Boas ações

FCA já consertou 80 respiradores destinados a unidades de saúde

O grupo ítalo-americano ainda está reparando outros 250 equipamentos

acessibilidade:
FCA já concertou 80 respiradores. Foto: FCA.

Em dois meses, a Fiat Chrysler Automóveis (FCA) já consertou 80 dos 330 respiradores recebidos nas fábricas de Betim (MG) e Goiana (PE). No total, cerca de 30 hospitais de 20 municípios de Alagoas, Amapá, Minas Gerais, Paraíba e Pernambuco receberam seus equipamentos de volta, em plena condição de uso. 

A iniciativa faz parte de um amplo programa de ações realizado pela empresa, para auxiliar no combate ao novo coronavírus. Cerca de 40 colaboradores voluntários da montadora participam do conserto dos equipamentos, essenciais no tratamento de pacientes com Covid-19. Outros 20 respiradores aguardam os testes finais para liberação aos hospitais. 

“Cada aparelho recuperado pode salvar até dez vidas. É muito gratificante participar dessa iniciativa, utilizando nossos conhecimentos em benefício da saúde. A pandemia nos mostra o quanto é fundamental a capacidade de adaptação e reinvenção diante das crises. E é isto que estamos fazendo”, afirma Leonardo Amaral, gerente de assuntos regulatórios e compliance da FCA e responsável pela coordenação da força-tarefa.

Segundo a marca, o tempo de reparação dos aparelhos varia bastante, pois os problemas vão desde a uma simples troca de bateria, a componentes mais específicos. Com isso, a FCA afirma que a busca por peças de reposição transforma-se em uma corrida contra o tempo. Atualmente, 110 equipamentos encontram-se nessa situação. 

“Equipamentos industrial e médico possuem componentes bem similares. Muitos dos nossos fornecedores estão sendo acionados. Em vez de fabricar peças para os sistemas dos automóveis, a demanda é para os respiradores. Estamos todos aprendendo juntos”, completa Amaral.

Nas fábricas da Fiat e da Jeep, os aparelhos são higienizados e reparados em laboratórios, que foram especialmente organizados para essa nova atividade. Antes da devolução aos hospitais, cada equipamento é calibrado e certificado, de acordo com normas técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Todo respirador também recebe laudo técnico assinado por engenheiros clínicos de empresas especializadas.

A força-tarefa para consertar os aparelhos foi criada pelo Senai e pelo Ministério da Economia, em parceria com grandes indústrias instaladas no país. Estima-se que o Brasil possua cerca de 65,2 mil aparelhos respiratórios, mas em torno de 3,6 mil estão inoperantes e necessitam de reparos.

Desde maio, o Senai Pernambuco passou a trabalhar lado a lado com a equipe da FCA no laboratório do Polo Automotivo Jeep. Além de garantir a troca de conhecimentos, a mudança também contribuiu para aumentar a capacidade de atendimento e agilizar a aquisição das peças necessárias para o conserto dos aparelhos. 

“Com a unificação das equipes, conseguimos reduzir gargalos na manutenção e calibração das máquinas, ganhando mais eficiência e agilizando a devolução desses aparelhos tão importantes nesse momento”, destaca Mateus Marchioro, gerente de montagem da Jeep e responsável pela ação.

Reportar Erro