Teste da Vez

Equinox e seu estilão americano, testamos o SUV médio da Chevrolet

Com porte grandalhão, o utilitário manda bem em quase todos os aspectos

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Chevrolet Equinox Premier 1.5 turbo. Fotos: Geison Guedes/DP.

Quando a Chevrolet apresentou o Equinox, dentre vários fatores, o que mais chamou a atenção foi o motor. O SUV médio utilizava um 2.0 de 262 cavalos (o mesmo do Camaro de entrada nos Estados Unidos). Há época, o modelo contou apenas com uma versão, a Premier. Para tentar alavancar as vendas, a marca apresentou, no fim de 2019, outras opções. 

Agora, o utilitário conta com quatro versões com duas opções de motor e câmbio. Testamos a Premier, a topo de linha, com o novo propulsor 1.5 turbo de 172 cavalos (isso mesmo, 90 cavalos a menos que o 2.0) e transmissão de seis velocidades. De resto, é tudo igual ao modelo com a caixa de força mais forte. Com a 1.5, ele sai por R$ 168.590.

Estilo tipicamente dos SUVs americanos.

O visual não foi alterado, por não se tratar de um facelift, até porque o veículo está apenas no terceiro ano de mercado — deve ganhar um retoque visual em 2021. O estilo americano, com porte avantajado continua sendo um dos destaques do modelo fabricado no México. 

A dianteira se sobressai com o capô alto, grade proeminente e para-choque volumoso, o que aponta o lado robusto do SUV. A traseira reta reforça o estilo grandalhão, principalmente com o gigante spoiler na tampa do porta-malas. 

Espaço de sobra

Espaço de sobra sem o túnel central para atrapalhar.

Por dentro, o modelo é um pouco mais sóbrio. O visual é mais discreto em relação à carroceria, o destaque fica pelo gigante teto solar panorâmico que ocupa toda a parte superior do veículo, com direito a abrir quase metade, de forma elétrica. 

Mas o grande destaque do interior é o generoso espaço, inclusive no porta-malas, com seus 468 litros. Ele ainda tem outros 79 litros em um porta-objetos “subterrâneo” dentro compartimento de cargas, com possibilidade de separar fisicamente diferentes tipos de objetos.  

O porta-malas conta com um “compartimento secreto”.

Mesmo para um SUV médio, o Equinox esbanja uma excelente área interna para os ocupantes. Ele leva cinco adultos com conforto, claro que quem for no meio do banco traseiro sempre sofre um pouco mais, mas nada demais, já que não tem um túnel central para atrapalhar. Ele ainda conta com saída de ar para traseira e duas portas USB e uma 12V. 

Tecnologia a serviço

A cabine é bem mais sóbria que a carroceria.

Outro destaque do Equinox é a lista de equipamentos recheada. Faltou, basicamente, um item para a Chevrolet tirar 10 neste quesito, o piloto automático adaptativo (ACC). Fora isso, o SUV é muito bem equipado, seja na parte da segurança ou na de comodidade. Mas não é para menos, afinal, estamos falando de um veículo de quase R$ 170 mil. 

No quesito segurança, ele vem com alertas de colisão frontal com frenagem autônoma e detecção de pedestre, de movimentação traseira e de esquecimento de pessoa ou objeto no banco traseiro (um bipe avisa o motorista quando há algo no assento), monitoramento de ponto cego com sensor de aproximação e assistentes de permanência em faixa e de estacionamento.

Entre outros, carregador sem fio para smartphones.

Ele ainda conta com seis airbags, controles de tração e estabilidade, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, conjunto óptico full LED com farol alto inteligente, indicador de distância do veículo à frente, câmera de ré, alerta vibratório de segurança no banco do motorista, que avisa se tem outros veículos no ponto cego ou na traseira e auxiliares de partida em rampa e de descida. 

Na parte da comodidade, ele vem com abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com sensor de movimento (basta passar o pé abaixo do para-choque que a tampa abre), banco do motorista com regulagem elétrica de altura, distância do assento, inclinação e lombar do encosto e duas memórias de posição e carregamento sem fio para smartphones.  

Os faróis são full LED.

Completa a lista, espelhos retrovisores externos elétricos, aquecidos e rebatimento elétrico, central multimídia com tela de oito polegadas, navegador integrado e conectividade Android Auto e Apple CarPlay, sensor de chuva, sistemas de redução de ruído externo e OnStar, ar-condicionado digital, dual zone e com saída para a traseira e chave inteligente para abertura das portas e partida do motor remota ou por botão. 

Equilibrado

Mesmo com o “regime” o conjunto mecânico vai bem.

A questão da motorização do Equinox tem dois pontos, o principal é se você teve contato com o 2.0. Se a resposta for sim, vai sentir muito a diferença dos 90 cavalos. Se a resposta for não, não tem problema, pois os 172 cavalos e os 27,8kgfm de torque dão “conta do recado”. 

O conjunto mecânico, além do motor 1.5 turbo, conta com transmissão automática de seis velocidades, direção elétrica, tração integral e suspensão independente nas quatro rodas. Com isso, o Equinox se comporta muito bem. As acelerações são feitas de forma dinâmica e rápida. Nenhuma manobra é feita com dificuldade. 

Trocas manuais apenas na alavanca do câmbio.

Os quase 28 quilos de torque ajudam bem nas acelerações e, principalmente, nas retomadas de velocidade. Ao fazer uma ultrapassagem, basta um leve toque no acelerador para o SUV disparar pelo asfalto. Outro ponto alto é a suspensão, ela absorve bem as imperfeições do piso, deixando o rolar do utilitário muito confortável.

Os poréns ficam pela ausência já comentada do ACC e da falta de borboletas no volante, se você quiser uma tocada mais esportiva realizando as trocas de marcha, tem que ser pela alavanca, fosse pelos paddle shift seria bem mais cômodo. O consumo é o grande porém do Equinox, no período de teste, ele fez apenas 7,1km/l. Mas como o motor responde bem, você nem se importará muito com isso.

A opinião do Diário Motor

O modelo corresponde bem às expectativas.

O Equinox é um excelente representante dos SUVs médios. Ele tem — quase — tudo que um modelo da categoria, e dessa faixa de preço, deve ter. Uma boa lista de equipamentos de segurança e comodidade, motorização turbo e espaço generoso. 

Claro que, como todo carro no Brasil é caro, ele poderia muito bem custar menos. Mas vendo os concorrentes e o que eles entregam, o americano até que se sai bem. O grande destaque é o espaço interno e os auxiliares de condução, só faltou o piloto automático adaptativo mesmo. Vale a compra! Nota: 9.

Ficha Técnica

Chevrolet Equinox Premier 1.5 turbo.

Motor: 1.5 turbo

Potência máxima: 172cv 

Torque máximo: 27,8kgfm 

Transmissão: automática de 6 velocidades

Direção: elétrica

Suspensão: independente nas quatro rodas

Freios: a disco nas quatro rodas

Porta-malas: 468 litros

Dimensões (A x L x C x EE): 1.697 x 1.843 x 4.652 x 2.725mm 

Preço: R$ 168.590

Chevrolet Equinox Premier 1.5 turbo.
Chevrolet Equinox Premier 1.5 turbo.
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Chevrolet Equinox Premier 1.5 turbo. Fotos: Geison Guedes/DP.
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