Mais Lidas

Tecnologias inovadoras

FCA se junta a outras empresas e ao FIEMG LAB para acelerar startups

Na primeira fase do programa, serão selecionadas 50 startups

acessibilidade:
FCA irá investir em startups. Foto: FCA

A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) firmou parceria com o FIEMG Lab, hub de inovação aberta e aceleração de startups da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). A FCA é uma das empresas madrinhas do programa, junto com outras do Brasil e do mundo. 

Com o intuito de contribuir com a transformação do futuro da indústria. A marca, além de disponibilizar know-how, informações estratégicas e recursos, participará ativamente no processo de aceleração, incluindo avaliação das startups, mentorias, aceleração de projeto interno, provas conceito e desafios de inovação aberta.

O edital de chamada para as startups participarem do programa será lançado no segundo semestre. Na primeira fase da aceleração, serão selecionadas 50 startups com soluções industriais, as chamadas indtechs. 

No total, são três etapas com duração de 12 meses. No cronograma de atividades da FCA, também está previsto o lançamento de dois desafios, com foco em Manufatura e Supply Chain.

“Participar do FIEMG Lab é mais um passo importante para garantir a competitividade. Inovar é questão de sobrevivência. Precisamos aproveitar a conexão com as startups para identificar novas oportunidades para nos tornarmos ainda mais eficientes, revisando práticas de gestão e produção”, afirma Armando Carvalho, head de business development da FCA para a América Latina.

No período de 2019-2020, correspondente à segunda jornada, o FIEMG Lab acelerou 50 startups, promoveu cerca de R$ 7 milhões em negócios e 89 implantações de tecnologias de startups na indústria. A expectativa é de que na terceira jornada, da qual a FCA faz parte junto com outras madrinhas, os resultados serão ainda mais impactantes.

“O programa busca acelerar tecnologias e negócios para transformar o futuro da indústria de Minas Gerais e do Brasil. Ter a FCA, uma das maiores montadoras do mundo, como uma de nossas madrinhas, completa toda uma cadeia de valor, da mineração ao setor automotivo, gerando complementaridade e oportunidades extraordinárias de negócio”, ressalta Mariana Yazbeck, gerente do FIEMG Lab.