Errou na mão, Mitsubishi apresenta nova L200 com preços surreais
A picape recebe um facelift profundo e supera, e muito, os R$ 200 mil na topo de linha
Em 2017, a Mitsubishi apresentou a nova geração da L200 Triton Sport, agora, pouco mais de três anos depois, a picape recebe um profundo facelift, com grandes mudanças visuais e, principalmente, de preços. A japonesa chega em três versões e encareceu até R$ 27 mil, dependendo da configuração.
O que vai totalmente contrário a proposta que a Mitsubishi sempre teve com a L200, de ser mais barata que os principais concorrentes. Para se ter ideia, a versão 2020, que já estava cara, partia de R$ 152.990 na GLX. Agora, ela nem existe mais na 2021, que parte da GLS.
Com isso, a versão de entrada parte de insanos R$ 188.990, o que é R$ 23 mil a mais que a opção 2020. A topo de linha está ainda mais insana. A HPE-S agora parte de surreais R$ 232.990, ou seja, R$ 27 mil a mais que a anterior. A intermediária HPE também superou — e muito — a barreira dos R$ 200 mil, saindo por R$ 212.990.
A única ressalva é que, como de costume, a marca manterá as versões anteriores como opções de menor custo da L200, com o nome Triton Outdoor. Ao todo, são outras quatro configurações entre automáticas e manuais e que variam de R$ 152.990 a R$ 205.990.
Com esses valores absurdos, é de se pensar que a nova L200 Triton Sport chega repleta de novidades. Não é exatamente isso que acontece. Além do novo visual global da marca, a picape ganha um novo câmbio e alguns itens de segurança. Mas nada que justifique o preço exorbitante que a Mitsubishi está pedindo nela.
Mais segura
O grande destaque, entre as novidades da picape feita em Catalão (GO), é o sistema de alerta e auxiliar de frenagem. Por por meio de sensores e câmeras ele monitora a velocidade atual da caminhonete e consegue identificar se um obstáculo está se aproximando de forma muito rápida, alertando o motorista ou realizando a frenagem de forma autônoma. A L200 é a terceira picape da categoria com esse auxiliar.
O problema é que o sistema, assim como os alertas de tráfego traseiro, de mudança de faixa e de ponto cego e o farol alto automático estão disponíveis apenas na topo de linha. Ou seja, mesmo custando insanos R$ 212 mil, a intermediária HPE não conta com esses equipamentos. A única novidade dela neste quesito é o acréscimo de mais cinco airbags.
Novo câmbio
O conjunto mecânico da linha 2021 da L200 conta com uma novidade, o câmbio automático passa de cinco para seis marchas. De resto, os mesmos equipamentos. O motor diesel é o 2.4 de 190 cavalos e 43,9kgfm de torque. A direção continua hidráulica e o sistema 4×4 é o moderno Super Select 4WD-II (SS4-II) com quatro modos diferentes: 2H, 4H, 4HLc e 4HLLc.
O 2H é o clássico 4×2, para estradas e vias públicas. O 4H é ideal para estradas e pisos irregulares, inclusive asfalto, serras e em condição de chuva, ele distribui automaticamente a tração entre os eixos dianteiro e traseiro, por meio do diferencial central. O 4HLc é voltado para terrenos acidentados com superfícies de baixa aderência. E o 4LLc para subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama.
Ela ainda conta com sistema ativo de controle de tração, que monitora a rotação das rodas e atua desacelerando a que tem menos aderência, enviando a tração para a roda melhor apoiada ao solo, além de controlar o torque do motor para evitar escorregamentos.
Uma novidade do SS4-II é controle de descida em rampas. Por meio dele, a picape é capaz de descer ladeiras íngremes mesmo com baixa aderência, sem que o motorista precise pisar no freio ou no acelerador, apenas controlando a velocidade entre 2 e 20km/h pelos botões no volante.
A nova L200 Triton Sport conta com suspensão independente na dianteira e com eixo rígido na traseira. Os ângulos de entrada, saída e brake over, são de 32º, 23º e 25º respectivamente, a capacidade de travessia em trechos alagados é de 600mm de profundidade.
A grande mudança
Como já falamos, a principal novidade da linha 2021 da L200 é a mudança visual. Ela traz o novo conceito de design mundial da marca, o Advanced Dynamic Shield, identidade visual presente na Pajero Sport e no Eclipse Cross. Por fora, a dianteira foi totalmente redesenhada.
Agora, a grade é em alumínio, acompanhando as molduras do para-choque em cromado no formato de bumerangue. O capô tem vincos pronunciados e está mais elevado. O novo conjunto óptico conta com faróis mais afilados. As versões HPE e HPE-S, são equipadas com faróis de neblina. Nem na topo de linha as luzes são full LED, apenas os faróis baixo e alto.
Nas versões HPE e HPE-S os retrovisores têm rebatimento elétrico com luz de seta, capa cromada e desembaçador. As maçanetas são cromadas e há estribos laterais para facilitar o acesso. Na traseira, o para-choque é novo e conta com degrau de acesso à caçamba. As lanternas foram redesenhadas e são de LED na topo de linha.
Por dentro, as únicas mudanças focam a tela da central multimídia, que é de sete polegadas, conta com conectividade com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay, mas não é da própria Mitsubishi, mas sim da JBL. O volante também foi renovado, com novo desenho, mas mantendo as gigantes borboletas para troca de marcha.