Ducati apresenta a linha 2023 da superesportiva Panigale V4 R
A italiana surge ainda mais apimentada, com o poderoso motor Desmosedici Stradale R de 998cc e superando os 240 cavalos

A Ducati apresenta a linha 2023 da Panigale V4 R. A superesportiva italiana surge ainda mais próxima dos modelos de corrida utilizados no Campeonato Mundial de Superbike (SBK). Com pintura inspirada no MotoGP e asas de carbono, a motocicleta é facilmente reconhecível.
Além disso, pela primeira vez, a moto será produzida em uma série numerada com o número progressivo e o nome do modelo mostrados na direção de alumínio billet. No Brasil, ela está disponível sob encomenda, mas a Ducati não divulgou os valores.

As bielas da V4 R são de titânio e “perfuradas com pistola”.
O coração da V4 é o novo Desmosedici Stradale R de 998cc que gera, inicialmente, 218 cavalos com rotação máxima de 16.500rpm na sexta marcha. Mesmo com as melhorias, para se adequar a homologação Euro-5, o motor teve um desempenho levemente reduzido para andar nas ruas. Já a ida para as pistas, está ainda mais arisca.
Todo o potencial do motor é expresso nas pistas ao encaixar o escapamento de corrida, que permite atingir 237 cavalos, três a mais que o antecessor. Além disso, a Ducati, em parceria com a Shell, criou um novo óleo lubrificante de alto desempenho que garante uma redução de 10% no atrito mecânico e eleva a potência em mais 4,5 cavalos, chegando a 240,5.
Outro ponto pioneiro da V4 R é o uso de bielas de titânio “perfuradas com pistola”, a primeira motocicleta de rua a utilizar o recurso, que perfura longitudinalmente ao longo da haste (1,6mm) as bielas, que que permite a passagem do óleo do cabeçote para a extremidade menor, melhorando a lubrificação e a confiabilidade em condições extremas.

Prepara para as pistas, a nova Panigale supera os 240 cavalos.
A Desmosedici Stradale R em sua versão 2023 também está equipada com uma nova embreagem seca derivada do desenvolvimento da versão usada nas SBK pela equipe oficial da Ducati. O diâmetro e o comprimento axial foram reduzidos (-24mm) e, acima de tudo, o peso caiu cerca de 800g.
A maior eficácia da V4 R no uso em circuito também é obtida graças à adoção de todas as evoluções eletrônicas introduzidas na Panigale, com a expansão e evolução dos “Power Modes”, novo “Track Evo”, mapas do motor com calibração dedicada a cada marcha, aprimoramentos no “Traction Control” e no “Ride By Wire”, adoção da estratégia “Engine Brake Control EVO 2” e atualização do controle do ventilador de refrigeração.
Para tornar a Panigale V4 R ainda mais rápida em corridas, foi adotada a lógica “Power Mode”, usada com sucesso na V4 e V4 S, com calibrações dedicadas ao motor Desmosedici Stradale R. São quatro estratégias de mecanismo: Full, High, Medium, Low. Full e Low foram projetados recentemente e as outras duas foram revisadas.

A Panigale V4 R conta com configurações de modelos de competição.
O modo Full Power permite que o motor expresse todo o seu potencial com curvas de torque sem filtros eletrônicos, exceto na primeira marcha. Para os modos de potência média e alta, um novo sistema de gerenciamento de mapas Ride by Wire foi desenvolvido com calibração dedicada para cada uma das seis marchas, o que garante que o piloto sempre obtenha uma condução ideal toda vez que o acelerador é aberto.
O Low Power Mode, por outro lado, foi projetado para andar na estrada ou em superfícies de baixa aderência, limitando a potência máxima da moto a 160 cavalos e oferecendo uma resposta do acelerador particularmente gerenciável.
Os parâmetros de operação da moto podem ser visualizados de forma ainda mais eficaz graças aos novos gráficos do painel, que diferem em uma distribuição revisada das funções das luzes de aviso fora da tela. A mudança mais importante na Panigale V4 R diz respeito à interface, que evolui através da inclusão de um novo “Info Mode”, desenvolvido pelos pilotos de MotoGP e denominado “Track Evo”, que se junta ao a “Estrada” e “Pista” já existentes.

A italiana pode ser utilizada nas ruas e nas pistas.
Para melhorar a estabilidade, precisão e direcionalidade nas fases de frenagem e entrada em curva e permitir que o piloto defina com mais precisão a melhor configuração eletrônica do motor em cada circuito, a V4 R adota o Controle de Freio Motor EVO 2, desenvolvido para otimizar a intensidade do freio motor em função da carga no eixo traseiro.
Para melhorar a sensação do piloto ao abrir e gerenciar o acelerador, foi adotado um novo controle de aceleração mais compacto e caracterizado por folgas radiais e axiais reduzidas ao mínimo, além de ser praticamente livre de marcha lenta inicial. Por fim, como nas motos de corrida, existe um “Pit Limiter” para limitar a velocidade na saída e entrada dos boxes.

Ducati Panigale V4 R.
A Panigale V4 R continua com o layout baseado no “Front Frame” e braço oscilante de alumínio de um lado da família Ducati Panigale. É possível ajustar a altura do pivô traseiro do braço oscilante em quatro posições em passos de 2mm. A suspensão tem ajuste mecânico, com garfo pressurizado 5mm mais alto na dianteira e até 20mm na traseira.
Na Panigale V4 R o pacote aerodinâmico também foi revisado visando maior eficiência. As novas asas de dois elementos (principal + flap) garantem a mesma carga aerodinâmica, mas são mais compactas e mais finas (respectivamente em 40% e 50%).