Renovada e cara

Errou na mão, Mitsubishi apresenta nova L200 com preços surreais

A picape recebe um facelift profundo e supera, e muito, os R$ 200 mil na topo de linha

acessibilidade:
Mitsubishi L200 Triton Sport 2021. Fotos: Mitsubishi.

Em 2017, a Mitsubishi apresentou a nova geração da L200 Triton Sport, agora, pouco mais de três anos depois, a picape recebe um profundo facelift, com grandes mudanças visuais e, principalmente, de preços. A japonesa chega em três versões e encareceu até R$ 27 mil, dependendo da configuração. 

O que vai totalmente contrário a proposta que a Mitsubishi sempre teve com a L200, de ser mais barata que os principais concorrentes. Para se ter ideia, a versão 2020, que já estava cara, partia de R$ 152.990 na GLX. Agora, ela nem existe mais na 2021, que parte da GLS. 

A picape chega em três versões.

Com isso, a versão de entrada parte de insanos R$ 188.990, o que é R$ 23 mil a mais que a opção 2020. A topo de linha está ainda mais insana. A HPE-S agora parte de surreais R$ 232.990, ou seja, R$ 27 mil a mais que a anterior. A intermediária HPE também superou — e muito — a barreira dos R$ 200 mil, saindo por R$ 212.990. 

A única ressalva é que, como de costume, a marca manterá as versões anteriores como opções de menor custo da L200, com o nome Triton Outdoor. Ao todo, são outras quatro configurações entre automáticas e manuais e que variam de R$ 152.990 a R$ 205.990. 

Interior mudou pouca coisa, apenas volante e central multimídia.

Com esses valores absurdos, é de se pensar que a nova L200 Triton Sport chega repleta de novidades. Não é exatamente isso que acontece. Além do novo visual global da marca, a picape ganha um novo câmbio e alguns itens de segurança. Mas nada que justifique o preço exorbitante que a Mitsubishi está pedindo nela. 

Mais segura

Apenas a versão topo de linha ganha itens de segurança.

O grande destaque, entre as novidades da picape feita em Catalão (GO), é o sistema de alerta e auxiliar de frenagem. Por por meio de sensores e câmeras ele monitora a velocidade atual da caminhonete e consegue identificar se um obstáculo está se aproximando de forma muito rápida, alertando o motorista ou realizando a frenagem de forma autônoma. A L200 é a terceira picape da categoria com esse auxiliar. 

O problema é que o sistema, assim como os alertas de tráfego traseiro, de mudança de faixa e de ponto cego e o farol alto automático estão disponíveis apenas na topo de linha. Ou seja, mesmo custando insanos R$ 212 mil, a intermediária HPE não conta com esses equipamentos. A única novidade dela neste quesito é o acréscimo de mais cinco airbags. 

Novo câmbio

O câmbio ganhou uma marcha, pelo preço, deveria ser mais.

O conjunto mecânico da linha 2021 da L200 conta com uma novidade, o câmbio automático passa de cinco para seis marchas. De resto, os mesmos equipamentos. O motor diesel é o 2.4 de 190 cavalos e 43,9kgfm de torque. A direção continua hidráulica e o sistema 4×4 é o moderno Super Select 4WD-II (SS4-II) com quatro modos diferentes: 2H, 4H, 4HLc e 4HLLc. 

O 2H é o clássico 4×2, para estradas e vias públicas. O 4H é ideal para estradas e pisos irregulares, inclusive asfalto, serras e em condição de chuva, ele distribui automaticamente a tração entre os eixos dianteiro e traseiro, por meio do diferencial central. O 4HLc é voltado para terrenos acidentados com superfícies de baixa aderência. E o 4LLc para subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama.

O sistema 4×4 continua o moderno SS4-II.

Ela ainda conta com sistema ativo de controle de tração, que monitora a rotação das rodas e atua desacelerando a que tem menos aderência, enviando a tração para a roda melhor apoiada ao solo, além de controlar o torque do motor para evitar escorregamentos.

Uma novidade do SS4-II é controle de descida em rampas. Por meio dele, a picape é capaz de descer ladeiras íngremes mesmo com baixa aderência, sem que o motorista precise pisar no freio ou no acelerador, apenas controlando a velocidade entre 2 e 20km/h pelos botões no volante.

Apenas os faróis são em LED.

A nova L200 Triton Sport conta com suspensão independente na dianteira e com eixo rígido na traseira. Os ângulos de entrada, saída e brake over, são de 32º, 23º e 25º respectivamente, a capacidade de travessia em trechos alagados é de 600mm de profundidade.

A grande mudança

A picape adota o padrão visual mundial da marca.

Como já falamos, a principal novidade da linha 2021 da L200 é a mudança visual. Ela traz  o novo conceito de design mundial da marca, o Advanced Dynamic Shield, identidade visual presente na Pajero Sport e no Eclipse Cross. Por fora, a dianteira foi totalmente redesenhada. 

Agora, a grade é em alumínio, acompanhando as molduras do para-choque em cromado no formato de bumerangue. O capô tem vincos pronunciados e está mais elevado. O novo conjunto óptico conta com faróis mais afilados. As versões HPE e HPE-S, são equipadas com faróis de neblina. Nem na topo de linha as luzes são full LED, apenas os faróis baixo e alto. 

Lanternas no estilo Pajero Sport.

Nas versões HPE e HPE-S os retrovisores têm rebatimento elétrico com luz de seta, capa cromada e desembaçador. As maçanetas são cromadas e há estribos laterais para facilitar o acesso. Na traseira, o para-choque é novo e conta com degrau de acesso à caçamba. As lanternas foram redesenhadas e são de LED na topo de linha. 

Por dentro, as únicas mudanças focam a tela da central multimídia, que é de sete polegadas, conta com conectividade com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay, mas não é da própria Mitsubishi, mas sim da JBL. O volante também foi renovado, com novo desenho, mas mantendo as gigantes borboletas para troca de marcha.

48º → Mitsubishi L200 → 9.480 unidades
Mitsubishi L200 Triton Sport 2021.
Mitsubishi L200 Triton Sport 2021.
Mitsubishi L200 Triton Sport 2021.
Mitsubishi L200 Triton Sport 2021.
Mitsubishi L200 Triton Sport 2021.
Mitsubishi L200 Triton Sport 2021.
Mitsubishi L200 Triton Sport 2021.
Mitsubishi L200 Triton Sport 2021.
Mitsubishi L200 Triton Sport 2021.
Mitsubishi L200 Triton Sport 2021.
Mitsubishi L200 Triton Sport 2021.
Mitsubishi L200 Triton Sport 2021.
Mitsubishi L200 Triton Sport 2021.
Mitsubishi L200 Triton Sport 2021.
Mitsubishi L200 Triton Sport 2021. Fotos: Mitsubishi.
Mitsubishi L200 Triton Sport 2021.
Mitsubishi L200 Triton Sport 2021.
Mitsubishi L200 Triton Sport 2021.
Mitsubishi L200 Triton Sport 2021.
Mitsubishi L200 Triton Sport 2021.
Mitsubishi L200 Triton Sport 2021.
Mitsubishi L200 Triton Sport 2021.
Mitsubishi L200 Triton Sport 2021.
Mitsubishi L200 Triton Sport 2021.
Mitsubishi L200 Triton Sport 2021.
Mitsubishi L200 Triton Sport 2021.
Mitsubishi L200 Triton Sport 2021.
Mitsubishi L200 Triton Sport 2021.
Mitsubishi L200 Triton Sport 2021.

 

Reportar Erro