Teste da Vez

Fiat Strada Endurance, andamos na ‘versão de trabalho’ da picape mais vendida do país

Testamos as configurações cabine plus e dupla da versão de entrada da caminhonete

acessibilidade:
Fiat Strada Endurance Cabine Dupla. Fotos: Geison Guedes/DP.

No fim de junho, a Fiat finalmente apresentou a nova geração da Strada. Disparada a picape mais vendida do país, a caminhonete compacta “chegou chegando”. Contando apenas os últimos três meses, ela vendeu 30.626 unidades, metade de todo o volume do ano, inclusive sendo o veículo mais vendido de setembro. Em novembro o ritmo continua forte. 

Na nova geração, a Fiat apresentou três novas versões a topo de linha Volcano (que já testamos), a intermediária Freedom e a Endurance de entrada. As duas contam com cabine plus e dupla, e a última com motor 1.4, as demais vem com o moderno 1.3. 

Fiat Strada Endurance Cabine Plus.

A Fiat fala que a Volcano é mais voltada para o público “play”, ou seja, para quem procura uma picape mais para diversão. Já a Endurance é a famosa “pé de boi”, focada em que usa a caminhonete para trabalhar. E foi justamente essa que testamos, nas duas opções de carroceria. 

Como todos os carros à venda no Brasil, a Strada Endurance não é nada barata. Na opção cabine plus, ela parte de R$ 65.990, com os opcionais que equipavam a unidade testada, chega a R$ 72.330. Já a cabine dupla parte de salgados R$ 76.990, com os adicionais, alcança insanos R$ 84.230, muito caro para um veículo de entrada e com foco no trabalho. 

Estilo mesclado

As lanternas lembram as da irmã maior, a Toro.

Por ser a versão de entrada e voltada para o trabalho, a Endurance tem um visual um pouco diferente da Volcano, principalmente nos detalhes. Os para-choques são em preto e não na cor da carroceria, ela não vem com calota de série (custam R$ 150) e a luz de circulação diurna não é em LED, mas sim com lâmpada halogena. 

Como um bom utilitário, ela conta com molduras nas rodas e por toda a lateral, como nas demais versões. As lanternas também são as mesmas, assim como o degrau na tampa da caçamba. O grande destaque da cabine plus é o tamanho da área de carga, com 1,75m, é muito espaço, dá para levar muita coisa. 

A cabine é quase idêntica com a do Mobi.

Por dentro, um dos grandes poréns da Strada. A picape acompanha o estilo do supercompacto Mobi, mas deveria ter ido para o lado dos compactos como Argo e Cronos, o que deixaria a cabine mais moderna. Ela é quase idêntica ao hatch pequeno. 

A única diferença é a novíssima central multimídia da marca, que na Endurance é opcional por R$ 3.490, e alguns comandos exclusivos da picape. No mais, tudo igual, volante, painel de instrumentos, manopla do câmbio, comandos do ar-condicionado, até as saídas de ar são semelhantes. 

O espaço traseiro na cabine dupla é diminuto.

A cabine dupla ainda tem outra semelhança com o supercompacto, o espaço interno. É praticamente impossível levar cinco pessoas nela, até crianças no banco de trás é complicado. Se o motorista tiver de 1,8m para cima, não cabe ninguém atrás dele. Pelo menos, as portas abrem quase 90º, o que facilita o acesso. 

Já a cabine plus conta com um bom espaço atrás dos bancos, o que facilita ao guardar alguns objetos menores no interior da picape, dá para levar uma mochila tranquilamente, por exemplo. Na parte do acabamento, as duas são iguais, encaixes bem feitos, mas plástico duro para todo lado, como é uma versão voltada para o trabalho, o material se mostra resistente. 

Melhor com os opcionais

A moderna central multimídia é um dos itens opcionais.

Por ser a versão de entrada, a Endurance não é um primor no quesito equipamentos de série. O engraçado é que a lista das duas carrocerias é um pouco diferente. A cabine dupla vem airbag lateral, protetor de carter e alerta de uso do cinto de segurança passageiro, além dos itens presente no banco traseiro. 

