Fiat começa reformulação da marca e confirma novos SUVs até 2022
Além disso, a montadora reconfigurará toda a gama, com a utilização de motores turbo e câmbio CVT
“Mezzo brasileira e meio italiana” esse é um dos lemas da Fiat no Brasil. A marca, presente há 44 anos no país, está passando por um importante reposicionamento por aqui. Segundo ela própria, para se conectar ainda mais com um consumidor que mudou, assim como toda a indústria automotiva
Com isso, a montadora promoveu uma profunda evolução para um novo modelo de negócios que, de acordo com ela, muda o foco. Do produto para o cliente, que passa a ser o centro de tudo o que a empresa faz.
Para desenvolver essa estratégia, a Fiat realizou um trabalho extenso, de quase um ano, que envolveu diversas áreas, ligadas a clientes, concessionários e parceiros, e que contou com o suporte da agência Ana Couto Branding.
Segundo o presidente da FCA América Latina, Antonio Filosa, como empresa global, foi um grande desafio reposicionar a marca que soma 44 anos de presença no Brasil. “Por isso fomos atrás de nossa essência, buscamos nossas raízes. A Fiat é pop, encantadora, espontânea e a mais ítalo-brasileira das marcas. Em cima disso, vamos projetar o futuro”, aponta.
Esse reposicionamento resultado um impacto em tudo o que diz respeito à empresa, e está baseado em um planejamento que passa por três pilares fundamentais: novos produtos e tecnologias, experiência do consumidor e comunicação.
Essa renovação já tem resultados visíveis para o público, como a recém-lançada Strada, concessionárias sob novos padrões de excelência instaladas em diversas cidades e uma renovada abordagem de comunicação com os consumidores em todas as mídias. Ainda sim, segundo a marca, o movimento está apenas começando.
Toda essa reformulação terá desdobramentos importantes ao longo dos próximos dois anos, principalmente no que se refere a produtos.
“Poucas marcas são tão identificadas com a paixão, o design e a autenticidade como a Fiat. O reposicionamento é abrangente, fundamentado em entregas concretas ao consumidor, e passa pelo resgate de características genuinamente nossas como a paixão em tornar o design italiano e a tecnologia de ponta acessíveis para todos”, aponta Filosa.
De acordo com Herlander Zola, diretor do brand Fiat e operações comerciais Brasil, o reposicionamento estratégico da Fiat é um esforço de muitas áreas e disciplinas dentro da FCA, indo além do marketing e da área comercial, engajando também design, qualidade, engenharia e desenvolvimento de produto.
“Os três pilares foram estrategicamente escolhidos por representarem todos pontos de contato da Fiat com o consumidor. Muito mais do que apenas uma mudança visual da marca, queremos criar uma nova proposta de valor sob a ótica da experiência única do cliente”, explica.
O grande foco, claro, são novos produtos, que chegarão ao mercado brasileiro nos próximos anos, além das renovações de modelos atuais, que começou com a nova Strada. Além disso, a picape compacta inaugurou a nova logomarca da empresa — sim, mais uma vez a Fiat alterou seu logo.
Agora, e nos próximos lançamentos da marca, a empresa utilizará um logoscript, ou seja, a identificação da marca será apenas pelo nome estilizado. Na Strada, ele foi estampado na grade frontal e deve servir de inspiração para os próximos modelos. Além disso, a marca também utilizará um Fiat Flag, ícone com quatro linhas que homenageia a origem italiana da montadora.
O presidente do grupo, confirma que o primeiro SUV da Fiat chegará ao mercado brasileiro em 2021 e que o segundo utilitário está confirmado para o começo de 2022. Lembrando que eles devem seguir o estilo visual do conceito Fastback apresentado no Salão do Automóvel de 2018.
Além deles, Filosa afirma que nesse meio tempo, a Fiat apresentará versões reconfiguradas de Argo, Cronos, Mobi e Toro. A expectativa é que eles recebão os motores turbo de três e quatro cilindros, assim como o câmbio automático do tipo CVT, já confirmados pela marca, basta saber em quais modelos ou versões.
Todos eles terão em comum a forte conectividade, com a nova central multimídia UConnect 7, lançado na Strada e já presente na Toro, que conta com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple Carplay.
Outra grande novidade que desembarcará no Brasil é a nova geração do clássico 500, mas em uma versão nunca antes vista, totalmente elétrico. O icônico hatch compacto mantém seus famosos traços em conjunto com o moderno sistema de propulsão elétrico. A marca não confirmou quando exatamente o 500e chega ao país.