Combustível + energia

Com gasolina ‘nas alturas’, veículos híbridos são boas opções de economia

Saiba quais são os 21 modelos, entre pleno e plug-in, disponíveis no Brasil

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Os modelos híbridos disponíveis no Brasil, seja pleno ou plug-in. Fotos: montodoras.

Os recentes aumentos no preço dos combustíveis vem causando dor de cabeça para os motoristas. Somente neste ano, a Petrobras já elevou seis vezes o valor da gasolina, a alta acumulada até agora, nas refinarias, é de 54%. O último reajuste, realizado no dia 8 de março, fez com que a gasolina saia das refinarias, em média, por R$ 2,84. Nos postos, o valor chega aos R$ 6, em alguns estados. 

Entre diversas medidas para diminuir o consumo de combustível, uma boa opção, sem olhar para o preço final do modelo, são os veículos híbridos. O mercado brasileiro ainda caminha “a passos de tartaruga” entre os eletrificados, mas a quantidade de modelos que também utilizam energia elétrica para se locomover está aumentando cada vez mais. 

Apesar da maior parte deles ainda serem de marcas premium ou de luxo, os híbridos ainda saem mais baratos que os 100% elétricos. Atualmente, 21 modelos (sem contar as versões de cada um) de cinco marcas estão disponíveis no país com configuração plena ou plug-in, a que também carrega na tomada. 

Na lista, não colocamos os modelos chamados de híbridos leves, aqueles que, basicamente, contam com um motor — geralmente de 48v — que apenas auxilia na partida do carro, mas que não gera potência/tração para as rodas. 

Saiba quais são os híbridos, plenos e plug-in, disponíveis no Brasil, separamos por marca, começando com as que contam com mais modelos. 

Volvo

XC40 → R$ 259.950
S60 → R$ 334.950
XC60 → R$ 354.950
S90 → R$ 384.950
S90 → R$ 384.950

Não é de hoje que a sueca foca em modelos eletrificados. Atualmente, toda a gama é híbrida plug-in. Para os próximos anos, até eles serão descontinuados, abrindo espaço para modelos 100% elétricos. Hoje, no Brasil, são cinco modelos, três SUVs e dois sedãs.

BMW

330e → R$ 330.990
X3 xDrive30e → R$ 364.950
530e → R$ 397.950
X5 xDrive45e → R$ 557.950
745 Le → R$ 613.950

A marca bávara vem investindo forte nos modelos eletrificados. Atualmente, são cinco híbridos entre sedãs e SUVs, isso sem falar na ofensiva elétrica que ela deve realizar nos próximos anos. Assim como a Volvo, os modelos são todos plug-in.

Lexus

UX 250h → R$ 233.990
NX 300h → R$ 299.990
ES 300h → R$ 326.990
RX 450h → R$ 445.990
LS 500h → R$ 939.990

A japonesa surpreendeu a todos durante o Salão do Automóvel de 2018 (SDA). Há época, a montadora informou que só comercializaria híbridos. Com isso, atualmente ela conta com nada menos que cinco representantes nessa lista, entre sedãs e SUVs, na configuração híbrido pleno. 

Toyota

Corolla Altis Hybrid → R$ 151.090
Corolla Cross XRV Hybrid → R$ 172.990
Prius → R$ 184.990
RAV4 → R$ 241.990

A primeira marca a lançar um híbrido no Brasil, a japonesa vem focando cada vez mais na eletrificação, já são quatro modelos que, como a irmã premium, contam com configuração híbrida plena. Além disso, ela foi a primeira a utilizar um propulsor elétrico e outro a combustão flex no mundo, com o Corolla, sem falar no mais novo SUV médio, lançado recentemente e feito por aqui.

Porsche

Panamera 4 E-Hybrid → R$ 538.221
Cayenne E-Hybrid → R$ 549.000

Se no Salão do Automóvel de 2018, muitas montadoras mostraram que adotariam de vez os veículos eletrificados, a alemã foi um pouco mais rápida. Já na edição de 2016 a marca apresentou o Cayenne Hybrid, com suas pinças de freios verde limão. Logo após veio o segundo representante, com a nova geração do super Grand Turismo da marca, ambos plug-in.

Land Rover

Range Rover Sport HSE → R$ 589.950
Range Rover Vogue SE → R$ 751.950

A marca dos SUVs escolheu o modelo mais icônico de sua linha para ter propulsão eletrificada no Brasil, o Range Rover. O modelo, que conta com diversas opções, tem uma configuração híbrida plug-in na versão Vogue, assim como na menor, a Sport. 

Mini

Cooper Countryman S E All4 → R$ 259.990.

A inglesa de carros pequenos tem no seu maior modelo, o Cooper Countryman, o representante entre os eletrificados. O modelo, que seria o utilitário da montadora, é um híbrido plug-in.

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