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Fábrica da Stellantis em Betim inicia produção da nova família de motores do grupo

O Polo Automotivo Fiat recebeu investimentos de R$ 400 milhões para produzir os novos propulsores

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Fábrica da Stellantis em Betim inicia produção da nova família de motores do grupo. Foto: Stellantis.

Em 2019, a Stellantis, até então apenas Fiat Chrysler, anunciou uma nova fábrica de motores no Polo Automotivo Fiat de Betim, na grande Belo Horizonte, em Minas Gerais. Agora, o grupo ítalo-americano-francês, anuncia o início da produção dos novos propulsores, batizados de GSE Turbo.  

Com investimentos de R$ 400 milhões e mais R$ 100 milhões previstos ainda para este ano, a nova fábrica tem capacidade inicial de produção de 100 mil unidades por ano. Segundo o grupo, esta é a primeira fase da planta, que já começa a fabricar o motor de quatro cilindros turbo e, ainda em 2021, iniciará a produção do propulsor de três cilindros.

Com o início da operação da nova planta, Betim torna-se o maior centro de produção de powertrain da América Latina, com capacidade anual de 700 mil motores e 500 mil transmissões. Segundo a Stellantis, a integração produtiva da nova unidade com as linhas dos motores Fire e Firefly promove alta sinergia de gestão, manutenção, logística e expertise técnica.

“A Stellantis abre uma nova era para nossa presença sustentável na América Latina e o início da produção desse motor de classe mundial é uma grande notícia para a economia brasileira. Estou convencido de que nossos talentosos e comprometidos funcionários farão o possível para garantir a satisfação de nossos clientes”, aponta Calos Tavares, CEO da Stellantis em sua primeira visita ao Brasil desde a criação do novo grupo em janeiro.

Com 12 mil metros quadrados de área produtiva, a nova planta possui duas linhas de usinagem, que compreendem cabeçote e bloco de motor, e uma linha de montagem, dividida em três ciclos: cabeçote, short block e long block. 

O projeto teve início em 2019 e, seguindo as tendências da Indústria 4.0, as análises técnicas do layout produtivo foram realizadas em 3D, com uso de ferramentas de virtualização para criar e testar os processos de manufatura antes da instalação física.

De acordo com o Grupo, a realidade virtual também foi empregada para simular a operação de equipamentos e máquinas, em um trabalho integrado com fornecedores para garantir qualidade e eficiência, além da ergonomia correta dos operadores. Com tecnologias de alta eficiência e desempenho, a fábrica adota as melhores práticas de manufatura já existentes em unidades fabris do grupo na Europa e na China. 

“Para garantir os melhores padrões mundiais de qualidade, realizamos benchmarks globais que, somados ao conhecimento acumulado ao longo de 44 anos de atividade do Polo Automotivo de Betim, tornam a nova fábrica de motores uma referência global”, destaca o diretor de Manufatura da Stellantis para a América do Sul, Pierluigi Astorino.

Segundo a Stellantis, os novos motores apresentaram maior economia de combustível, melhor desempenho e menor emissões de CO2. A nova família GSE Turbo é composta pelos motores T3 (1.0l) e T4 (1.3l), ambos disponíveis nas versões flex e gasolina. 

Na versão gasolina, o motor de 4 cilindros e trem de válvulas 4V MultiAir III 1.3 (cilindrada de 1.332cm³) conta com uma potência de 180 cavalos, 27,5kgfm de torque e taxa de compressão de 10.5:1. Eles contam com tecnologia MultiAir, presentes em outros propulsores do grupo. 

O sistema eletro-hidráulico permite o controle totalmente flexível da duração e da elevação das válvulas de admissão, além do controle de carga do motor sem gerar perdas de bombeamento e contribuindo para reduzir o consumo de combustível do motor em operações de baixa e média carga.

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