Coronavírus

Em meio a pandemia, também é importante manter o carro higienizado

A recomendação é de ficar em casa, mas nem todos podem, por isso o correto é manter o carro limpo

acessibilidade:
Em meio a pandemia, é importante manter o carro limpo. Foto: Nissan.

Em um momento em que o mundo passa por uma pandemia geral, a principal recomendação é ficar em casa. Mas nem todos podem seguir a risca e permanecer isolados em suas residências, principalmente quem faz parte dos grupos de serviços essenciais. 

Com isso, para quem precisa se locomover de carro — seja para ir para o trabalho, mercado ou farmácia –, é importante mantê-lo higienizado da melhor maneira possível.

Outras formas de ajudar a conter a disseminação do novo coronavírus é evitar aglomerações, contatos físicos com outras pessoas ou com superfícies que podem estar contaminadas e minimizar os deslocamentos e, sempre que possível, ficar em casa. 

“O cuidado é fundamental como em outras situações do dia a dia e não se deve colocar a mão no rosto. Várias partes do automóvel costumam ser tocadas por muita gente, então, devem ser foco também de higienização”, explica Paulo Galvão, coordenador médico da Nissan do Brasil. 

Se o carro só é conduzido apenas por uma pessoa, já reduz muito a chance de contágio. Mas, mesmo assim, deve ser limpo. Afinal, quem vem da rua, motorista ou passageiros, toca em outras superfícies e podem levar o vírus para dentro do veículo.

As partes que merecem prioridade na limpeza são: volante, alavancas dos comandos na coluna de direção e do câmbio, botões do console central e dos retrovisores, maçanetas internas e externas. Os apoios de mão no teto e coluna dianteira do carro, mais comuns em picapes, também precisam de atenção. 

Todas as partes devem ser limpas com pano molhado com sabão neutro. A lógica é a mesma de lavar as mãos. É necessário ter atenção, limpar a superfície com muito cuidado e sem pressa. Assentos e apoios de braços nas portas e entre os bancos são outros pontos de atenção na limpeza. 

Álcool e, principalmente, produtos químicos mais fortes, como água oxigenada, não são recomendados porque, de acordo com o material usado na peça do carro, pode danificá-las com o uso periódico. Na dúvida, a indicação é ver a recomendação do manual do proprietário.

Atualmente, muitos veículos contam com sistemas multimídia com tela touchscreen. A limpeza deve ser feita como na tela do computador. Novamente, o recomendado é usar um pano úmido com sabão neutro. Mas é importante lembrar que o pano não deve ter umidade em excesso, não pode estar pingando.

O filtro de ar do carro não impede, necessariamente, a entrada de vírus, mas é fundamental para a qualidade do ar dentro do veículo. Assim, se ele estiver muito impregnado de sujeira pode ajudar a aumentar a concentração de vírus e aumentar o risco dentro do veículo. O ideal é fazer a manutenção e limpeza regular seguindo as instruções do manual.

Neste momento em que a responsabilidade de cada um é ainda mais importante para garantir a segurança e saúde de todos, dentro do veículo, todas as regras de boas maneiras de convívio social usadas em outras situações devem ser seguidas. 

Lembrando que as ações devem ser seguidas sempre, não só para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, mas de qualquer outro tipo de doença com fácil contágio, como gripes comuns.

Reportar Erro