Carro de segurança

Conheça o novo modelo do Safety Car da Fórmula 1, o Aston Martin Vantage

Na nova temporada, a britânica dividirá com a Mercedes-Benz a função do carro de segurança

acessibilidade:
Aston Martin Vantage Safety Car F1. Fotos: Aston Martin e F1.

Para quem acompanha a Fórmula 1 está mais que acostumado a ver, quando o Safety Car (SC) — o carro de segurança — entra na pista, um veículo da Mercedes-Benz. Desde 2015, o modelo era um AMG GT, mas nos últimos 21 anos já foram CLK, SL e SLS e suas variações. No entanto, a partir da atual temporada, que se inicia em 21 de março, outra montadora dividirá o lugar com a marca da estrela.

Agora, quando o comando de prova chamar o SC para ir à pista, o modelo em questão, dependendo da corrida, será um exuberante Aston Martin Vantage na clássica pintura British Racing Green, mas em uma tonalidade nova, desenvolvida especialmente pela marca britânica para celebrar a volta da montadora à F1, após um hiato de 60 anos. 

Aston Martin AMR21 F1.

A Aston Martin também retorna a Fórmula 1 como equipe de corrida, substituindo a antiga Racing Point, que já foi Force India, tendo como pilotos o jovem Lance Stroll — filho de Lawrence Stroll, bilionário canadense dono da equipe e que recentemente adquiriu parte da montadora britânica — e do tetracampeão Sebastian Vettel.

Independente de qual seja o modelo, o piloto do Safety Car continua sendo o alemão Bernd Mayländer, que dirige o SC da F1 há mais de vinte anos. Em uma corrida ele pilotará o Vantage e em outra o AMG GT, que ganhou uma nova cor para a atual temporada, deixando o prateado de lado. 

Mercedes-Benz Carro Médico F1 C 63 AMG Estate.

Além dos Safety Cars, as duas montadoras dividirão os carros médicos. No lado da britânica, será o SUV DBS. Já por parte da alemã, o modelo será um C 63 AMG Estate, a versão perua do esportivado. Eles serão guiados pelo piloto sul-africano Alan van der Merwe.

“Estamos muito satisfeitos em anunciar nossa nova parceria com a Aston Martin e a Mercedes-AMG para fornecer os carros oficiais de segurança e médicos para a F1. Ambas são marcas automotivas icônicas e estamos orgulhosos de seu lugar em nosso esporte incrível. A segurança e os carros médicos são uma parte extremamente importante da Fórmula 1 e estão sempre lá para manter os nossos pilotos seguros”, aponta Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1.

O Vantage Safety Car

O SC sempre entre quando há algum problema na pista.

As temperaturas dos pneus dos fórmulas 1 podem cair quando os carros estão rodando em velocidades abaixo do ideal, portanto, tempos de volta rápidos são essenciais para o Safety Car. Essa responsabilidade levou o CEO da Aston Martin, Tobias Moers, a incumbir a equipe de engenharia de aprimorar o já esportivo Vantage, com foco na melhoria do desempenho na pista.

Os resultados? A potência do poderoso V8 biturbo de 4.0 litros aumentou para 535 cavalos, 25 a mais, o torque é de impressionantes 69,8kgfm. Com isso, ele é capaz de ir do zero aos 100km/h em apenas 3,5 segundos. Segundo a marca, com o trabalho adicional na transmissão, o piloto tem um melhor senso de direção, precisão e controle por meio de mudanças de marcha. 

O Vantage passou por toda uma reformulação para assumir o posto de SC.

A grade Vaned junto com um novo divisor dianteiro cria 155,6kg de downforce a 200km/h, 60kg a mais do que o Vantage “normal” produz na mesma velocidade. Modificações na suspensão, direção e amortecedores também foram realizadas, com foco na proteção da parte inferior da carroceria para aumentar a rigidez estrutural dianteira, além de todo um kit aerodinâmico.

Os requisitos exclusivos do safety car significam que o veículo deve ser capaz de ir de velocidades máximas, de volta à marcha lenta no pit lane, sem nem mesmo uma volta de resfriamento, portanto, um sistema de gerenciamento térmico confiável e robusto é um elemento-chave para sua atuação. 

As cores são as mesmas da nova equipe.

Tendo já desenvolvido um sistema de resfriamento que provou ser eficaz em condições e temperaturas extremas no carro de corrida Vantage GT4, vencedor de vários campeonatos, a Aston Martin transferiu essa tecnologia para o safety car.

Como funciona com pneus de estrada Pirelli padrão, o safety car também é equipado com os mesmos freios de carbono-cerâmica encontrados no Vantage de produção, com dutos de freio adicionais escondidos dentro da grade dianteira para ajudar no resfriamento.

O britânico dividirá as funções com o alemão AMG GT.

Dentro da cabine, os bancos de produção foram substituídos por assentos de corrida aprovados pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), equipados com cintos de segurança de seis pontos, os mesmos encontrados nos carros da equipe F1. 

Dois displays foram montadas no painel, fornecendo ao piloto e co-piloto uma transmissão de televisão ao vivo e uma variedade de telas de informações personalizáveis, incluindo o tempo das voltas ao vivo e o posicionamento da pista de todos os carros de corrida ativos.

Aston Martin Vantage Safety Car F1.

O console central foi modificado significativamente. O botão giratório foi movido de volta para onde o porta-copos estava posicionado e em seu lugar está um sistema de controle de chave usado para executar uma série de ações, incluindo ativação da sirene, comunicações de rádio e controle dos LEDs da barra de luz. 

O ‘Marshalling System’ é integrado ao painel de instrumentos e ao painel para permitir que o piloto e o co-piloto vejam qual a cor da bandeira que está sendo mostrada na pista, através da iluminação do mesmo LED da mesma cor, espelhando o sistema que também é regulamentado em todos os carros da equipe F1. Câmeras de TV também são montadas em cima e dentro do carro, para fornecer imagens ao vivo.

Aston Martin AMR21 F1.
Aston Martin Vantage Safety Car e Carro Médico DBS F1.
Aston Martin Vantage Safety Car F1.
Aston Martin Vantage Safety Car F1.
Aston Martin Vantage Safety Car F1.
Aston Martin Vantage Safety Car F1.
Aston Martin Vantage Safety Car F1.
Aston Martin Vantage Safety Car F1. Fotos: Aston Martin e F1.
Aston Martin Vantage Safety Car F1.
Aston Martin Vantage Safety Car F1.
Aston Martin Vantage Safety Car F1.
Aston Martin Vantage Safety Car F1.
Aston Martin Vantage Safety Car F1
Mercedes-Benz AMG GT Safety Car F1.
Mercedes-Benz AMG GT Safety Car e Carro Médico C 63 AMG Estate F1.
Mercedes-Benz Carro Médico F1 C 63 AMG Estate.
Mercedes-Benz AMG GT Safety Car F1.
Mercedes-Benz AMG GT Safety Car F1.
Aston Martin Vantage Safety Car F1.

Reportar Erro