De série, nas duas configurações, ar-condicionado, computador de bordo, controles de tração e estabilidade com E-Locker (TC +), auxiliar de partida em rampa, luzes de circulação diurna e na caçamba e volante com regulagem de altura. 

Luz de circulação diurna com lâmpadas halogenas.

Como vocês podem perceber, ela não vem com vidros ou travas elétricas de série. Esses itens fazem parte do Pack Worker (R$ 2.700), que além deles agrega brake light, fechadura elétrica na caçamba, comando elétrico da tampa de combustível e ajuste de altura do banco do motorista. 

O Pack Multimedia (R$ 3.490) acrescenta a central multimídia Uconnect de sete polegadas com conexão sem fio com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay, sensor de estacionamento, câmera de ré, controles de áudio no volante, tweeters, visor de 3,5 polegadas em TFT no painel de instrumentos e entrada USB.

Poderia ser o 1.3

O motor poderia ser o moderno 1.3 e não o ultrapassado 1.4.

Além do preço elevado, o maior porém da Endurance é o conjunto mecânico. Ao contrário das outras versões, que utilizam o moderno motor 1.3 firefly, ela conta com o ultrapassado 1.4 Fire, de 88 cavalos quando abastecido com etanol e 85 com gasolina. O torque é de 12,4 e 12,5kgfm, a direção é hidráulica. 

Não chegamos a carregar a Strada em toda a sua capacidade, que é de 650kg na cabine dupla e de 720 na plus. Mas com cerca de 200kg e mais outra pessoa além do motorista, o motor começa a sentir o peso. Nessa hora, a relação curta das marchas fazem diferença, para usar mais força em baixa velocidade, já na estrada, atrapalha um pouco. 

O câmbio tem relações curtas para ter mais força quando carregada.

Em rodovias, onde a velocidade é mais elevada, a relação curta do câmbio atrapalha, principalmente nas ultrapassagens e retomadas de velocidade, pois é preciso ficar reduzindo marcha, o que faz o giro subir muito. Além disso, ela poderia ter uma sexta para velocidades de cruzeiro, o que ajudaria no consumo. 

O gasto com combustível foi parecido, com a cabine plus sendo um pouco melhor, lembrando que rodamos a maior parte do tempo com a caçamba vazia, com ela cheia, certeza que o consumo cairá consideravelmente. Durante o teste, a dupla fez 9,7km/l enquanto a plus marcou 11,2km/l, sempre com gasolina. 

Direção hidráulica é melhor que mecânica, mas poderia ser elétrica.

Um ponto controverso é a direção. Se pararmos para pensar, até pouco tempo atrás carros voltados para o trabalho vinham com direção mecânica, é um alento a Endurance ser hidráulica. Mas se você dirigir as versões com motor 1.3 e direção elétrica, verá que a diferença é grande, principalmente durante as manobras quando carregada. 

A suspensão continua um destaque da picape. Mesmo fazia, ela se comporta bem, sem quicar muito e quando cheia não dá final de curso. O comportamento em estradas de chão é bom, absorvendo bem os desníveis do terreno. Outro ponto alto é o auxiliar de partida em rampa, para um carro manual que pode levar mais de meia tonelada, é importante ter esse tipo de assistente, e ele ajuda muito no trânsito pesado do dia a dia. 

A opinião do Diário Motor

A picape compacta segue firme na liderança de vendas.

Mesmo com preço elevado, os números de venda da Strada mostram que a picape é um sucesso. A versão de trabalho tem ar mais robusto, com o para-choque em preto. A lista de equipamentos é mediana para uma opção de entrada, mas pode melhorar com os pacotes extras. 

O grande destaque da versão cabine simples é a gigante caçamba, com 1,75m de comprimento e capacidade de levar até 720kg ela é uma excelente opção para quem precisa levar muita coisa. A dupla tem a funcionalidade de levar equipamentos, desde que não muito grandes, e mais de uma pessoa, mesmo que com certo aperto. 

Fiat Strada Endurance Cabine Plus.

