SUV renovado

Em reestilização relâmpago, Mitsubishi atualiza visual da Pajero Sport

A nova geração do SUV grande chegou há pouco mais de um ano e já recebe o primeiro facelift

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Mitsubishi Pajero Sport 2021. Fotos: Mitsubishi.

No último Salão do Automóvel de São Paulo, realizado em 2018, o estande da Mitsubishi apresentava uma novidade para lá de controversa, a nova geração da Pajero Sport. Com o lançamento, em abril do ano passado, o design nada ortodoxo se confirmou. 

O desagrado foi tão grande que, pouco mais de um ano depois, a marca decidiu remodelar o utilitário e já apresenta o primeiro facelift da terceira geração. Além das novidades visuais, o SUV chega com mais tecnologia e disponível em duas versões (HPE e HPE-S) por salgados R$ 291.990 e insanos R$ 318.990. 

A terceira geração do SUV chegou ano passado por aqui.

Ambas são equipadas com o mesmo conjunto mecânico, presente também na irmã L200, a picape que compartilha a plataforma com a Pajero. O motor é o 2.4 turbodiesel de 190 cavalos e 43,9kgfm de torque. A transmissão é automática de oito velocidades com opção de trocas pelas borboletas no volante. 

Isso sem falar no consagrado sistema 4×4, o Super Select 4WD-II, que oferece quatro modos distintos de condução, inclusive um integral de alta velocidade, que pode ser utilizado no asfalto, por exemplo.

Precisava mudar

O visual da traseira melhorou com as novas lanternas e para-choque.

A mudança mais esperada focou a traseira da Pajero. As assustadoras lanternas, totalmente em LED, foram redesenhadas e estão um pouco menores, localizadas logo acima do para-choque, que também conta com novo desenho e agora parece existir, ao contrário do modelo do ano passado. O aerofólio traseiro foi renovado e o SUV ganhou antena tipo tubarão.

Na versão topo de linha, a tampa do porta-malas tem abertura e fechamento elétrico, que podem ser acionados de diversas formas: pelo simples toque em um botão no painel, na tampa ou na chave do veículo, por meio de sensores de movimento instalados na parte inferior do para-choque ou pelo aplicativo “Remote Control”, outra novidade da linha 2021.

Interior conta com nova central multimídia.

A dianteira traz grade, para-choque e entradas de ar totalmente reformuladas. O conjunto óptico, todo em LED, também foi redesenhado e, agora, é equipado com sistema que direciona o feixe de luz de acordo com o esterço do volante.

Por dentro, a maior novidade é o painel de instrumentos totalmente digital na HPE-S, que conta com uma central multimídia diferenciada em relação a opção de entrada. Mas ambas contam com conectividade com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay.

Todo terreno

Como de costume da marca, alta capacidade off-road.

O consagrado sistema 4×4, o Super Select 4WD-II (SS4II) conta com quatro modos de condução, o 2H, normal de tração 4×2. O 4H, que permite andar em alta velocidade com o 4×4 ativo. O 4HLc, a tração integral clássica. E o 4LLc, opção mais forte do 4×4, ideal para subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama.

Além disso, o SUV conta com o Off-Road Mode, que engloba quatro modos para níveis diferentes de tração: Gravel, Mud/Snow, Sand e Rock. Cada um otimiza a tração de acordo com o piso a ser enfrentado, modificando automaticamente os parâmetros da transmissão, freios e os controles de tração e estabilidade.

Sistema 4×4 com modo para andar no asfalto.

A Pajero conta também com bloqueio do diferencial do eixo traseiro, o RD Lock. Em situações extremas, quando as rodas ficam suspensas em valetas transversais ou terrenos com muita erosões, o sistema auxilia para superar os obstáculos de forma mais tranquila. 

O SUV ainda vem com auxiliares de partida e descida em rampa. Ele tem 45º de inclinação lateral, 30º de ângulo de entrada, 24,2º de saída e 23,1º de ângulo de subida e 236mm de altura livre para o solo, o que facilita na hora de superar os mais diversos obstáculos.

Mais que obrigação 

Painel de instrumentos digital é uma das novidades do SUV.

A lista de equipamentos da Pajero Sport 2021 é bem completa, mas a marca não fez mais que a obrigação, afinal, estamos falando de um carro de quase R$ 300 mil na versão de entrada e bem mais que isso na topo de linha. 

De série, ele vem com conjunto óptico todo em LED, retrovisores externos com rebatimento elétrico, ar-condicionado digital, dual zone e com saídas para a segunda e terceira fileira de bancos, assentos em couro com regulagem elétrica para o do motorista (o do passageiro também deveria ter), duas portas USB, quatro tomadas 12V e uma 120V, central multimídia de sete polegadas e chave inteligente com partida por botão. 

Mitsubishi Pajero Sport 2021.

Na parte da segurança, ele vem com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, crepuscular e de chuva, câmera de ré, sistema de prevenção de aceleração involuntária, controles de tração e estabilidade, assistente de condução de trailer e sete airbags. 

A topo de linha ganha teto solar e piloto automático adaptativo, que são opcionais na de entrada. Além de painel de instrumentos digital, sistema de comando remoto pelo app “Remote Control”, abertura e fechamento automático da tampa do porta-malas, monitoramento de ponto cego e alerta de tráfego traseiro.

Mitsubishi Pajero Sport 2021.
Mitsubishi Pajero Sport 2021.
Mitsubishi Pajero Sport 2021.
Mitsubishi Pajero Sport 2021.
Mitsubishi Pajero Sport 2021.
Mitsubishi Pajero Sport 2021.
Mitsubishi Pajero Sport 2021.
Mitsubishi Pajero Sport 2021.
Mitsubishi Pajero Sport 2021.
Mitsubishi Pajero Sport 2021.
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Mitsubishi Pajero Sport 2021.
Mitsubishi Pajero Sport 2021.
Mitsubishi Pajero Sport 2021.
Mitsubishi Pajero Sport 2021.
Mitsubishi Pajero Sport 2021.
Mitsubishi Pajero Sport 2021.
Mitsubishi Pajero Sport 2021.
Mitsubishi Pajero Sport 2021. Fotos: Mitsubishi.
Mitsubishi Pajero Sport 2021.
Mitsubishi Pajero Sport 2021.
Mitsubishi Pajero Sport 2021.
Mitsubishi Pajero Sport 2021.
Mitsubishi Pajero Sport 2021.
Mitsubishi Pajero Sport 2021.
Mitsubishi Pajero Sport 2021.
Mitsubishi Pajero Sport 2021.
Mitsubishi Pajero Sport 2021.
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