Durou pouco

Com menos de cinco anos de produção, Mercedes-Benz fecha fábrica brasileira

Alegando a situação econômica do país, a montadora resolveu encerrar a produção em Iracemápolis

acessibilidade:
Mercedes-Benz decide encerrar produção de veículos no Brasil. Foto: MB.

Em 2016, a Mercedes-Benz inaugurou mais uma fábrica de veículos no Brasil. Cinco anos após o encerramento da produção do Classe A em Juiz de Fora (MG), a marca apostou em uma nova unidade em Iracemápolis (SP), para produzir o Classe C e o GLA. Agora, menos de cinco depois, a alemã decide, mais uma vez, encerrar a produção de automóveis no Brasil. 

Segundo a marca, a situação econômica no Brasil tem sido difícil há muitos anos e foi agravada pela pandemia de Covid-19. Juntando a isso, o grupo alemão pretende otimizar a rede global de produção, com foco na mobilidade neutra em CO2 e transformação da companhia em direção à eletrificação e digitalização de seus veículos. 

A montadora afirma que, neste momento, está buscando a melhor perspectiva de futuro possível para o local e os 370 colaboradores da unidade. A Mercedes-Benz diz que irá buscar alternativas para os empregados, incluindo a possibilidade de um programa de demissão voluntária e outras possibilidades que serão avaliadas em um futuro próximo.

“A situação econômica no Brasil tem sido difícil por muitos anos e se agravou devido à pandemia de Covid-19, causando uma queda significativa nas vendas de automóveis premium. Ao longo do nosso processo de transformação, continuamos a reestruturar a nossa rede de produção global. Por isso, decidimos encerrar a produção de automóveis no Brasil. Nosso primeiro objetivo agora é encontrar uma solução sustentável para os colaboradores desta unidade”, aponta Jörg Burzer, membro do board da Mercedes-Benz AG, produção e cadeia de suprimentos.

O grupo alemão ainda afirma que continua comprometido com o Brasil e mantém uma forte presença no país com unidades de produção em São Bernardo do Campo (SP), caminhões e chassis de ônibus, e Juiz de Fora, cabinas de caminhões.

Com 370 colaboradores, a fábrica de Iracemápolis (São Paulo) é, até então, responsável pela produção dos Classe C e do GLA. O volume de automóveis que era produzido em Iracemápolis será transferido para outras fábricas da rede de produção global. Cerca de 50 concessionários de automóveis premium vão continuar oferecendo os veículos Mercedes-Benz aos clientes no mercado brasileiro.

Reportar Erro