricas, que cobre o mais de um século da montadora. 

Chamado de “Ford Heritage Vault”, banco de dados online permite a pesquisadores, jornalistas e fãs de carros de todo o mundo conhecerem a rica história da marca oval. São mais de cinco mil fotografias selecionadas e brochuras de veículos da Ford e da Lincoln, desde a fundação da empresa em 1903 até o seu centenário em 2003. 

Segundo a marca, é o banco de dados online mais abrangente da indústria automobilística americana e continuará sendo ampliado com material que pode ser baixado gratuitamente para uso pessoal e editorial, em inglês.

“Nossos arquivos foram criados há 70 anos e, pela primeira vez, estamos abrindo o seu conteúdo para o público. E este é apenas o primeiro passo de outras novidades que virão no futuro”, disse Ted Ryan, gerente dos arquivos e herança da marca da Ford.

Os materiais da coleção foram cuidadosamente selecionados ao longo dos últimos dois anos pela equipe dos arquivos da Ford. Há muitas imagens de alta resolução sobre o design e funcionalidade de modelos da Ford e da Lincoln, incluindo brochuras que servem como “cápsulas do tempo” das décadas de 1970 e 1980. 

Banco de imagens Ford Heritage Vault.

Conceito Seattle-ite XXI, no banco de imagens Ford Heritage Vault.

Criada para apresentar pacotes de estilo de alguns veículos para consumidores mais jovens, a série mostra passeios na praia, corridas e paraquedismo, abusando de tons vivos de laranja, marrom e amarelo.

Para testar o “Ford Heritage Vault” antes do lançamento, a marca utilizou estudantes da Universidade de Wayne e funcionários e aposentados da empresa. Os participantes, tanto navegadores ocasionais quanto entusiastas do setor, afirmaram que passaram a ter uma visão mais abrangente da marca e da sua herança depois de conhecer o site. 

O Ford Bronco e a Ford Série F foram alguns dos itens mais pesquisados. Há também curiosidades como o Seattle-ite XXI, conceito do início dos anos 1960 com quatro rodas dianteiras direcionais e motores intercambiáveis, a célula de combustível ou nuclear, além de outros equipamentos de visão futurista da época.

Reportar Erro