Rainha renovada

Em time que está ganhando, se mexe sim. Fiat apresenta a nova Strada

A picape compacta líder de mercado chega à segunda geração inovando como sempre

acessibilidade:
Fiat Strada Volcano. Fotos: Fiat.

Em 1998 a Fiat apresentou uma nova picape compacta no Brasil, a Strada. O modelo, baseado na família Palio, chegou para substituir a Fiorino Pick-Up. Dois anos após o lançamento ela alcançou a liderança da categoria e não saiu mais. Agora, finalmente a marca resolveu modificar profundamente a caminhonete, com uma nova geração. 

A picape pequena, que ao longo de 22 anos sempre revolucionou o mercado, chega mais uma vez inovando na categoria. Após ser a pioneira com cabine estendida e com terceira porta, ela é a primeira caminhonete compacta com cabine dupla e quatro portas. 

Primeira picape compacta com cabine dupla e quatro portas.

A segunda geração da Strada chega com duas opções de cabine, três versões (Endurance, Freedom e Volcano, inspiradas na irmã maior, a Toro) e cinco configurações no total. Os preços vão de R$ 63.590 a R$ 74.290.

Ela chega em duas motorizações, o antigo 1.4 fire de 88 cavalos e 12,4kgfm de torque equipa as versões de entrada, a Endurance. Ela ainda conta com direção hidráulica ultrapassada e câmbio manual de cinco velocidades. A partir da Freedom, o propulsor é o moderno firefly de 109 cavalos e 14,2kgfm, com direção elétrica e o mesmo câmbio.

Misturada

O visual lembra a irmã maior, a Toro.

A grande novidade da segunda geração da Strada é a cabine dupla com quatro portas. Mais uma vez a Fiat inova no segmento ao incorporar uma porta a mais e, com isso, poder levar até cinco passageiro também. 

Além disso, todo o visual da picape foi modificado. Ele acompanha outros modelos da marca, principalmente o da irmã maior, a Toro e da família de compactos. A dianteira é bem marcante, com uma grande grade frontal e os LEDs da luz de circulação diurna. 

Nova loga com um easter egg do primeiro.

Mais uma vez, a Fiat modifica a logo da marca. A Strada estreia o novo grafismo, que agora conta apenas com o nome da montadora, no mesmo estilo adotada na traseira da Toro, Argo e Cronos. O legal é que ela conta com um “easter egg”, o símbolo antigo no canto inferior da grade. 

Como a logo, todo o desenho da picape é novo. Do capô vincado a tampa da caçamba com lanternas que lembram as da Toro. O interior também foi renovado, ficando mais moderno, principalmente nas versões com a nova central multimídia.

Cabine Plus leva mais de 150 litros de bagagem no interior.

Para a nova geração, não terá mais cabine simples ou estendida. Além da dupla, a outra opção se chama Plus, que não deixa de ser uma variação da esticada. Mesmo com maior espaço interno, com 151,2 litros, 100 a mais que a anterior, a caçamba ficou maior. 

O compartimento de carga na Plus tem capacidade de 1.354 litros, espaço suficiente para levar até uma motocicleta. Ela cresceu 134 litros em relação a cabine simples da geração anterior. A nova também tem maior capacidade de carga, pulou de 705kg para 720kg. 

As versões

A Endurance é e não é a opção de entrada.

O grande diferencial da nova Strada é o aumento na lista de equipamentos. A Endurance (R$ 63.590 e 74.290), de entrada, vem com assistente de partida em rampa, controles de estabilidade e tração avançado E-Locker, freios ABS off-road, ar-condicionado, luz de circulação diurna em LED, airbags laterais na cabine dupla, iluminação no vão de carga e porta escada. 

Para a Endurance, são três pacotes de opcionais. Pack Worker (R$ 2.500), vidros e travas elétricas e alarme. Pack Áudio (R$ 1.500), rádio com entrada USB e controles de áudio no volante. E Pack Tech+ (R$ 3.490), a nova central multimídia com tela de sete polegadas e conectividade wireless, sensor de estacionamento, câmera de ré, comandos no volante e quadro digital. 

A partir da intermediária, a Freedom, motor firefly.

A intermediária Freedom (R$ 69.490 e 77.990) ganha, em relação a de entrada, vidros, travas e retrovisores elétricos, capota marítima, faróis de neblina, rádio com porta USB, rodas de liga leve de 15 polegadas, quadro digital e a direção elétrica. Como extra, Pach Tech (R$ 2.990), central multimídia, sensor de estacionamento e câmera de ré.

A Volcano (R$ 79.990), como topo de linha, acrescenta câmera de ré, sensor de estacionamento, vidros traseiros elétricos, barras de teto, santo ântonio, a central multimídia, faróis de LED, bancos com acabamento em couro e pneus de uso misto. O único extra é roda de liga leve de 16 polegadas por R$ 2.500. 

A marca manterá uma versão da geração antiga, a Hard Working.

Um detalhe estranho, mas não muito quando se fala de Fiat, é que, tecnicamente, a opção de entrada não é a Endurance, mas sim uma Hard Working. Sim, nomenclatura da geração anterior. E não é só o nome, ela é toda da versão antiga. 

A Fiat resolveu manter uma opção da geração anterior — muito comum na falecida família Palio — que é a Hard Working, com os mesmo equipamentos, ou falta deles, que já havia no modelo. Ela parte de R$ 61.590 e continua sendo uma opção menos cara para quem procura uma picape compacta totalmente voltada para o trabalho.

Fiat Strada Freedom Cabine Dupla.
Fiat Strada Freedom Cabine Dupla.
Fiat Strada Freedom Cabine Dupla.
Fiat Strada Freedom Cabine Dupla.
Fiat Strada Freedom Cabine Dupla.
Fiat Strada Freedom Cabine Plus.
Fiat Strada Freedom Cabine Plus.
Fiat Strada Freedom Cabine Plus.
Fiat Strada Freedom Cabine Plus.
Fiat Strada Endurance Cabine Dupla.
Fiat Strada Endurance Cabine Dupla.
Fiat Strada Endurance Cabine Dupla.
Fiat Strada Endurance Cabine Dupla.
Fiat Strada Endurance Cabine Dupla.
Fiat Strada Endurance Cabine Dupla.
Fiat Strada Endurance Cabine Dupla.
Fiat Strada Endurance Cabine Dupla.
Fiat Strada Endurance Cabine Dupla.
Fiat Strada Endurance Cabine Dupla.
Fiat Strada Endurance Cabine Dupla.
Fiat Strada Endurance Cabine Dupla.
Fiat Strada Endurance Cabine Dupla.
Fiat Strada Endurance Cabine Plus.
Fiat Strada Endurance Cabine Plus.
Fiat Strada Endurance Cabine Plus.
Fiat Strada Endurance Cabine Plus.
Fiat Strada Endurance Cabine Plus.
Fiat Strada Endurance Cabine Plus.
Fiat Strada Volcano.
Fiat Strada Volcano.
Fiat Strada Volcano.
Fiat Strada Volcano.
Fiat Strada Volcano.
Fiat Strada Volcano.
Fiat Strada Volcano.
Fiat Strada Volcano.
Fiat Strada Volcano.
Fiat Strada Volcano.
Fiat Strada Volcano.
Fiat Strada Volcano.
Fiat Strada Volcano.
Fiat Strada Volcano.
Fiat Strada Volcano.
Fiat Strada Volcano.
Fiat Strada Volcano.
Fiat Strada Volcano.
Fiat Strada Volcano. Fotos: Fiat.
Fiat Strada Volcano.
Fiat Strada Volcano.
Fiat Strada Volcano.

Reportar Erro