Sétima geração

Com visual para lá de controverso, novo Hyundai Elantra faz estreia mundial

Além do desenho duvidoso, o sedã sul-coreano ganha versão híbrida

acessibilidade:
Hyundai Elantra 2021. Fotos: Hyundai.

Não é de hoje que a Hyundai vem chamando a atenção pelo visual de seus novos veículos. No ano passado, ao anunciar o novo HB20 no Brasil, a marca dividiu opiniões quanto ao desenho. Mas ninguém estava preparado para o que vinha em sequência, o novo Elantra. 

A montadora acaba de divulgar a nova geração do sedã médio. A apresentação mundial do modelo, realizada no The Lot Studios, em West Hollywood, Estados Unidos, mostrou um veículo com a nova identidade visual da sul-coreana, chamada Sensuous Sportiness (sensualidade esportiva em tradução livre), o estilo é para lá de controverso.

A traseira conta com um grande corte na tampa do porta-malas.

Além do visual, o modelo conta com outras novidades, como conjunto mecânico híbrido e maior conectividade. A produção mundial do Elantra começa no segundo semestre nas plantas de Ulsan, Coréia do Sul e do Alabama, Estados Unidos, com vendas previstas, lá fora, ainda para este ano. Ainda não tem previsão de quando ele desembarca por aqui. 

O sedã mudou consideravelmente e, agora, adota um estilo cupê de quatro portas, com a linha do teto caindo agressivamente em direção a tampa do porta-malas. Para isso, ele ficou maior, cresceu 55mm no comprimento, 20mm no entre-eixos e na altura e 25mm na largura. 

A carroceria conta com grandes vincos.

As linhas são, no mínimo, ousadas — para não dizer outras coisas. O capô é inclinado para baixo em direção a gigantesca grade frontal que é integrada aos faróis. As laterais contam com grande vincos angulares. Agora, se a dianteira é estranha, não chega nem perto da traseira. 

A tampa do porta-malas tem um grande corte na altura das lanternas, que são interligadas por um filete que funciona junto com as luzes traseiras. Um detalhe interessante é que o visual em LED forma uma espécie de “H”, o logo da marca. 

A cabine é mais “sociável” do que a carroceria.

A cabine não é tão estranha quanto a carroceria, pelo contrário (com exceção ao volante). O estilo interior é o de cockpit, que envolve o motorista com todas as funcionalidades voltadas para o condutor. O destaque fica pelas telas duplas de 10,25 polegadas da central multimídia e do painel de instrumentos. O sedã ainda conta com iluminação interna personalizável de 64 cores. 

Fora o visual, a sétima geração do Elantra apresenta outra grande novidade, o conjunto mecânico híbrido. A opção eletrificada do sedã conta com um motor 1.6 a combustão e outro elétrico que, juntos, geram 139 cavalos 26,9kgfm de torque. A transmissão é automatizada de dupla embreagem de seis velocidades. 

O volante conta com desenho duvidoso.

O sul-coreano manterá versões movidas apenas a combustão. Para elas, o motor é o 2.0 de 147 cavalos e 18,2kgfm de torque. Nessa configuração, a transmissão é automática do tipo CVT com simulação de troca de marchas. 

Outra grande novidade para a sétima geração do Elantra é o ganho de tecnologias de segurança e comodidade. O sedã ganha assistentes de prevenção de colisão direta com detecção de pedestres e de manutenção de faixa, farol alto automático, sensor de fadiga, alertas de ponto cego e de tráfego traseiro, piloto automático adaptativo, auxiliar de permanência em faixa e aviso de saída segura ao abrir as portas. 

Hyundai Elantra 2021.

Na parte da comodidade, o sul-coreano conta com a central multimídia com conexão sem fio com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay, sistema de som premium Bose com oito alto-falantes, carregamento sem fio, comandos por voz com reconhecimento natural de idioma e chave digital, a Hyundai Digital Key. 

Para abrir e fechar as portas e dar partida no motor, o motorista não precisa estar com a chave, basta ter um smartphone com NFC (sistema de comunicação por aproximação). Por meio de um aplicativo, ele permite desbloquear o veículo apenas com o celular.

Hyundai Elantra 2021.
Hyundai Elantra 2021.
Hyundai Elantra 2021.
Hyundai Elantra 2021. Fotos: Hyundai.
Hyundai Elantra 2021.
Hyundai Elantra 2021.
Hyundai Elantra 2021.
Hyundai Elantra 2021.
Hyundai Elantra 2021.
Hyundai Elantra 2021.
Hyundai Elantra 2021.
Hyundai Elantra 2021.

Reportar Erro