Em 2021

Com visual nada ortodoxo, BMW apresenta novas M3 Sedan e M4 Coupé

As novas gerações dos esportivos contam com um estilo para lá de controverso

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BMW M3 Sedan e M4 Coupé 2021. Fotos: BMW.

Há 35 anos, a BMW apresentava um veículo diferente, ousado e esportivo, o M3 E30, o primeiro série M da história da montadora. De lá para cá, a letra passou a representar o que há de mais esportivo dentro da marca bávara, sempre alinhando estilo agressivo e pegada ousada. Agora, a alemã apresenta a sexta geração do M3 e a segunda do M4.  

Dessa vez, o que mais chama a atenção não é o poderoso conjunto mecânico — os dois modelos contam com um motor 3.0 seis cilindros em linha biturbo que pode gerar insanos 510 cavalos –, mas sim o visual, totalmente controverso e nada ortodoxo. 

Essa é a segunda geração do M4 Coupé.

Apresentados agora, os esportivos ganharão as ruas do mundo em março de 2021. Serão quatro modelos: M3 Sedan e M4 Coupé com transmissão manual e M3 Sedan e M4 Coupé Competition com câmbio automático. Segundo a BMW, ainda em 2021 os Competition receberão opção M xDrive (tração integral).

Tanto o M3, quanto o M4, utilizam o novo motor S58 de 480 cavalos e 56kgfm de torque. Isso permite que os esportivos acelerem de 0 a 100km/h em 4,2 segundos. A velocidade máxima é de 250km/h ou 290km/h, quando equipado com o Pacote M Driver. 

O poderoso motor pode gerar até 510 cavalos.

As versões Competition são equipadas com o mesmo propulsor, mas ajustado para produzir 510 cavalos e insanos 66,2kgfm de torque. Essa potência extra permite reduzir o tempo de aceleração de 0 a 100km/h para 3,9 segundos. A velocidade máxima é a mesma das versões “normais”. 

O sistema de escape duplo nos novos M3 e M4 foi ajustado com foco em desempenho e sonorização. As ponteiras duplas são cromadas nos “normais” e em preto nas Competition. Os flaps controlados eletricamente fornecem níveis de som confortável, reduzindo as frequências sonoras intrusivas. 

No geral, a cabine é bem sóbria.

O usuário tem à disposição a possibilidade de selecionar os modos de condução SPORT ou SPORT + e então aumentar a intensidade do ronco do escapamento para coincidir com a sensação dinâmica do veículo. Há ainda o botão de som M que permite que o motorista reduza a nota do motor quando desejado e funciona em qualquer modo de direção.

Em um segmento cada vez mais desprovido de experiência de direção clássica, os novos M3 e M4 destoam ao oferecer a combinação tração traseira e transmissão manual de seis velocidades. Um assistente de mudança de marcha melhora a estabilidade direcional durante uma condução mais dinâmica, combinando as rotações do motor durante as reduções de marcha. 

Os bancos concha são um dos destaques do modelo.

Este sistema pode ser desligado por meio do menu iDrive por motoristas mais experientes. Outro bônus da opção com transmissão manual é a redução de peso de 22 quilos em relação à transmissão automática M Steptronic de 8 velocidades e uma distribuição de peso aprimorada.

Como bons esportivos, os freios também foram desenvolvidos especialmente para o M3 e M4. O sistema dianteiro é composto por pinça fixa de seis pistões com discos de 380mm e pinças flutuantes de pistão único traseiros com discos de 370mm. As pinças são pintadas em azul metálico, mas há opcionais em preto ou vermelho.

Será impossível confundir o M3 com o Série 3.

Há também freios opcionais de cerâmica M Carbon, que oferecem maior poder de frenagem, estabilidade térmica aprimorada e resistência extremamente alta ao desgaste. Suas pinças são complementadas por discos frontais de 400mm e discos traseiros de 380mm.

Estreiam com os novos modelos o opcional M Drive Professional, desenvolvido para a condução em pista. Esta nova opção ajuda o piloto a fazer progressos consistentes na busca do traçado ideal e de uma volta perfeita. Os recursos incluem o M Drift Analyzer, que registra a duração, distância percorrida, linha e ângulo de um drift com uma classificação exibida no display.

O interior tem opção de detalhes em fibra de carbono.

Na parte tecnológica, o M3 e o M4 contam com o que há de melhor na marca bávara, como o Live Cockpit Professional, que combina o painel de instrumentos totalmente digital de 12,3 polegadas e um display central digital de alta resolução com tela sensível ao toque de 10,25 polegadas. 

O sistema operacional iDrive 7.0 inclui navegação com novos mapas armazenados em nuvem e conectividade sem fio para dispositivos móveis como Apple CarPlay e compatibilidade com Android Auto e o Intelligent Personal Assistant. O iDrive 7 também permite que motorista e passageiros interajam com os veículos por meio de comandos de voz.

A grande dianteira triplicou de tamanho.

Tudo muito bom, tudo muito certo, mas toda essa engenharia mecânica e tecnológica está envolta por um dos designs mais bizarros já saídos da marca de Munique. O estilo é quase um ultraje às gerações anteriores, principalmente do M3. 

É difícil dizer o que é mais estranho, se a bizarra grade frontal ou as linhas do capô. Os vincos são tão acentuados, que o logo da marca quase se perdeu. Os elegantes faróis em LED acabam passando despercebidos, tamanha a confusão visual da dianteira. Uma coisa é certa, será impossível confundir um M3 com um Série 3, isso é fato! 

BMW M3 Sedan e M4 Coupé 2021.

O interior em nada se parece com a carroceria, com exceção aos bancos esportivos, a cabine é bem sóbria. O que pode deixá-la mais ousada é o motorista escolher um tom de acabamento diferenciado ou o opcional que acrescenta fibra de carbono em diversos pontos de acabamento.

BMW M3 Sedan 2021.
BMW M3 Sedan 2021.
BMW M3 Sedan 2021.
BMW M3 Sedan 2021.
BMW M3 Sedan 2021.
BMW M3 Sedan 2021.
BMW M3 Sedan 2021.
BMW M3 Sedan 2021.
BMW M3 Sedan 2021.
BMW M3 Sedan 2021.
BMW M3 Sedan 2021.
BMW M3 Sedan e M4 Coupé 2021.
BMW M4 Coupé 2021.
BMW M4 Coupé 2021.
BMW M4 Coupé 2021.
BMW M4 Coupé 2021.
BMW M4 Coupé 2021.
BMW M4 Coupé 2021.
BMW M4 Coupé 2021.
BMW M4 Coupé 2021.
BMW M4 Coupé 2021.
BMW M4 Coupé 2021.
BMW M3 Sedan 2021.
BMW M3 Sedan 2021.
BMW M3 Sedan e M4 Coupé 2021.
BMW M3 Sedan e M4 Coupé 2021. Fotos: BMW.
BMW M3 Sedan 2021.

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