Pequeno eletrizante

Fiat apresenta 3ª geração do 500, agora 100% elétrico e confirmado para o Brasil

O pequeno que faz sucesso há mais de 60 anos deve desembarcar por aqui ainda este ano

acessibilidade:
Fiat 500 elétrico. Fotos: Fiat.

Com mais de 60 anos de história, o Fiat 500 chega a terceira geração renovado e totalmente elétrico. O pequeno, acaba de ser apresentado na Europa e é o primeiro do grupo FCA (Fiat Chrysler) a não contar com motor a combustão. Além disso, ele já está com visto confirmado para o Brasil, tem tudo para chegar aqui ainda este ano. 

Equipado com um motor elétrico de 87kW que gera 118 cavalos, o pequeno tem velocidade máxima limitada em 150km/h. Ainda assim, a aceleração no 0 a 100km/h é de bons nove segundos. De acordo com a marca, as baterias de íons de lítio de 42kWh garantem uma autonomia de até 320 quilômetros. 

O modelo mantém o estilo clássico do 500.

Ainda segundo a Fiat, o novo 500 é equipado com um sistema de carregamento rápido, o que facilitará o “abastecimento”. São necessários apenas cinco minutos para uma reserva de energia suficiente para percorrer 50 quilômetros, necessário para o um uso diário médio. Além disso, ele leva apenas 35 minutos para alcançar 80% de carga da bateria.

Um ponto interessante é que o 500 conta com um carregador diferente. Batizado de Easy Wallbox, ele foi desenvolvido pela Engie EPS e tem o intuito de otimizar o carregamento doméstico utilizando uma tomada usual. Ele permite estabilizar a energia de casa de até 3kW, podendo ser atualizado para 7,4kW, o que permitiria um carregamento total em seis horas. 

Interior bem minimalista.

O novo 500 conta com três modos de condução: Normal, Range e Sherpa. O primeiro, obviamente, é o comum, onde o motorista tem total controle do carro. Os outros dois alteram bastante as funções do veículo. 

Com o Range é é possível dirigir o veículo praticamente só com o pedal do acelerador. Ao liberá-lo, irá causar uma desaceleração maior do que em um veículo a combustão normal, quase como se fosse pressionado o pedal do freio, que deve ser usado apenas para parar completamente o carro. 

O elétrico contam com modos de condução avançados.

Já o Sherpa, otimiza ainda mais a economia de energia. Ele ajusta parâmetros como velocidade máxima (limitada a 80km/h), resposta do acelerador e desativação do ar-condicionado e bancos aquecidos (o motorista tem a opção de ativá-los).

Além de ser eletrificado, o novo 500 conta com direção autônoma de nível 2 que conta com monitoramento de câmera frontal, longitudinal e lateralmente, piloto automático adaptativo e inteligente (freia ou acelera em resposta a qualquer obstáculo: carros, ciclistas, pedestres) e auxiliar de permanência em faixa. 

Como de costume, espaço para quatro pessoas.

Outros itens presentes no modelo são o Intelligent Speed ​​Assist, que lê os limites de velocidade, monitoramento de ponto cego, alerta de fadiga e sensores de estacionamento 360​​°.

O 500 será o primeiro veículo do grupo FCA a contar com o novo sistema infotainment UConnect 5. Com tela de 10,25 polegadas, a central utiliza sistema operacional Android Auto, que facilita o uso de aplicativos e widgets. Além disso, ele conta com conexão sem fio com smartphones, inclusive para Apple CarPlay.

O 500 é o primeiro veículo 100% elétrico do grupo ítalo-americano.

O sistema infotainment conta também com o módulo Telematic Box que agrega diversos serviços de tecnologia, segurança e concierge. Entre eles, My Assistant, que conecta o cliente a um assistente para solicitar ajuda em caso de avaria e receber suporte para resolver qualquer problema. My Car, que verifica o estado do carro. 

My Remote, que possibilita verificar nível da bateria, agendar o carregamento, encontrar o carro, trancar e destrancar as portas, acender e apagar as luzes e programar o sistema de ar-condicionado. My Wi-Fi, que permite o acesso de até oito dispositivos à Internet e permite interação com o veículo por meio da assistência por voz da Amazon Alexa.

Ele também inaugura o novo sistema multimídia com maior conectividade.

My Navigation que, através do app móvel, é possível enviar o destino para a navegação do carro, identificar a rota e radares de velocidade, verificar as condições de trânsito e do clima, visualizar pontos de carregamento, além de atualizar os mapas pelo wi-fi. E o My Theft Assistance, que informa imediatamente os clientes em caso de roubo do veículo.

Para a nova geração, o 500 está maior. Utilizando uma nova plataforma, ele ficou 60mm mais largo e comprido, a distância entre-eixos cresceu em 20mm e as rodas são maiores e mais afastadas. Ainda assim, ele tem menos de quatro metros, como um bom city car. 

Estilo cabrio é um charme a mais do elétrico.

Falando em estilo, como é de se esperar de um veículo icônico, o novo 500 mantém o perfil do modelo lançado em 1957. A frente é vertical como na primeira geração e ele conta com faróis circulares, mas pouco mais elípticos. Além disso, o símbolo da Fiat foi substituído pelo novo logo do próprio carro, o da marca vai na traseira. 

Por dentro, a grande tela da central multimídia chama a atenção. O resto do painel é bem minimalista, seguindo um lado mais clean. O que destoa é o excesso de logos da Fiat nos bancos. Outro ponto interessante é o charme do estilo cabrio, onde o teto se abre completamente.

Fiat 500 elétrico. Fotos: Fiat.
Fiat 500 elétrico.
Fiat 500 elétrico.
Fiat 500 elétrico.
Fiat 500 elétrico.
Fiat 500 elétrico.
Fiat 500 elétrico.
Fiat 500 elétrico.
3º → Fiat → 76.137 unidades (14,30%)
Fiat 500 elétrico.
Fiat 500 elétrico.
Fiat 500 elétrico.
Fiat 500 elétrico.
Fiat 500 elétrico.
Fiat 500 elétrico.
Fiat 500 elétrico.
Fiat 500 elétrico.
Fiat 500 elétrico.
Fiat 500 elétrico.
Fiat 500 elétrico.

Reportar Erro