Retomada

Com diversas medidas de proteção, FCA retoma produção no Brasil

Sanitização, saúde, segurança e reorganização de processos estão entre as ações

acessibilidade:
FCA retoma produção no Brasil. Foto: FCA.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus no Brasil, diversos setores da indústria adotaram paralisações voluntárias como meio de proteger seus colaboradores e para ajudar no combate a disseminação do vírus. 

No meio automotivo, praticamente todas montadoras suspenderam a produção. Após 48 dias parada, a Fiat Chrysler Automóveis (FCA) vai retomar os trabalhos nas plantas brasileiras do grupo em Goiana (PE), Betim (MG) e Campo Largo (PR). 

Segundo o grupo, a retomada foi decidida após um longo e minucioso processo de planejamento, alinhamento com as experiências de outros países, testes e adaptações, que envolveu profissionais de diversas áreas sob a liderança dos times de Manufatura, Meio Ambiente, Saúde e Segurança (EH&S, na sigla internacional adotada pelo grupo) e Recursos Humanos da FCA.

O retorno está sendo gradual e foi precedido pela adoção de um conjunto amplo e consistente de medidas de padrão mundial em sanitização, reorganização de postos de trabalho e adaptação de espaços comuns, visando a uma jornada segura para os cerca de 4.300 trabalhadores Betim, 1.500 de Goiana e 600 de Campo Largo.

Ainda de acordo com a FCA, a preparação começa ainda na casa do colaborador, passa pela viagem nos ônibus que fazem o transporte para as fábricas e por todos os passos dos empregados dentro do ambiente fabril, até o retorno para casa ao fim do expediente. 

O regime de home office continua a vigorar para todos os trabalhadores administrativos não diretamente envolvidos nas atividades de produção, com vistas a diminuir ao máximo o fluxo de pessoas nas fábricas. O mesmo princípio se aplica a todos os escritórios administrativos e regionais da FCA no Brasil.

“Na semana passada, acompanhei pessoalmente todos os passos da nova jornada dos nossos empregados, desde a viagem no ônibus até o momento da volta para casa. Não poupamos esforços e recursos para proporcionar um ambiente seguro e ao mesmo tempo acolhedor para os colegas que estão liderando com este momento fundamental da retomada”, afirma Antonio Filosa, presidente da FCA para a América Latina. 

Novos parâmetros

As medidas de prevenção e proteção começam no deslocamento do empregado ao local de trabalho e se estendem da entrada na fábrica ao treinamento para a adoção de novos comportamentos de segurança e prevenção, além da observação de novos procedimentos nos postos de trabalho e nas áreas de uso comum.

Segundo o grupo, nesta primeira etapa de retomada das operações, a prioridade será o treinamento efetivo de todos os empregados para as alterações efetuadas em layouts e processos, considerando os novos padrões de segurança e sanitização. 

O volume de produção seguirá uma rampa de crescimento no decorrer de maio, acompanhando a adaptação das plantas aos novos procedimentos e à demanda do mercado. Antes da suspensão das atividades, em 23 de março, o ritmo de produção era de 1.600 veículos por dia em Betim e 1.000 em Goiana.

Entre as principais ferramentas adotadas neste novo momento estão: aplicativo de autoavaliação, onde o próprio trabalhador anota suas condições gerais de saúde e bem-estar; mais ônibus fretados, cada um com o seu Capitão da Saúde, um profissional de EH&S especialmente treinado para garantir que todos os passageiros dos ônibus tenham preenchido a autoavaliação e estejam utilizando os EPIs adequados. 

Controle de temperatura corporal no acesso às fábricas, câmeras termográficas que realizam medição e termômetros extras estão sendo utilizados nos acessos às plantas para medir, mais uma vez, a temperatura de todas as pessoas que entram nas fábricas; máscaras, todos utilizam a proteção facial, que são entregues na entrada dos ônibus e nas portarias da fábricas. 

Limpeza de áreas comuns e locais de trabalho, higienização padronizada e semelhante à de hospitais, com utilização de hipoclorito de sódio e álcool com concentração de 70%. Esses procedimentos são adotados em áreas comuns, locais de trabalho e no transporte. 

Barreiras de isolamento e sinalização nas estações de trabalho, tanto nas linhas de montagem quanto nas demais áreas operacionais, e nas áreas comuns, como refeitórios, banheiros, ônibus internos, para assegurar a nova ocupação máxima permitida e a distância segura entre ocupantes, conforme os novos padrões de segurança.

Por fim, se eventualmente um caso suspeito de contaminação for identificado pelo serviço de saúde ou liderança, o portador será imediatamente acolhido pela atenção médica e todo o perímetro de atuação do profissional será isolado para evitar o acesso de outras pessoas. 

A sanitização do perímetro será realizada por uma equipe especialmente treinada, apelidada de “SWAT Covid-19”, dotada de equipamentos e produtos de esterilização específicos. Esses profissionais são devidamente equipados e capacitados em padrões internacionais de higienização de áreas contaminadas. A desinterdição do perímetro só ocorrerá após a devida liberação da liderança e do EH&S da planta.

A FCA garante que a efetividade de todas as medidas adotadas para segurança e prevenção nas plantas será analisada diariamente por um painel de indicadores (“dashboard”) acessado por toda a diretoria da FCA LATAM, incluindo o próprio presidente Antonio Filosa, para eventuais ajustes e a adoção de medidas adicionais que visem a assegurar o bem-estar dos trabalhadores e a continuidade segura das operações.

“As nossas pessoas são o patrimônio mais valioso que temos na FCA, portanto seguiremos absolutamente vigilantes para garantir que a produção seja restabelecida dentro das melhores e mais rigorosas condições de segurança e saúde possíveis”, afirma Filosa.

Reportar Erro