Teste da vez

Foco na economia, testamos a versão de entrada do Fiat Cronos, a 1.3

O modelo “mais barato” do sedã peca na lista de equipamentos

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Fiat Cronos 1.3 2020. Fotos: Geison Guedes/DP

Foi-se o tempo em que um veículo bastava ter ar-condicionado, travas e vidros elétricos e direção hidráulica para ser chamado de completo. O mercado nacional mudou muito, com uma maior exigência por parte dos consumidores, principalmente por causa dos preços cobrados, o que contribuiu para essa percepção mudar. 

Atualmente, procura-se muito mais que os itens citados. Central multimídia, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, regulagem elétrica dos retrovisores, já são considerados equipamentos básicos também. 

A versão de entrada é a mais básica do modelo.

No entanto, alguns modelos, principalmente os de entrada, como o Fiat Cronos 1.3, ainda pecam nisso, mesmo cobrando alto. Testamos a versão de entrada do sedã compacto da Fiat. O modelo, como apontamos, não tem uma lista de equipamentos de destaque. 

O sedã é bem simplório, mesmo a marca pedindo salgados (para um modelo de entrada e com uma lista parca de equipamentos) R$ 59.990 por ele. A versão testada sai por R$ 61.740 por causa da pintura metálica. O interessante é que, ao contrário de outros veículos da marca, não é possível acrescentar pacotes opcionais, apenas a pintura. 

Pelo menos ele vem com ar-condicionado.

Para se ter uma ideia, a 1.3 não conta com controles de tração e estabilidade, auxiliar de partida em rampa, central multimídia — apenas um rádio — e, consequentemente, não vem com câmera de ré. Ele também não tem sensor de estacionamento e os vidros traseiros são manuais, assim como a regulagem dos retrovisores. 

Mas afinal, quais os equipamentos do sedã? Ele conta com os — ultra — básicos vidros dianteiros e travas elétricas e ar-condicionado manual. De destaque, monitoramento de pressão dos pneus, painel de instrumentos com tela de 3,5 polegadas e velocímetro digital, direção elétrica e, pelo menos, o rádio tem conexão bluetooth e uma porta USB.

Pela cidade

O motor 1.3 desenvolve bem e gasta pouco combustível.

O motor, é o já consagrado firefly 1.3 de 109/101 cavalos e 14,2/13,7kgfm de torque e a transmissão é manual de cinco velocidades. O grande destaque do conjunto é a economia de combustível. Durante o teste, o Cronos fez excelentes 14.2km/l. 

Como é de se esperar, o Cronos 1.3 é totalmente voltado para o uso urbano. Na cidade, o modelo vai bem, principalmente por causa do consumo acima da média. O câmbio tem engates suaves e a embreagem é leve, com isso, as trocas são feitas sem esforço. 

Espaço interno bom para até quatro pessoas.

A suspensão, como deve ser de qualquer sedã, é macia e confortável. O sistema absorve bem os desníveis — que não são poucos — do asfalto. Ela não repassa as imperfeições da via para a cabine, o que otimiza muito o rolar do veículo. 

Lógico que o foco da versão de entrada do Cronos não é a esportividade, longe disso, até porque estamos falando de um veículo com motor 1.3. Mas os 101 cavalos movidos a gasolina respondem bem, dentro do que podem fazer. 

O sedã tem lista de equipamentos modesta.

As manobras são feitas com segurança. Como o câmbio é manual, basta “esticar” um pouco a marcha para ele desenvolver melhor. Com isso, saídas em velocidades, ultrapassagens e retomadas são feitas sem sustos.

Na hora das manobras, a direção elétrica deixa o volante leve, o que demanda menos esforço do motorista. No entanto, é preciso ativar o “modo raiz” ao estacionar, porque, mesmo em pleno 2020, ele não conta nem com sensor de estacionamento. Assim, o motorista precisa se atentar melhor ao manobrar em locais apertados.

O espaço do porta-malas é um dos destaques do modelo.

O espaço interno, é bom, dentro da média. Não é o mais apertado, mas também não é o mais folgado. O sedã leva quatro adultos com conforto. Um quinto passageiro sempre gera um aperto maior. O porta-malas, como todo três volumes da Fiat, se destaca pelo tamanho. São 525 litros, o que possibilita levar muita bagagem. 

A opinião do Diário Motor

O visual é o mesmo de outras versões, só que com menos coisas.

O Cronos é um modelo interessante. No entanto, como qualquer veículo no Brasil, peca no valor. O grande problema não é ele ter uma lista de equipamentos simplória, mas sim a marca cobrar R$ 60 mil por isso. 

Mas para quem procura um veículo econômico no gasto com combustível (pelo menos nisso ele vai muito bem) e não se importa muito com equipamentos, ele pode ser interessante, principalmente pelo espaço interno e pelo conforto ao rodar. 

Nada de central multimídia, apenas um rádio simples.

O Cronos pode ser uma boa opção para quem procura um carro para trabalhar como motorista de aplicativo. Porque vai ter um porta-mala com espaço acima da média, um conforto para quem vai atrás, com espaço honesto e boa absorção de imperfeições do asfalto. 

Mas a lista de equipamentos deixa muito a desejar. Pelo preço, ele poderia, no mínimo, contar com sensor de estacionamento e regulagem elétrica dos retrovisores. Controles de tração e estabilidade deveriam ser de série em qualquer veículo. Focando na economia de combustível, pode valer a compra. Nota 6,5!

Ficha Técnica 

Fiat Cronos 1.3 2020.

Motor: 1.3

Potência máxima: 109/101cv

Torque máximo: 14,2/13,7kgfm 

Direção: elétrica

Suspensão: independente na dianteira e semi-independente na traseira

Porta-malas: 525 litros

Dimensões (A x L x C x EE): 1.508 x 1.726 x 4.364 x 2.521mm 

Preço: R$ 59.990

Fiat Cronos 1.3 2020.
Fiat Cronos 1.3 2020.
Fiat Cronos 1.3 2020.
Fiat Cronos 1.3 2020.
37º → Fiat Cronos → 16.165 unidades
Fiat Cronos 1.3 2020.
Fiat Cronos 1.3 2020.
Fiat Cronos 1.3 2020.
Fiat Cronos 1.3 2020.
Fiat Cronos 1.3 2020.
Fiat Cronos 1.3 2020.
Fiat Cronos 1.3 2020.
Fiat Cronos 1.3 2020.
Fiat Cronos 1.3 2020.
5º → Fiat Cronos → 525 litros
Fiat Cronos 1.3 2020.
Fiat Cronos 1.3 2020.
Fiat Cronos 1.3 2020.
Fiat Cronos 1.3 2020.
Fiat Cronos 1.3 2020.
Fiat Cronos 1.3 2020.
Fiat Cronos 1.3 2020.
Fiat Cronos 1.3 2020.
Fiat Cronos 1.3 2020. Fotos: Geison Guedes/DP
Fiat Cronos 1.3 2020.
Fiat Cronos 1.3 2020.

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