Em reestilização relâmpago, Mitsubishi atualiza visual da Pajero Sport
A nova geração do SUV grande chegou há pouco mais de um ano e já recebe o primeiro facelift
No último Salão do Automóvel de São Paulo, realizado em 2018, o estande da Mitsubishi apresentava uma novidade para lá de controversa, a nova geração da Pajero Sport. Com o lançamento, em abril do ano passado, o design nada ortodoxo se confirmou.
O desagrado foi tão grande que, pouco mais de um ano depois, a marca decidiu remodelar o utilitário e já apresenta o primeiro facelift da terceira geração. Além das novidades visuais, o SUV chega com mais tecnologia e disponível em duas versões (HPE e HPE-S) por salgados R$ 291.990 e insanos R$ 318.990.
Ambas são equipadas com o mesmo conjunto mecânico, presente também na irmã L200, a picape que compartilha a plataforma com a Pajero. O motor é o 2.4 turbodiesel de 190 cavalos e 43,9kgfm de torque. A transmissão é automática de oito velocidades com opção de trocas pelas borboletas no volante.
Isso sem falar no consagrado sistema 4×4, o Super Select 4WD-II, que oferece quatro modos distintos de condução, inclusive um integral de alta velocidade, que pode ser utilizado no asfalto, por exemplo.
Precisava mudar
A mudança mais esperada focou a traseira da Pajero. As assustadoras lanternas, totalmente em LED, foram redesenhadas e estão um pouco menores, localizadas logo acima do para-choque, que também conta com novo desenho e agora parece existir, ao contrário do modelo do ano passado. O aerofólio traseiro foi renovado e o SUV ganhou antena tipo tubarão.
Na versão topo de linha, a tampa do porta-malas tem abertura e fechamento elétrico, que podem ser acionados de diversas formas: pelo simples toque em um botão no painel, na tampa ou na chave do veículo, por meio de sensores de movimento instalados na parte inferior do para-choque ou pelo aplicativo “Remote Control”, outra novidade da linha 2021.
A dianteira traz grade, para-choque e entradas de ar totalmente reformuladas. O conjunto óptico, todo em LED, também foi redesenhado e, agora, é equipado com sistema que direciona o feixe de luz de acordo com o esterço do volante.
Por dentro, a maior novidade é o painel de instrumentos totalmente digital na HPE-S, que conta com uma central multimídia diferenciada em relação a opção de entrada. Mas ambas contam com conectividade com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay.
Todo terreno
O consagrado sistema 4×4, o Super Select 4WD-II (SS4II) conta com quatro modos de condução, o 2H, normal de tração 4×2. O 4H, que permite andar em alta velocidade com o 4×4 ativo. O 4HLc, a tração integral clássica. E o 4LLc, opção mais forte do 4×4, ideal para subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama.
Além disso, o SUV conta com o Off-Road Mode, que engloba quatro modos para níveis diferentes de tração: Gravel, Mud/Snow, Sand e Rock. Cada um otimiza a tração de acordo com o piso a ser enfrentado, modificando automaticamente os parâmetros da transmissão, freios e os controles de tração e estabilidade.
A Pajero conta também com bloqueio do diferencial do eixo traseiro, o RD Lock. Em situações extremas, quando as rodas ficam suspensas em valetas transversais ou terrenos com muita erosões, o sistema auxilia para superar os obstáculos de forma mais tranquila.
O SUV ainda vem com auxiliares de partida e descida em rampa. Ele tem 45º de inclinação lateral, 30º de ângulo de entrada, 24,2º de saída e 23,1º de ângulo de subida e 236mm de altura livre para o solo, o que facilita na hora de superar os mais diversos obstáculos.
Mais que obrigação
A lista de equipamentos da Pajero Sport 2021 é bem completa, mas a marca não fez mais que a obrigação, afinal, estamos falando de um carro de quase R$ 300 mil na versão de entrada e bem mais que isso na topo de linha.
De série, ele vem com conjunto óptico todo em LED, retrovisores externos com rebatimento elétrico, ar-condicionado digital, dual zone e com saídas para a segunda e terceira fileira de bancos, assentos em couro com regulagem elétrica para o do motorista (o do passageiro também deveria ter), duas portas USB, quatro tomadas 12V e uma 120V, central multimídia de sete polegadas e chave inteligente com partida por botão.
Na parte da segurança, ele vem com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, crepuscular e de chuva, câmera de ré, sistema de prevenção de aceleração involuntária, controles de tração e estabilidade, assistente de condução de trailer e sete airbags.
A topo de linha ganha teto solar e piloto automático adaptativo, que são opcionais na de entrada. Além de painel de instrumentos digital, sistema de comando remoto pelo app “Remote Control”, abertura e fechamento automático da tampa do porta-malas, monitoramento de ponto cego e alerta de tráfego traseiro.