Duas décadas

Completando 20 anos, fábrica da Stellantis em Porto Real produzirá novo veículo

A planta fluminense produziu mais de 1,7 milhão de veículos da Citroën e Peugeot

acessibilidade:
Fábrica da Stellantis em Porto Real completa 20 anos. Foto: Stellantis.

A fábrica da Stellantis em Porto Real, no sul do Rio de Janeiro, acaba de completar 20 anos de funcionamento. De 2001 para cá, a planta já produziu mais de 1,7 milhão de veículos da Citroën e Peugeot, além de cerca de dois milhões de motores. Agora, o grupo recém formado (da fusão da FCA com a PSA) confirma a produção de um novo veículo. 

Sem confirmar qual será o novo modelo, a Stellantis apenas afirmou que será baseado na moderna plataforma CMP e que o veículo chega já no segundo semestre deste ano. O mais provável é que seja um SUV da Citroën que chegaria para substituir o C3 e inaugurar o “extermínio” dos hatches compactos por parte dos utilitários. 

A CMP é uma plataforma modular altamente flexível, que pode ser usada como base para a produção de veículos dos segmentos B e C, em hatches, sedãs e SUVs, apesar da clara preferência pelos utilitários. Além disso, ela é multienergia (a combustão ou elétrica). 

“Desde 2019, foram investidos cerca de R$ 220 milhões na fábrica para a implementação de uma variante da nova plataforma global modular CMP, que dará origem a uma nova família de veículos. O primeiro modelo da nova família produzido em Porto Real será lançado no segundo semestre deste ano”, afirma Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América do Sul.

A fábrica

A unidade industrial de Porto Real é composta por uma fábrica de veículos e uma de motores. Inaugurada em 1º de fevereiro de 2001, iniciou em seguida a fabricação de modelos da Citroën e Peugeot, sendo os pioneiros o 206 e o Xsara Picasso. No ano seguinte, em 2002, deu início à fabricação de motores.

Entre 2016 e 2018 o então PSA Group investiu cerca de R$ 580 milhões para modernizar a fábrica de Porto Real, com a adoção de processos industriais inéditos e de novas tecnologias para produzir o Citroën C4 Cactus. 

Em 2019, essa transformação se acelerou com o lançamento do Peugeot 2008. Como resultado, em 2020, Porto Real chegou a figurar por duas vezes como a Top 1 no ranking mensal mundial de qualidade envolvendo todas as fábricas da empresa antes da fusão que originou a Stellantis.

Em duas décadas de existência, a unidade de Porto Real já produziu mais de 1,7 milhão de veículos, de 16 modelos diferentes, além de mais de dois milhões de motores. Atualmente, fabrica o 2008 da Peugeot, C4 Cactus, C3 e Aircross da Citroën, e os propulsores EC5 1.6l a gasolina e EC5 EAT6 1.6l flex.

Reportar Erro