Capacitação aprimorada

FCA cria parceria para realizar Residência Tecnológica em Pernambuco

O programa será feito em conjunto como governo local e a universidade estadual

acessibilidade:
Juliana Coelho, gestora do Polo Automotivo Jeep, assina o acordo com o governo de Pernambuco. Foto: FCA.

A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) firmou nesta sexta- feira (04/09) uma parceria com o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), e com a Universidade Estadual de Pernambuco (UPE), através da Fundação de Amparo à Pesquisa de Pernambuco (Facepe) para a realização de um Programa de Residência Tecnológica em Ciência de Dados para o Setor Automotivo. 

O projeto visa ampliar o conhecimento e aplicações práticas da análise de dados tanto para a Jeep quanto para o ecossistema do qual faz parte, visando o desenvolvimento do know-how específico da indústria automotiva. O programa terá oito meses de duração.

“A inovação está no DNA da FCA e esse modelo de inovação colaborativa nos ajuda a acelerar nossos processos e a criar oportunidades de desenvolvimento, que demandam competências e conhecimentos dos quais nem sempre dispomos”, aponta Juliana Coelho, gestora do Polo Automotivo Jeep.

Durante a cerimônia de assinatura do programa, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, lembrou a parceria entre o estado e a Jeep, desde a inauguração do Polo Automotivo, há cinco anos, 

“Essa é uma nova etapa na qual a parceria entre a Universidade de Pernambuco e a Jeep está com o olhar voltado para formar pessoas com foco em pesquisa, inovação e sustentabilidade de uma indústria que hoje faz parte do desenvolvimento de Pernambuco”, destacou.

O programa de residência é fruto de uma proposta apresentada pela FCA e aprovada por meio do edital PITEC 13/2019 da Facepe. A residência tecnológica em ciência e análise de dados foi formatada pela UPE para atender demandas específicas da planta Jeep, localizada em Goiana, para desenvolver soluções inovadoras por meio de análise de dados coletados da fábrica. 

“Estamos dando continuidade a parceria com a Jeep e consolidando cada vez mais a qualificação de profissionais dentro do ecossistema de Pernambuco”, comemora Pedro Falcão, reitor da UPE. 

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação destaca o trabalho conjunto das instituições para o fortalecimento do setor. 

“A importante e inédita iniciativa vai permitir a criação de um ambiente propício para o desenvolvimento de soluções inovadoras em Pernambuco. O Instituto de Inovação Tecnológica da UPE, localizado no Parqtel, vai disponibilizar uma estrutura de qualidade para os residentes, com todo o suporte necessário para que essa parceria garanta maior competitividade para a empresa” afirma.

Serão formados oito residentes e quatro colaboradores da FCA, os quais serão, ao mesmo tempo, alunos do curso e mentores dos residentes. O programa vai mesclar atividades acadêmicas gerenciadas pela UPE e atividades práticas desenvolvidas dentro da fábrica da Jeep, com desafios reais da manufatura. 

“Mobilizar parceiros em um processo de cocriação para o desenvolvimento de soluções nos traz agilidade e vantagens competitivas em um mercado em transformação acelerada”, acrescenta Juliana.

As aulas teóricas serão ministradas de forma virtual. Para as atividades presenciais, além da planta Jeep, o grupo vai contar também com a estrutura do Instituto de Inovação Tecnológica da UPE, localizado no Parqtel. 

As inscrições para a seleção dos residentes estão abertas até o dia 16 de outubro. A aula inaugural está prevista para o início de dezembro. Todos receberão certificado de Especialista em Ciências de Dados (lato sensu) pela Universidade de Pernambuco. 

A iniciativa integra o “Ecossistema de Inovação FCA”, um circuito interconectado e totalmente localizado em Pernambuco para o desenvolvimento de soluções aplicada às áreas de Manufatura 4.0 e desenvolvimento de softwares para veículos da FCA vendidos em todo o mundo. 

Este ecossistema compreende recursos de pesquisa e desenvolvimento próprios da FCA e de parceiros. Seus resultados transformam Pernambuco em um centro de inteligência automotiva, integrado aos centros de pesquisa e desenvolvimento que a FCA mantém na Europa e Estados Unidos.

Reportar Erro