Altos e baixos

Fiat perde rumo nos preços e ‘mata’ topo de linha flex da Toro na linha 2021

O motor 2.4 foi aposentado e a picape ganha nova central multimídia

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Fiat Toro Ranch 2021. Fotos: Fiat.

A Fiat apresentou a linha 2021 — sim, antes mesmo de acabar o primeiro semestre de 2020 — da Toro. A picape intermediária chega com algumas novidades, nem todas positivas. A maior delas é o fim da opção com motor 2.4 tigershark, que servia como topo de linha com propulsor flex. Além disso, ela ganha nova central multimídia e itens de série. 

Agora, a central multimídia passa a ter tela de sete polegadas e conexão sem fio (Android Auto e Apple CarPlay) com smartphone. Além disso, as duas topo de linha (Ranch e Ultra) contam com sete airbags de série, antes eram vendidos como opcionais. 

A Ultra, topo de linha, ultrapassa os R$ 170 mil.

Os airbags a mais continuam como pacote extra na Volcano, que agora tem apenas opção de motor diesel. Com o fim do propulsor 2.4, a opção mais completa — e que passa longe de ser realmente completa — da Toro com caixa de força flex é a Freedom e seus impressionantes R$ 117.990. Com motor diesel, ela parte de surreais R$ 149.990.

A Freedom é a versão de intermediária da Toro. A de entrada permanece a Endurance, em três configurações — uma mais cara que outra: flex manual (R$ 99.990), flex automática (R$ 105.990) e diesel (R$ 137.990). Se as de entrada estão caras, nem se comparam com as topo de linha. 

Agora, a Volcano conta apenas com versão diesel.

A Volcano parte de irreais R$ 162.990, a Ranch por salgados R$ 169.990 e a Ultra por insanos R$ 171.990. Com o preço dessas três, é possível comprar modelos de entrada e até intermediários de picapes médias, que contam com motores maiores e maior espaço para carga. 

Isso sem falar nos pacotes extras que, dependendo da versão escolhida, podem deixar a Toro até R$ 10 mil mais cara. Um ponto interessante, e bastante raro na Fiat, é que, como os cinco airbags a mais agora são de série na Ranch e na Ultra, as duas não contam mais com opcionais, apenas a cor, algo bem incomum na montadora italiana. 

A central

A nova central multimídia é o grande destaque da linha 2021.

A outra grande novidade da linha 2021 é a central multimídia, disponível de série a partir da Freedom e como opcional nas Endurance. A Toro recebe o UConnect 7”, em referência as sete polegadas da tela. O display é de alta definição (1280×768 pixels) e funciona com uma CPU de 2.1GHz, memória interna de 16GB e RAM de 2GB. 

Mas o maior destaque da central é a conectividade com smartphones, Android Auto e Apple CarPlay, com projeção sem fio via wireless. Com isso, não precisa mais de fio para conectar o celular ao carro, apenas para carregá-lo. Segundo a Fiat, funcionalidades como navegação via Waze e Google Maps, streaming de música e reconhecimento de voz estão mais práticas.

As versões

A Endurance perdeu o status de picape diesel mais barata do país.

A Endurance manual, conta com itens básicos como ar-condicionado e vidros e travas elétricas, as rodas são de aço de 16 polegadas com pneus 215/65. Ela ainda vem com grade de proteção do vidro traseiro e santantônio, direção elétrica, controles de tração e estabilidade, auxiliar de partida em rampa, protetor de caçamba e piloto automático. 

A opção com câmbio automático só acrescenta a transmissão mesmo. Já a configuração com motor 2.0 diesel de 170 cavalos, muda o câmbio para o de nove velocidades e adiciona a tração 4×4, com controle de descida, protetor de cárter e skid plate integrado ao para-choque dianteiro.

A Freedom agora é a “mais completa” com motor flex.

A Freedom ganha volante em couro com aletas para troca de marchas, ar-condicionado dualzone, barras longitudinais no teto, capota marítima, faróis de neblina, porta-escada, retrovisores externos elétricos, rodas de liga leve de 16 polegadas, câmera de ré e sensor de estacionamento. A diesel acrescenta rodas de 17 polegadas com pneus de uso misto. 

A Volcano acrescenta bancos em couro com o regulagem elétrica para o do motorista, painel de instrumentos com tela de sete polegadas, console central com porta-objetos refrigerado, sensor de pressão dos pneus, luz de circulação diurna, chave por sensor, partida remota, rodas de 18 polegadas com pneus 225/60 e sensores crepuscular e chuva.

A Ranch conta com acabamento interno marrom.

A Ranch vem com acabamento diferenciado, com bancos em couro marrom, pintura no mesmo tom na moldura do rádio, saídas de ar, alça da porta e volante. Barra de proteção do vidro traseiro, engate reboque removível traseiro, interior escurecido (revestimento do teto e colunas, alça de segurança, porta-óculos) e para-barros dianteiros e traseiros.

Já a Ultra, vem com o exclusivo dynamic cover, que transforma a caçamba da picape em uma espécie de porta-malas, com mais segurança e melhor vedação contra infiltração de água. A tampa é removível, o que facilita o transporte de objetos maiores que a capacidade quando fechada.

Fiat Toro Freedom 2021.
Fiat Toro Ultra 2021.
Fiat Toro Ultra 2021.
Fiat Toro 2021.
Fiat Toro Ranch 2021.
Fiat Toro Ranch 2021. Fotos: Fiat.
Fiat Toro Endurance 2021.
Fiat Toro Endurance 2021.
Fiat Toro Volcano 2021.

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