Em time que está ganhando se mexe, sim: Fiat apresenta a nova Toro
A picape intermediária ganha novo visual, motor turbo flex e mais conectividade
Em 2016, a Fiat revolucionou o mercado de picapes no Brasil com o lançamento da Toro — não pela criação de um novo segmento, até porque a Renault Oroch foi lançada primeiro, mas pela gama de opções com motores diesel e flex e tração 4×4. Logo de cara, a caminhonete intermediária caiu no gosto do brasileiro.
Sem chances para a rival francesa, a Toro é mais que absoluta no segmento, com cerca de 85% de participação. Mas no geral, a intermediária faz bonito também. Desde seu lançamento, ela só vende menos que a irmã menor, a Strada. Agora, a Fiat apresenta a picape totalmente renovada, já disponível nas lojas da marca.
A Toro chega à linha 2022 com novo visual, mais conectada e, finalmente, com um motor flex a altura da picape, o novíssimo T270 turbo de 185 cavalos. Ela mantém as mesmas versões, partindo de R$ 114.590 na Endurance E.torq e chegando a R$ 187.490 na Ultra.
Além do novo motor turbo flex, as principais novidades da linha 2022 da Toro são o sistema Fiat Connect Me e a diversificação no visual da grade frontal para cada versão. Agora, será possível identificar qual configuração é apenas pelo visual dianteiro.
Elegância atualizada
Um dos grandes destaques da Toro sempre foi o visual. O estilo da picape foge do usual da categoria e, agora, está ainda mais moderno. Todas as versões contam com uma nova grade frontal seguindo o atual estilo da marca, com o script logo (o nome Fiat estampado no centro da peça) e com o Fiat Flag, que remete ao primeiro emblema da montadora mas com as cores da bandeira da Itália.
A Endurance, versão de entrada, e as intermediárias Freedom e Volcano contam com o mesmo desenho na grade e no para-choque. O que muda de uma para outra é que a primeira não conta com faróis de neblina e, consequentemente, a moldura de onde ele estaria é em preto, assim como toda a peça.
A Volcano vem com um aplique prateado no para-choque e detalhes cromados na grade, que na Freedom é em preto brilhante. A Ultra e a Rach contam com o mesmo desenho, bem diferente das demais. Nas duas, o design é igual, mudando apenas o tom usado, cromado na primeira e escurecido na segunda.
Além disso, elas mantêm outras diferenciações visuais entre cada versão, como o santo antônio diferenciado na Ultra e de série na Ranch, as duas ainda contam com estribos laterais e rack de teto. A Freedom também conta com o suporte para carga. As demais vem apenas com o porta escada.
Por dentro, as modificações foram ainda mais radicais, difícil até dizer qual é o maior destaque, mas se fosse para escolher um, certamente é o painel de instrumentos 100% digital desde a versão de entrada. Além disso, volante, painel, console central e comandos do ar-condicionado foram redesenhados, dando um ar ainda mais elegante à cabine da picape.
Outra novidade é a central multimídia. Agora, a Toro conta com três opções de tela, de sete polegadas para a Endurance. Nas intermediárias, o display é de 8,4 polegadas. Já a Ranch e a Ultra, ganham uma tela no melhor estilo Ram, de 10,1 polegadas na vertical, este display também pode equipar, como opcional, a configuração Volcano.
Fiat Connect Me
O sistema é similar ao apresentado pela Jeep, o Adventure Intelligence (as duas marcas fazem parte do mesmo grupo, a Stellantis). Ele conecta o motorista ao carro utilizando smartphones, smartwatches ou assistentes virtuais como os Echo Dot com Alexa da Amazon e permite desde ligar o veículo remotamente até a realização de chamada de emergência.
Ele vem com assistente de recuperação de roubo, alertas preventivo de furto e de condução, mapa inteligente com atualização remota e busca de pontos de interesse, de postos de combustíveis e estacionamentos, localização do veículo e wi-fi embarcado.
Novo e antigos
Na parte da motorização, a grande novidade é o motor turbo flex batizado de T270, em alusão ao torque. Com 1.3 litro, ele gera 185 cavalos e 27,5kgfm de torque. Em todas as versões com este propulsor, o câmbio é o automático de seis velocidades e a direção é elétrica.
O estranho foi a Fiat ter decidido manter, mesmo que apenas na versão de entrada, o ultrapassado motor E.torq de 1.8 litro aspirado e módicos 138 cavalos, também aliado ao câmbio automático de seis velocidades. Claramente este propulsor deveria ter sido aposentado.
Já nas versões diesel, todas com tração 4×4, não se concretizou os rumores vindos de Goiana e Betim, de que ele poderia ter uma nova calibração. A caixa mantém os mesmos 2.0 litros, 170 cavalos e 35,7kgmf de torque com transmissão de nove velocidades.
Em relação a configuração dos motores nas versões, duas novidades (além do próprio propulsor turbo), a Endurance de entrada conta com as três caixas, a Freedom mantém as duas e a Volcano ganha uma opção com o motor flex. Ultra e Ranch continuam apenas com o diesel.
As versões
Como falamos, a Endurance começa em R$ 114.590 equipada com o ultrapassado motor 1.8 aspirado. De série, ela vem com o painel de instrumentos 100% digital de sete polegadas, seis airbags, controles de tração e estabilidade, sensor de estacionamento traseiro, auxiliar de partida em rampa, electronic locker, monitoramento de pressão dos pneus, piloto automático e lanternas e luz de circulação diurna em LED.
A Endurance T270 sai por R$ 119.590, o que mostra que a versão 1.8 não faz nenhum sentido, e acrescenta apenas o motor turbo flex. A Endurance Diesel (R$ 152.990) adiciona, além do propulsor, do câmbio de nove marchas e da tração 4×4, controle eletrônico de descida e protetor de carter.
A Freedom T270 (R$ 131.890) ganha a central multimídia de 8,4 polegadas, borboletas no volante, câmera de ré, ar-condicionado digital e dual zone, faróis full LED, barras longitudinais no teto, farol de neblina e capota marítima. A opção diesel (R$ 164.390) em todas as versões acrescenta os mesmo itens dentro da configuração.
A Volcano T270 (R$ 144.990) e diesel (R$ 177.690) adiciona sensores de estacionamento frontal, de chuva e crepuscular, carregador de smartphones wireless, abertura das portas e partida do motor com chave sensorial, retrovisor interno eletrocrômico e externos com rebatimento, airbag de joelhos, bancos dianteiros com ajustes elétricos e o Fiat Connect Me.
A Ranch (R$ 185.490) ganha a central com tela de 10,1 polegadas, sistema avançado de assistência ao condutor (ADAS) com frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa e farol alto automático e todos os detalhes visuais que diferenciam a versão.
Já a Ultra (R$ 187.490), vem com a capota rígida, cargo bag, bitolar maior em 10mm, pneus AT plus com escrita branca, além de todos os acessórios visuais que diferenciam a versão, como o santo antônio integrado, acabamento externos escurecidos, molduras específicas das caixas de roda e os badges exclusivos.