Coronavírus

FCA, Honda, PSA, Renault e BMW também irão suspender a produção no Brasil

Os cinco grupos se juntam a outras oito montadoras que também irão parar por causa do Covid-19

acessibilidade:
Mais sete montadoras paralisam produção no Brasil.

Mais sete marcas irão parar a produção no Brasil por causa do Coronavírus. Honda, BMW, Renault, FCA com Fiat e Jeep e PSA com Peugeot e Citroën, também irão suspender as atividades de suas fábricas. Elas se juntam a outras oito montadoras que já haviam decidido parar. 

A FCA já havia iniciado a diminuição gradual da produção em suas fábricas no Brasil (Betim/MG, Goiana/PE e Campo Largo/PR). A paralisação total está prevista para ocorrer até 27 de março, com previsão de retorno para o dia 21 de abril.

O grupo ítalo-americano também informou que adiou todos os eventos e ações de produto previstos em toda a América Latina. Com isso, o lançamento da Strada, que havia sido confirmado para os 7 de abril, será adiado ainda sem data definida. 

A Honda irá parar a produção na próxima quarta-feira (25) nas plantas de Sumaré e Itirapina, ambas em São Paulo, com retorno previsto para 14 de abril, mas que pode ser prorrogado até o dia 27 do próximo mês. 

Segundo a japonesa, durante esse período, os colaboradores envolvidos diretamente no processo produtivo entrarão em férias coletivas. Para os colaboradores que desempenham atividades administrativas vem sendo adotado o regime de home office. 

Por enquanto, em relação à planta de motocicletas, em Manaus (AM), as atividades produtivas seguem operando. De acordo com a marca, a parada da produção é uma alternativa em avaliação, em resposta ao provável avanço na disseminação do vírus no estado do Amazonas.

Já a BMW irá suspender a produção na planta de Araquari (SC) a partir de 30 de março, com retorno previsto para o dia 22 de abril. Segundo a alemã, os colaboradores das áreas administrativas já praticam home-office.

Assim como a Honda, a BMW está analisando a situação do Amazonas para decidir se para, ou não, a produção da planta de motocicletas em Manaus. Enquanto a linha de montagem continua em funcionamento, o grupo alemão afirma que estão sendo tomadas medidas unificadas de saúde e segurança.

O grupo PSA inicia a paralisação da produção da planta de Porto Real na próxima segunda-feira (23). A suspensão deve durar cerca de um mês até 21 de abril, quando a produção deve ser reiniciada, dependendo da futura situação no país.

Outra francesa, a Renault, também irá suspender a produção da sua planta, em São José dos Pinhais (PR). A parada começa na próxima quarta-feira (25) e vai até 14 de abril. 

Reportar Erro