O motor é o grande porém, ultrapassado, perde fôlego principalmente em retomadas, onde é necessário reduzir até duas marchas, fazendo o giro subir e o propulsor gritar. A direção hidráulica é um alento para uma versão de trabalho, mas bem que poderia ser a elétrica. 

Para quem vai utilizar picape para trabalho, mesmo com o controverso motor, é uma excelente opção, principalmente frente aos demais concorrentes. Os números estão aí para comprovar. Vale a compra! Nota: 8,0

Ficha Técnica

Motor 1.4 Fire de 88 cavalos.

Motor: 1.4

Potência máxima: 88/95cv 

Torque máximo: 12,4/12,5kgfm 

Transmissão: manual de 5 velocidades

Direção: hidráulica 

Suspensão: independente na dianteira e semi-independente na traseira

Freios: a disco na dianteira e tambor na traseira

Capacidade de carga: 650kg CD e 720 CP

Dimensões (A x L x C x EE): 1.608 x 1.732 x 4.474 x 2.737mm 

Preço: R$ 65.990

Fiat Strada Endurance Cabine Dupla.
Fiat Strada Endurance Cabine Plus.
Fiat Strada Endurance Cabine Plus.
Fiat Strada Endurance Cabine Plus.
4º → Fiat Strada → 80.041 unidades
Fiat Strada Endurance Cabine Dupla.
Fiat Strada Endurance Cabine Dupla.
Fiat Strada Endurance Cabine Dupla.
Fiat Strada Endurance Cabine Dupla.
Fiat Strada Endurance Cabine Dupla.
Fiat Strada Endurance Cabine Dupla.
Fiat Strada Endurance Cabine Dupla.
Fiat Strada Endurance Cabine Dupla.
Fiat Strada Endurance Cabine Dupla.
Fiat Strada Endurance Cabine Dupla.
Fiat Strada Endurance Cabine Dupla.
Fiat Strada Endurance Cabine Dupla.
Fiat Strada Endurance Cabine Dupla.
Fiat Strada Endurance Cabine Dupla.
Fiat Strada Endurance Cabine Dupla.
Fiat Strada Endurance Cabine Dupla.
Fiat Strada Endurance Cabine Dupla. Fotos: Geison Guedes/DP.
Fiat Strada Endurance Cabine Dupla.
Fiat Strada Endurance Cabine Dupla.
Fiat Strada Endurance Cabine Dupla.
Fiat Strada Endurance Cabine Dupla.
Fiat Strada Endurance Cabine Dupla.
Fiat Strada Endurance Cabine Plus.
Fiat Strada Endurance Cabine Plus.
Fiat Strada Endurance Cabine Plus.
Fiat Strada Endurance Cabine Plus.
Fiat Strada Endurance Cabine Plus.
Fiat Strada Endurance Cabine Plus.
Fiat Strada Endurance Cabine Plus.
Fiat Strada Endurance Cabine Plus.
Fiat Strada Endurance Cabine Plus.
Fiat Strada Endurance Cabine Plus.
Fiat Strada Endurance Cabine Plus.
Fiat Strada Endurance Cabine Plus.
Fiat Strada Endurance Cabine Plus.
Fiat Strada Endurance Cabine Plus.
Fiat Strada Endurance Cabine Plus.
Fiat Strada Endurance Cabine Plus.
Fiat Strada Endurance Cabine Plus.
Fiat Strada Endurance Cabine Plus.
Fiat Strada Endurance Cabine Plus.
Fiat Strada Endurance Cabine Plus.
Fiat Strada Endurance Cabine Plus.
Fiat Strada Endurance Cabine Plus.
Fiat Strada Endurance Cabine Plus.
Fiat Strada Endurance Cabine Plus.
Fiat Strada Endurance Cabine Plus.
Fiat Strada Endurance Cabine Plus.
Fiat Strada Endurance Cabine Plus.
Fiat Strada Endurance Cabine Plus.
Fiat Strada Endurance Cabine Plus.
Fiat Strada Endurance Cabine Plus.

Reportar Erro