Energia limpa

Daimler e Volvo unem forças para produção de células de combustível

O intuito das marcas é produzir, em larga escala, as células para veículos comerciais

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Daimler e Volvo unem forças para produzir células de combustível.

Diário Motor — Dois dos principais grupos de veículos comerciais do mundo, Volvo e Daimler, se unem em uma joint venture para desenvolver, produzir e comercializar sistemas de células de combustível para veículos pesados e outras aplicações. 

A Daimler consolidará todas as suas atividades atuais dessa tecnologia na joint venture. E o Grupo Volvo irá adquirir 50% do empreendimento por aproximadamente 600 milhões de euros. As empresas compartilham a visão “Green Deal” (Acordo Verde) de soluções de transporte sustentável e de uma Europa livre de emissões de carbono até 2050.

Segundo a Daimler, a necessidade de transporte e logística, que mantêm o mundo em movimento, continuará crescendo e um transporte neutro quanto ao CO2 pode ser viabilizado com trens de força elétricos que utilizam energia proveniente de baterias ou por meio da conversão de hidrogênio em eletricidade. 

“Para que caminhões possam trabalhar com cargas pesadas em longas distâncias, as células de combustível são uma resposta importante e uma tecnologia na qual a Daimler já adquiriu know-how substancial nas últimas duas décadas. Essa iniciativa conjunta com a Volvo é um marco de progresso para viabilizar a chegada de caminhões e ônibus movidos por essa tecnologia às estradas”, aponta Martin Daum, presidente do Conselho de Administração da Daimler Truck AG.

Já para a Volvo, a eletrificação do transporte rodoviário é um elemento chave para a viabilização do chamado Green Deal, uma Europa livre de emissões de carbono e, em última análise, um mundo livre de emissões. 

A marca ainda afirma que usar o hidrogênio como meio de produção de eletricidade verde para mover os caminhões elétricos nas operações de transporte de longo percurso é uma parte importante do quebra-cabeça, além de ser um complemento para os veículos elétricos movidos por baterias e por combustíveis renováveis. 

“Combinar a Volvo com a experiência da Daimler para acelerar o ritmo de desenvolvimento é algo muito bom, tanto para os clientes, quanto para a sociedade. Ao formar essa joint venture, demonstramos claramente que acreditamos em células de combustível de hidrogênio para veículos comerciais”, afirma Martin Lundstedt, presidente e CEO do Grupo Volvo.

Os grupos Volvo e Daimler serão parceiros com participação 50/50 no empreendimento, que funcionará como entidade independente e autônoma, com as duas companhias continuando como concorrentes em todas as outras áreas de negócios. 

Juntando forças, é possível reduzir os custos de desenvolvimento para ambas e acelerar a introdução dos sistemas de células de combustível nos produtos usados para as aplicações de transporte pesado e de longa distância.

De acordo com os dois grupos, a meta comum é que ambas as companhias produzam, em série, veículos pesados com células de combustível na segunda metade da década. Além disso, outros usos automotivos e não automotivos também fazem parte do escopo da nova joint venture.

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